O Impacto dos Resíduos na Água

COMPARTILHE

O Impacto dos Resíduos na Água
Saiba quais os principais impactos que o descarte inadequado dos resíduos podem ocasionar na qualidade da água

Quais os problemas que os resíduos podem ocasionar nos reservatórios hídricos urbanos? Qual o impacto dos Resíduos na Água? Que mudanças são necessárias para mudar essa situação? Qual o nosso dever enquanto cidadão na gestão dos resíduos? Você sabia?

A água é um dos principais responsáveis pela vida na terra. A medida que degradamos a qualidade natural deste recurso, colocamos também em risco a existência humana na terra. Grande parte dos reservatórios hídricos superficiais, já foram alteradas pela atividade humana. O nosso nível de degradação já está tão alto, que até os nossos reservatórios subterrâneos, estão com a qualidade da água comprometido.

Boa parte desses problemas tem sido desencadeado pela má gestão dos resíduos urbanos. Quando não há uma preocupação com gerenciamento dos resíduos, requer uma atenção maior no tratamento das águas de abastecimento público. Mas de que forma poderemos reverter essa situação? A busca por conhecimento técnico é a primeira medida a ser realizada. Acredite! Há uma enorme demanda por profissionais que consigam mostrar essas soluções.

Você consegue dimensionar qual o impacto dos resíduos na água? Quer conhecer onde obter todas essas informações e se tornar um profissional nesta área? Entenda como um PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS pode te impulsionar neste mercado.

Quais os problemas que os resíduos podem ocasionar nos reservatórios hídricos urbanos?

A questão dos resíduos ou do lixo (conceito popularmente conhecido), corresponde diretamente ao modelo de desenvolvimento dominante no país. É este modelo que pode incentivar o consumo desenfreado. Se esse incentivo ocorrer sem uma adequada gestão dos resíduos, diversos impactos no meio ambiente podem ser gerados. Neste caso, iremos nos atentar com as questões relacionadas a contaminação dos reservatórios naturais localizados nas áreas urbanas.

Os lixões ainda é um dos principais problemas decorrente da má gestão dos resíduos urbanos. Isso porque, os dejetos são dispostos sem o devido preparo no solo que irá recebê-lo. O agravante é que muitos dos lixões, encontram-se próximos a corpos d’água utilizado para o abastecimento da população.

O lixo orgânico em seu processo de decomposição produz um líquido chamado chorume. Este possui uma coloração escura, com cheiro forte e desagradável, formado por uma complexa composição de elementos físicos e biológicos. O chorume pode atingir as águas subterrâneas (aqüíferos, lençol freático), assim como contaminar os solos e o ar.

Qual o impacto dos Resíduos na Água?

O descarte de resíduos em cursos d’água é feito por pessoas que, em geral, ignoram o seu impacto no ambiente. Os resíduos se acumulam às margens ou no fundo dos rios e demais mananciais. Quando chove dificultam ou impedem o curso das águas provocando enchentes e eventualmente tragédias. Além disso, podem ser ingeridos por animais.

Quando chegam no mar, os resíduos são levados a todos os cantos do planeta, interferindo negativamente na vida marinha. Isso também faz com que se acumulem nas diferentes superfícies, como corais, gelo, ilhas ou no fundo dos oceanos. Peixes, tartarugas, aves e toda a fauna marinha podem ser seriamente atingidos pelos resíduos e contaminados por substâncias tóxicas decorrentes.

Que mudanças são necessárias para mudar essa situação?

A base de toda essa mudança envolve um conjunto de ações educativas (mobilização, capacitação e sensibilização do cidadão). Tudo isso deverá ser realizado com o objetivo de priorizar a redução da produção do lixo, através do consumo consciente.

Essas ações devem envolver medidas como a compostagem de matéria orgânica, o reaproveitamento e a reciclagem dos resíduos. Com isso, espera-se que sejam destinados aos aterros sanitários apenas os rejeitos.

Saber dar destinação adequada aos resíduos é dever de todos! Toda pessoa deve tomar a iniciativa de destiná-los corretamente, evitando, a todo custo o sua disposição final inadequada. É preciso contribuir com a coleta seletiva a partir da própria residência, envolvendo toda a família na separação dos resíduos. Estes separação poderá ocorrer entre os recicláveis dos não recicláveis ou orgânicos (úmidos) dos inorgânicos (secos). Quando isso acontece, beneficia toda a população e contribui para diminuir os resíduos que são coletados diariamente nas cidades.

Problemas com lixões e pela poluição dos corpos hídricos, são alguns dos desafios nos centros urbanos. Para isso, há a necessidade de implementar de forma integrada da Política Nacional de Recursos Hídricos com a dos Resíduos Sólidos. Estas apresentam-se como instrumentos indispensáveis para  solucionar essa problemática.

Os Comitês de Bacia Hidrográfica fazem parte dessa estratégia, sendo espaços fundamentais de participação de prefeituras e outros atores. Assim, somente com gestões integradas que contribuirá nas transformações de locais sustentáveis. Na gestão integrada de água e resíduos sólidos, é essencial compartilhar problemas, ações e soluções.

Você sabia?

Que a cidade de São Paulo é responsável por uma das maiores médias de produção per capita de resíduos? Estima-se que essa produção varia entre 800g a 1kg de resíduos e de 4 a 6 litros de dejetos, por dia. Somando a produção de toda população do município, são geradas 15 mil toneladas de resíduos por dia. Isso corresponde a 3.750 caminhões carregados de lixo. Em um ano, esses caminhões enfileirados cobririam o trajeto entre a cidade de São Paulo e Nova Iorque, ida e volta. Imagine se somarmos todos os 5.570 municípios brasileiros!

Que o lixo deixado na praia, a maré leva para o alto mar e parte volta sujando mangues e estuários? Este problema é um dos maiores causadores de doenças e das mortes dos animais marinhos.

Que o óleo de cozinha jogado pelo ralo da pia, pode chegar aos rios e ocasionando a morte da vida aquática? A presença do óleo nos corpos hídricos impossibilita a entrada do oxigênio e da luz na água. Caso isso aconteça, inevitavelmente acontecerá a morte de peixes e plantas presentes neste corpo hídrico.

Quer obter conhecimento e trabalhar na mudança desse cenário? Então não perca mais tempo e venha se tornar um profissional de excelência nessa área.  Entenda como um PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS pode te impulsionar neste mercado.

Palavras chave: poluição das águas por resíduos sólidos; o impacto de resíduos sólidos na água; impactos ambientais resíduos sólidos pdf; impactos ambientais causados por resíduos sólidos; problemas causados pelos resíduos sólidos; quando resíduos tóxicos sujam a água e o solo; contaminação por resíduos sólidos; resíduos sólidos em rios.

Gleysson B. Machado

Gleysson B. Machado

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios
Agora é a sua vez. Você acha que consegue contribuir com o conteúdo acima? Deixe seu comentário!

NOSSOS CURSOS

LEIA TAMBÉM

O acordo setorial no setor de resíduos sólidos é um contrato firmado entre o poder público e diferentes atores da cadeia produtiva, como fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes. Seu objetivo é estabelecer compromissos para a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, promovendo a coleta, tratamento e destinação adequada dos resíduos.
Aspectos Legais
Gleysson B. Machado

ACORDO SETORIAL NO SETOR DE RESÍDUOS SÓLIDOS

O que é acordo setorial? Qual foi o primeiro acordo setorial? O que é responsabilidade compartilhada pelo ciclo dos produtos? O que é sistema de logística reversa? O que você precisa para trabalhar com consultoria no setor de resíduos sólidos? Como me especializar para trabalhar com gerenciamento de resíduos sólidos?

veja Mais »

Facebook