O mercado privado de resíduos sólidos

Como entrar no mercado privado de resíduos sólidos? É necessário enxergar mais longe. O melhor caminho é o desenvolvimento de suas capacidades.

O que é o mercado privado de resíduos sólidos? Quais os segmentos do mercado privado de resíduos? Onde estão as vantagens para os grandes empreendedores do mercado privado de resíduos? Quais as vantagens para os pequenos empreendedores no mercado de resíduos sólidos? Defina seu perfil e veja como começar.

“Olhem essa rua suja! O prefeito daqui é horrível! Dizem muitas pessoas. De fato, o gestor público é vital como controlador, monitorador e aplicador de regras e leis nos verdadeiros responsáveis. Porém, não é ele quem aproveita as vantagens. No mercado privado de resíduos, o dever pela coleta, transporte e destinação adequada é compartilhada com toda a sociedade.

A princípio, o Brasil se valeu da experiência de países ricos e criou um mercado gigante de forma rápida. A sanção da Lei 12.305/2010 obriga os grandes geradores de resíduos a destinarem seus resíduos de forma correta. Em outras palavras, eles seriam isentos de pagar taxas públicas para este serviço e contratariam de forma direta no mercado.

“Mesmo depois de anos da sanção da Política Nacional de Resíduos Sólidos brasileira, muitos ainda não entenderam algo extraordinário. Em qualquer cidade do país, qualquer resíduo que puder ser tratado não poderá ser destinado à disposição final.” Gleysson B. Machado

As melhores vagas deste mercado estão previstos aos profissionais mais hábeis. Dentre todos, o agente ambiental que trabalha com elaboração de Planos de Gestão de Resíduos Sólidos pode tirar mais proveitos. Por exemplo, veja o perfil deste profissional no artigo O perfil do profissional para Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Curso online de gestao e gerenciamento de residuos solidos
Como falar de tecnologias e negócios para o setor de resíduos sólidos sem conhecimento estratégico? Como entender a legislação de um modo que eu possa aplicar na prática sem ter que fazer faculdade? O curso GGIRS foi desenvolvido para você que quer ter uma visão geral sobre legislação, tecnologias, mercado e viabilidade econômica mas não tem tempo a perder.

O que é o mercado privado de resíduos sólidos?

O mercado privado de resíduos sólidos começa quando uma empresa pode contratar outra para resolver seus problemas com resíduos. No entanto, essa contrato é feito de forma direta, ou seja, não necessita de licitação ou edital. Logo, as empresas que prestam serviços, devem estar aptas e validar sua capacidade técnica para cumprir o que propõem.

comercio de reciclaveis, compra e venda de reciclaveis, reciclagem de residuos,
Curso EXCLUSIVO que revela todos os segredos sobre a compra e venda de recicláveis. Sua vida nunca mais será a mesma depois que descobrir isso.

O artigo 19° da Lei 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) diz o seguinte:

Art. 19.  O plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos tem o seguinte conteúdo mínimo:

IV – identificação dos resíduos sólidos e dos geradores sujeitos a plano de gerenciamento específico nos termos do art. 20 ou a sistema de logística reversa na forma do art. 33, observadas as disposições desta Lei e de seu regulamento, bem como as normas estabelecidas pelos órgãos do Sisnama e do SNVS;

Após a exigência da identificação dos geradores, a Lei proíbe o setor público de prestar serviços para este setor. Veja:

Lei 12.305/2010 Art. 19.  § 5o  No sentido de deveres na forma do inciso VIII deste artigo, é vedado dispor ao serviço público de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos a prática de etapas da gestão dos resíduos a que se refere o art. 20 em conflito com a  licença ambiental ou com normas firmada pelos órgãos do Sisnama e, se couber, do SNVS.

Curso Completo Manutenção e Conserto de Celular Versão 3.0
Curso Revolucionário que já mudou a vida de milhares de pessoas no Brasil a ter seu negócio próprio 100% lucrativo com conserto e manutenção de celulares em poucos dias. E com grande diferencial no mercado com Reparo em Placas de Smartphone e Iphone

No Artigo 20°, estão listados quem precisa ter um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Desta forma, diversas empresas podem se habilitar e oferecer serviços dos mais diversos tipos para todos que precisam de PGRS. Todavia, os serviços vão desde consultas diversas, mas também a destinação de resíduos através de usinas de reciclagem ou tratamento. Contudo, a lei no Brasil na verdade, incita de forma justa a vinda de usinas. Além disso, há incentivos fiscais e econômicos para quem trabalhar de forma conjunta com catadores de material reciclável ou reutilizável.

Quais os segmentos do mercado privado de resíduos?

A princípio, a Lei exige dos grandes geradores de resíduos que coletem, transportem e destinem seus resíduos de forma adequada. Portanto, isso cria uma demanda a nível nacional por empresas que prestam esses serviços.

Antes de tudo, em apreço a diversidade dos resíduos, as empresas também precisam se preparar. Assim, uma empresa que coleta, transporta ou recicla lixo orgânico, não pode ser a mesma que trabalha com eletrônicos. Agora imagine o tanto de resíduos reais hoje e os que ainda irão surgir, com a chegada de novos produtos.

Onde estão as vantagens para os grandes empreendedores do mercado de resíduos?

De início, os grandes empreendedores têm a incrível chance de investir na destinação dos resíduos. Como podem lançar mão de um capital maior, podem investir em recicladoras, usinas de biogás, compostagem ou mesmo aterro sanitários.

Sobretudo, aqui é útil entender que a quantia de resíduos gerados em uma sociedade é limitada. Significa dizer que, depois de montada uma usina que trate 100% de um certo resíduo, este segmento acaba para outras. Ou seja, aqui vale, quem chegar primeiro vai dominar o mercado.

Quais as vantagens para os pequenos empreendedores no mercado de resíduos sólidos?

Como construir uma usina de reciclagem, de biogás ou de compostagem? Qual a viabilidade econômica dos projetos? Como definir o melhor modelo de negócio para esses projetos? Como ganhar dinheiro com resíduos? Em seguida, imagine o número de respostas que você, consultor, precisa dar à todos que querem entrar neste mercado.

Por outro lado, os grandes geradores querem se concentrar na sua função principal. Portanto, o gerenciamento de resíduos é para eles uma dor de cabeça a mais. Além disso, a pessoa que trabalha com consultoria precisa ter um perfil que entenda as necessidades dessas empresas. Em conclusão, se limitar a cumprir a legislação é um suicídio voluntário que muitos acabam cometendo. 

De antemão, em um mercado capitalista e global, no mais tardar na próxima crise você vai entender.

“Somente os profissionais mais bem preparados conseguiram o sucesso e o reconhecimento profissional que tanto desejam.”

Saiba mais sobre O perfil do profissional para Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Veja Agora Como Entrar em um Negócio Com Resíduos Sólidos Sem Perder Dinheiro

Antes de tudo, no vídeo abaixo você vai ver uma plano bastante eficaz para obter negócios com resíduos sólidos. Portanto, essa técnica atua tanto no mercado privado de resíduos sólidos como no setor público.

Deixe um comentário

Não pare agora, continue lendo