fbpx
março 30, 2018
2
||||| 0 |||||
1104

O mercado privado de resíduos sólidos

Como entrar no mercado privado de resíduos sólidos? É necessário enxergar mais longe. O melhor caminho é o desenvolvimento de suas capacidades.

O que é o mercado privado de resíduos sólidos? Quais os segmentos do mercado privado de resíduos? Onde estão as oportunidades para grandes empreendedores do mercado privado de resíduos? Quais as oportunidades para pequenos empreendedores no mercado de resíduos sólidos? Defina seu perfil e veja como começar.

“Olhem essa rua suja! O prefeito daqui é horrível! Dizem muitas pessoas. De fato, o gestor público é fundamental como controlador, monitorador e aplicador de regras e leis nos verdadeiros responsáveis. Mas não é ele quem aproveita as oportunidades. No mercado privado de resíduos, a responsabilidade pela coleta, transporte e destinação ambientalmente adequada é compartilhada com toda a sociedade.

O Brasil se valeu da experiência de países desenvolvidos e criou um mercado gigante de forma imediata. A sanção da Lei 12.305/2010 obriga os grandes geradores de resíduos a destinarem seus resíduos de forma responsável. Para isso, eles seriam dispensados de pagar taxas públicas para este serviço e contratariam diretamente no mercado.

“Mesmo depois de anos da sanção da Política Nacional de Resíduos Sólidos brasileira, muitos ainda não entenderam algo extraordinário. Em qualquer cidade do país, qualquer resíduo que puder ser tratado não poderá ser destinado à disposição final.” Gleysson B. Machado

As melhores oportunidades deste mercado estão reservadas aos profissionais mais bem preparados. Dentre todos, o agente ambiental que trabalha com elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos pode tirar mais proveitos. Veja o perfil deste profissional no artigo O perfil do profissional para Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

www.virapuru.com

Virapuru - Centro de Treinamento em Energia e Meio Ambiente

O que é o mercado privado de resíduos sólidos?

O mercado privado de resíduos sólidos começa quando uma empresa pode contratar outra para resolver seus problemas com resíduos. Essa contratação é direta, ou seja, não necessita de licitação ou edital. As empresas prestadoras de serviços devem estar devidamente habilitadas e demonstrar sua capacidade técnica para cumprir o que propõem.

O artigo 19° da Lei 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) diz o seguinte:

Art. 19.  O plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos tem o seguinte conteúdo mínimo:

IV – identificação dos resíduos sólidos e dos geradores sujeitos a plano de gerenciamento específico nos termos do art. 20 ou a sistema de logística reversa na forma do art. 33, observadas as disposições desta Lei e de seu regulamento, bem como as normas estabelecidas pelos órgãos do Sisnama e do SNVS;

Após a exigência da identificação dos geradores, a Lei proíbe o setor público de prestar serviços para este setor. Veja:

Lei 12.305/2010 Art. 19.  § 5o  Na definição de responsabilidades na forma do inciso VIII do caput deste artigo, é vedado atribuir ao serviço público de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos a realização de etapas do gerenciamento dos resíduos a que se refere o art. 20 em desacordo com a respectiva licença ambiental ou com normas estabelecidas pelos órgãos do Sisnama e, se couber, do SNVS.

No Artigo 20°, estão listados quem precisa ter um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Desta forma, diversas empresas podem se habilitar e oferecer serviços dos mais diversos tipos para todos que precisam de PGRS. Os serviços vão desde consultorias diversas, mas também a destinação de resíduos através de usinas de reciclagem ou tratamento. A Lei brasileira na verdade, estimula fortemente o surgimento de usinas. Além disso, há incentivos fiscais e econômicos para quem trabalhar de forma conjunta com catadores de material reciclável ou reutilizável.

Quais os segmentos do mercado privado de resíduos?

A Lei exige dos grandes geradores de resíduos que coletem, transportem e destinem seus resíduos de forma ambientalmente adequada. Isso cria uma demanda a nível nacional por empresas que prestam esses serviços.

Levando em consideração a diversidade dos resíduos, as empresas também precisam se especializar. Assim, uma empresa que coleta, transporta ou recicla resíduos orgânicos, não pode ser a mesma que trabalha com eletrônicos. Agora imagine a quantidade de resíduos existentes hoje e os que ainda irão surgir, com o aparecimento de novos produtos.

Onde estão as oportunidades para grandes empreendedores do mercado privado de resíduos?

Os grandes empreendedores têm a incrível oportunidade de investir na destinação dos resíduos. Como podem lançar mão de um capital maior, podem investir em recicladoras, usinas de biogás, compostagem ou mesmo aterro sanitários.

Aqui é importante entender que a quantidade de resíduos geradas em uma sociedade é limitada. Significa dizer que, depois de instalada uma usina que trate 100% de um determinado resíduo, este segmento acaba para outras. Aqui vale, quem chegar primeiro vai dominar o mercado.

Quais as oportunidades para pequenos empreendedores no mercado de resíduos sólidos?

Como construir uma usina de reciclagem, de biogás ou de compostagem? Qual a viabilidade econômica dos projetos? Como definir o melhor modelo de negócio para esses empreendimentos? Como ganhar dinheiro com resíduos? Imagine a quantidade de respostas que você, consultor, precisa dar à todos que querem entrar neste mercado.

Por outro lado, os grandes geradores querem se concentrar na sua atividade principal. O gerenciamento de resíduos é para eles uma dor de cabeça a mais. O profissional que trabalha com consultoria precisa ter um perfil que entenda as necessidades dessas empresas. Se limitar a cumprir a legislação é um suicídio voluntário que muitos acabam cometendo.

Em um mercado capitalista e globalizado, no mais tardar na próxima crise você vai entender.

“Somente os profissionais mais bem preparados conseguiram o sucesso e o reconhecimento profissional que tanto desejam.”

Saiba mais sobre O perfil do profissional para Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Como se tornar um especialista na área e se destacar no mercado?

Estar preparado para uma oportunidade é um passo fundamental para alcançar o sucesso. Fazer a diferença e se destacar no mercado, esse é o nosso objetivo. O Portal Resíduos Sólidos, o maior site voltado exclusivamente para o mercado de resíduos sólidos, possui diversos cursos e conteúdos exclusivos que irá impulsionar seu conhecimento, e proporcionar uma experiência respeitada em todo segmento. Conheça a Área Vip do Portal Resíduos Sólidos, conteúdos de altíssima qualidade e com preços acessíveis, experimente nossos planos e brilhe no mercado. Explore seu potencial, seja você o protagonista da sua própria história.

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

2 Comments

  • Rogério Vidal dos Santos Filho
    2018-04-03 12:43

    Sem dúvidas que ainda existe um grande mercado na área de resíduo sólidos, contudo estamos amarrados as políticas públicas. Muitas atividades que já deveriam estar em andamento e evoluídas, acabam encontrando enormes barreiras inclusive culturais. com certeza falta ainda muito conhecimento nesta área para que possamos aproveitar as oportunidades neste mercado.

    • gleysson
      2018-04-07 12:21

      Com a PNRS podemos fazer algumas coisas amigos. Você não acha que um estudo mais profundo vai abrir a mente de muitas pessoas para os potenciais deste mercado?

Add Comment