julho 28, 2013
0
||||| 0 |||||
87

O Aterro Sanitário de Bremen

O Aterro Sanitário de Bremen, administrado pela empresa “Umweltbetrieb Bremen“, é um exemplo de respeito ambiental com tratamento de chorume, isolamento de solo e de superfície, drenagem e aproveitamento de biogás produzindo 1,2 milhões de metros cúbicos anualmente e alimentando um motor de combustão com potencia elétrica de 500 kW.

Para a administração do aterro, o elo entre os temas “Aterro de lixo e Energia renovável” esta intimamente interligado, por isso a empresa administradora investiu em fontes alternativas de energia como a eólica e a solar.

Aprenda a ter um negócio de sucesso com resíduos no Portal Resíduos SólidosA partir do próprio lixo é gerado o gás que é convertido em eletricidade em centrais de cogeração. A área mais alta dos aterros é o local mais interessante para a colocação das turbinas eólicas e ao seu lado sul podem ser instalados os sistemas foto voltaicos com bom potencial de retorno. Dessa forma, No aterro sanitário de Bremen são utilizados todas as três formas de energias renováveis.
No ano de 2010 entraram em operação quatro turbinas eólicas (2x Repower MM 92 e 2x REpower MM 82). A altura das torres é de 100 metros em todos os quatro sistemas, o diâmetro do rotor é de 92 ou 82 metros e 4×2 megawatts de produção de energia elétrica. O operador deste parque eólico é a empresa Blockland GmbH & Co. KG.
Historicamente, em primeiro plano está a coleta do gás e sua conversão em energia elétrica do sistema que está ativo desde 1997. A quantidade de gás produzida atualmente é cerca de 1,2 milhões de metros cúbicos que são queimados em um sistema de co-geração de energia com potencia elétrica de 500 kW alimentando a rede do fornecedor local cerca de 1,6 milhões de kWh de energia anualmente.

O subsidio oriundo da “Lei de Energia Renovável” para o setor é de cerca de 120.000 euros por ano. A energia térmica produzida nesta central é aproveitada em forma de calor e utilizado para o aquecimento de edifícios durante o Inverno. O início da produção de energia foto voltaica aconteceu no ano de 2010, com a instalação de uma planta de 67 kWp no telhado de um aterro abrangendo uma área total de 1.000 m². A produção anual de eletricidade a partir desta planta (cerca de 52.000 kWh) corresponde aproximadamente às necessidades de energia consumida por 15 residências.

Veja na figura abaixo o desenho da planta do aterro.

Vídeo Aulas com conteúdo exclusivo. Faça sua assinatura agora mesmo.

Planta do aterro sanitario de Bremen na Alemanha

Planta do aterro sanitario de Bremen na Alemanha

 

Em 2011, foi construído em uma área de aproximadamente um hectare, localizada na encosta sul da parte antiga do aterro, uma planta “foto voltaica” que, com uma produção de 0,84 MWp, pode produzir energia suficiente para atender cerca de 280 residências. A economia anual desta planta na produção de CO2 é de cerca de 600 toneladas.

Se você se interessa em conhecer o Aterro Sanitário de Bremen, não deixe de participar da Excursão Técnica de Qualificação e Demonstração de Tecnologias para o Setor de Resíduos Sólidos organizada pelo Portal Resíduos Sólidos para o início de setembro de 2013 na Alemanha.

 

 

Como aprofundar o conhecimento em Resíduos Sólidos?

Você é um entusiasta das questões ambientais e se orgulharia se o seu trabalho gerasse emprego e renda. Além disso, seria muito bom se fosse uma atividade lucrativa. Não tenha dúvidas. A Área de resíduos é a área onde você pode explorar o seu potencial e defender uma boa causa. Para atuar no setor de resíduos você precisa ter conhecimento de causa. A Área VIP do Portal Resíduos Sólidos oferece conteúdo de altíssima qualidade de forma exclusiva e a baixíssimo custo. É hoje a forma mais barata de chegar ao conhecimento técnico de profissionais consolidados. Você é o seu maior projeto na vida. Invista no seu autodesenvolvimento.  
Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment