fbpx
abril 7, 2018
||||| 4 |||||
3247

O maior problema do setor de resíduos sólidos

Quem são os principais atores no setor de resíduos sólidos? Como os agentes do setor de resíduos sólidos desenvolvem suas competências? Qual o maior problema do setor de resíduos sólidos? O que impede que cada vez mais pessoas possam tirar proveito do setor de resíduos sólidos?

Embora seja um mercado de bilhões de dólares, o setor de resíduos sólidos não se desenvolve como poderia. Como prova disso as ruas sujas, os rios poluídos e o desemprego gritam por alguém que saiba transformar lixo em dinheiro. Todas as pessoas sentem que é preciso fazer alguma coisa, mas atônitos, olham um para o outro e ficam parados. O motivo?

Como tirar proveito de um setor se você não consegue enxergar o que ninguém está vendo?

A resposta fica cada vez mais clara quando analisamos caso a caso. Por ser formado principalmente por catadores e derivados, ou pessoas sem qualificação, o setor tem pouco recursos humanos capacitados. Então, por consequência direta é que só se aproveitam as oportunidades mais latentes. E mesmo assim, com muita precariedade.

Veja como transformar os problemas do mercado de resíduos sólidos em soluções para sua vida financeira. Aprenda COMO GANHAR DINHEIRO COM O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS!

Quem são os principais atores no setor de resíduos sólidos?

Entre os principais atores do setor de resíduos temos os catadores, o atravessador e as empresas de destinação. A Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê que o órgão público deve fazer a gestão integrada, mas incentiva a participação privada. Assim os empresários mais sucedidos no setor de resíduos são normalmente catadores que conseguiram entender um pequeno trecho do mercado. Começam influenciados pelos pais, que trabalham em lixões, depois entendem e melhoram as estratégias de trabalho que aprenderam. Então depois de conseguir o sucesso, costumam estagnar e não avançam para outros segmentos.

Participe do melhor treinamento empresarial gratuito oferecido pelo Virapuru Training Center Lixo é Dinheiro

Treinamento Empresarial - Lixo é Dinheiro - 100% online e Gratuito

Em alguns casos, contratam administradores mais ousados e assim conseguem avançar um pouco mais. Mas na maioria das vezes, não se sentem seguros o bastante para atuar em segmentos que não conhecem.

Já o atravessador de materiais compra os resíduos dos catadores e revende para outras empresas. E finalmente as empresas fazer o reaproveitamento dos materiais.

Os grandes players são empresários devidamente capacitados. Dessa forma transformam negócios iniciados, dando mais infraestrutura e competência, em grandes negócios.

Como os agentes do setor de resíduos sólidos desenvolvem suas competências?

O futuro empreendedor nasce em um cenário de empreendedorismo, muitas vezes um lixão ou carro de coleta de lixo. Do mesmo modo seus pais, parentes ou responsáveis trabalham buscando materiais dispostos no “lixo” e que tenham um certo valor agregado.

Antes de tudo é preciso entender que:

“Um catador só se torna catador por não ter opção de trabalho, por não ter qualificação ou oportunidade em outras áreas”

Nosso herói tem pouco ou nenhum conhecimento técnico. As áreas de finanças, contabilidade e legislação, que são áreas fundamentais para empreendedores de sucesso também são desconhecidas. A única coisa que ele sabe é que alguém compra plástico, papel ou papelão que os seus pais coletam.

Assim nosso herói desenvolve a crença única de negócio de um ou poucos produtos. Muitas vezes não sabe o que acontece a partir da venda de seu material.

Qual o maior problema do setor de resíduos sólidos?

A falta de conhecimento sobre o ciclo de vida do produto é talvez o maior problema que o empreendedor têm. Isso faz com que ele fique dependente unicamente de um produto em uma determinada situação.

Por se tornar refém do seu atravessador, o empreendedor catador nutre um respeito imposto com este. Normalmente está muito insatisfeito com o valor recebido pelo seu trabalho. Vive frustrado, achando que está sendo explorado. Ao olhar seus filhos, se preocupa para que este não tenha o mesmo destino que eles.

Mas o que aconteceria se o conhecimento sobre Comércio de Resíduos fosse parte das competências dos catadores? Naturalmente eles conseguiriam lucrar mais e também conseguiriam comercializar mais tipos de resíduos que atualmente.

O que impede que cada vez mais pessoas possam tirar proveito do setor de resíduos sólidos?

Ao entender este cenário você percebe que o que separa os empreendedores iniciais do sucesso é a falta de conhecimento. Se estes soubessem como vender seus produtos por melhores preços, construíram relações de trabalho mais harmoniosas e saudáveis.

No documentário abaixo, você vai poder constatar a realidade dos catadores. O berço de grande parte dos empreendedores do setor de resíduos sólidos.

Pouco se fala sobre a realidade dessas pessoas, mas catadores são as principais engrenagens desse sistema. Sinta na pele COMO GANHAR DINHEIRO COM O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS e transforme a sua realidade e a dos catadores.

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email