Novas oportunidades de negócios

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos brasileira, todos os geradores que gerem resíduos não comparáveis ao resíduo domiciliar serão responsabilizados pela destinação final ambientalmente adequada dos seus próprios resíduos. Essa é uma tendência internacional que cria novas oportunidades de negócios em todos os países onde é implementada.

Os segredos do mercado de resíduos sólidos completamente revelados em um único curso.Como a Prefeitura era responsável pela destinação de todo resíduo gerado em uma cidade, normalmente as empresas responsáveis por esse serviço eram contratadas através de licitação publica. Em muitos desses processos, como já publicado aqui mesmo no Portal, as licitações não eram transparentes e os valores estavam acima do preço praticado no mercado.

A responsabilização dos geradores pela destinação dos seus resíduos cria um novo mercado de coleta de destinação de resíduos gerados por empresas nos municípios, um mercado onde a concorrência é mais aberta e indiscriminatória. Aqui vale o melhor preço praticado pelas empresas que devem oferecer isso no mercado. Passados 4 anos da sanção da Lei 12.305/2014, somente agora começamos a perceber a aplicação de suas regras como mostrado no vídeo abaixo para a cidade de Salvador:

https://www.youtube.com/watch?v=9wUQ9FxwhGY&feature=youtu.be

Esse exemplo deve se expandir para todo o Brasil, oferecendo uma excelente oportunidade de negócio para quem perceber essa nova tendência.

Contudo, quem oferecer esse serviço também deve ser conhecedor da PNRS e da ordem de prioridade na Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos conforme mostrado abaixo:

Com isso, espera-se que nos próximos anos, empresários tomem a frente do setor e comecem a investir não somente na coleta especializada mas também na destinação final ambientalmente adequada conforme manda a Lei. Com o estímulo dado com grandes quantidades de linhas de financiamento de projetos para resíduos sólidos e geração de energia a partir da biomassa, o setor deve começar uma ascensão já a partir de 2015.

Deixe um comentário

Não pare agora, continue lendo