julho 28, 2013
1
||||| 2 |||||
849

O Aterro Sanitário de Bremen

 

Conteúdo exclusivo sobre um dos melhores aterros da Alemanha

Como funciona o Aterro Sanitário de Bremen? Confira na íntegra as novidades da visita a um dos melhores aterros da Alemanha realizada pelo Gleysson Machado.

Há muito tempo se escuta que a Alemanha é reconhecida mundialmente pela sua excelência na gestão de seus resíduos. Esse destaque é atribuído a legislação que aplica as práticas de gerenciamento durante todo o ciclo de vida dos produtos. De acordo com o artigo 4.o da Directiva 2008/98/CE é definida a hierarquia na gestão dos resíduos. Ranqueadas dessa forma: prevenção e redução; preparação para reutilização; reciclagem; outros tipos de valorização, por exemplo a valorização energética; e eliminação.

Essa regulamentação tornou quase tudo que era visto como lixo em resíduo sólido com altíssimo valor agregado. Transformando a Alemanha em um dos responsáveis por movimentar 150 bi de euros/ano em todo continente europeu!

caminhos para o sucesso profissional, como agir para alcançar uma carreira de sucesso, sucesso na carreira frases, como alcançar o sucesso na vida, sucesso profissional definição, sucesso na carreira profissional frases, sucesso profissional redação, sucesso profissional conceito

Segredo revelado! Agora você pode saber como planejar sua carreira profissional no setor de resíduos sólidos. Vamos lá?

Não é de se espantar que a nossa Política Nacional de Resíduos Sólidos tenha se espelhado nos pontos fortes da comunidade européia. A sua implantação foi um marco para a gestão dos resíduos sólidos no Brasil.

Mas por quê ainda assim nós não alcançamos um patamar parecido com os das nações desenvolvidas? A resposta é muito simples meu caro amigo consultor…um dos motivos é a falta de qualificação. O conhecimento é a chave de acesso ao mercado de resíduos sólidos. Cabe a nós consultores, engenheiros, biólogos, técnicos e demais profissionais da área pôr em prática as diretrizes da PNRS.

Basta uma breve reflexão. Se a Alemanha sozinha movimenta um mercado de 50 bi euros/ano com uma população de 81 milhões de habitantes(Countrymeters 2018). Quanto o Brasil pode movimentar com seus 208 milhões de habitantes(IBGE 2018)? Estima-se que o setor movimentaria até 700 bilhões de reais/ano!!

Como reconhecer e aproveitar as melhores oportunidades desse mercado bilionário? O curso Elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos te mostrará como o setor está organizado no Brasil. Te fornecendo as ferramentas necessárias para dar o passo adiante em sua carreira profissional.

Como funciona o Aterro Sanitário de Bremen?

O Aterro Sanitário de Bremen, na Alemanha, é administrado pela empresa Oumweltbetrieb Bremen. Para a administração do aterro o elo entre os temas “Aterro de lixo e Energia renovável” estão intimamente interligados. Por isso a empresa administradora investiu em fontes alternativas de energia como a térmica, eólica e a solar.

“Faça o que pode, com o que tem, onde estiver” (Theodore Roosevelt)

Energia térmica

Historicamente, em primeiro plano está a coleta do gás e sua conversão em energia elétrica do sistema que está ativo desde 1997. A geração de energia a partir do lixo urbano é feita com a conversão do gás em eletricidade em centrais de cogeração. Produzindo 1,2 milhões de metros cúbicos anualmente e alimentando um motor de combustão com potência elétrica de 500 kW. Garantindo o fornecimento local com cerca de 1,6 milhões de kWh de energia anualmente. O subsídio oriundo da “Lei de Energia Renovável” para o setor é de cerca de 120.000 euros por ano.

Energia Eólica

Em 2010 entraram em operação quatro turbinas eólicas (2x Repower MM 92 e 2x REpower MM 82). A altura das torres é de 100 metros em todos os quatro sistemas. O diâmetro do rotor é de 92 ou 82 metros e 4×2 megawatts de produção de energia elétrica. O operador deste parque eólico é a empresa Blockland GmbH & Co. KG.

Energia Solar

Em 2010, iniciou-se também a produção de energia solar. Foi instalada uma planta de 67 kWp no telhado de um aterro com área de 1.000 m². A produção anual de eletricidade a partir desta planta (52.000 kWh) atende às necessidades de energia de 15 residências.

Em 2011, foi construído em uma área de aproximadamente um hectare, localizada na encosta sul da parte antiga do aterro. Essa nova planta produz 0,84 MWp, pode fornecer energia suficiente para atender cerca de 280 residências. A economia anual desta planta na produção de CO2 é de cerca de 600 toneladas.

Casos de sucesso como esse nos serve de inspiração! Um dia o Brasil será reconhecido na América Latina como modelo a ser seguido, como a Alemanha é reconhecida na Europa. O curso Elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos lhe guiará nos primeiros passos em direção a esse sonho.

REFERÊNCIAS:

 

  • Artigo atualizado em 01 de Agosto de 2018, pelo Engº Ambiental e Sanitarista André Luis Ferreira.

 

 

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

1 Comments

Add Comment