fbpx
setembro 27, 2013
0
||||| 0 |||||
561

O PNAD aponta grandes oportunidades no setor de resíduos sólidos no Brasil

O IBGE anuncia o resultado da Pesquisa Nacional de Amostra por domicílios – PNAD de 2012. O PNAD obtém informações anuais sobre características demográficas e socioeconômicas da população, como sexo, idade, educação, trabalho e rendimento, e características dos domicílios, e, com periodicidade variável, informações sobre migração, fecundidade, nupcialidade, entre outras, tendo como unidade de coleta os domicílios. Temas específicos abrangendo aspectos demográficos, sociais e econômicos também são investigados.

Veja o resultado de alguns dados desse estudo retirados diretamente do PNAD:

Coleta de lixo

O número de domicílios atendidos por coleta de lixo passou de 54,4 milhões para 55,8 milhões de unidades no Brasil, representando, em termos relativos, 88,8% do total de domicílios pesquisados em 2012, mantida a mesma participação apurada em 2011.

Todas as regiões contribuíram para a expansão, sendo que a Sudeste ampliou o atendimento a 585 mil novas unidades, o maior aumento verificado entre as regiões, e o menor ocorreu na Centro-Oeste, com 87 mil unidades. Assim, na Região Sudeste a coleta de lixo beneficia a 96,0% dos domicílios pesquisados e na Centro-Oeste, a 91,3%. Nas Regiões Norte, Nordeste e Sul, esse serviço é ofertado a 77,3%, 76,6% e 93,0% dos domicílios, respectivamente.

Seu futuro depende do seu preparo. Tome a decisão que vai mudar a sua vida assim como mudou a dos nossos alunos. Matriculas abertas somente até o dia 06/05/2019!

Rede coletora de esgoto

A participação dos domicílios que dispunham dos serviços de rede coletora de esgoto, de 2011 para 2012, cresceu 2,1 pontos percentuais, atingindo 57,1% do total de domicílios investigados. Regionalmente, podemos citar a Região Sul, onde a participação passou de 35,7% para 42,3% nesse período e a Norte que se manteve estável em relação a 2011 (13,0%).

Rede geral de abastecimento de água

Em 2012, dos 62,8 milhões de domicílios particulares permanentes pesquisados no Brasil, 53,6 milhões eram beneficiados por rede geral de abastecimento de água.

Observou-se a manutenção do ritmo de crescimento e aumento de 0,8 ponto percentual na participação de domicílios com esse serviço, resultando em 85,4% do total de domicílios. Em valores absolutos, o crescimento resultou em mais 1,8 milhão de unidades atendidas. Destaca-se a evolução da Região Norte, com um acréscimo de 2,4 pontos percentuais na proporção de domicílios com rede geral de água em relação ao ano anterior (de 55,9% para 58,3%).

São 59 páginas bastante ilustradas e com links para alguns vídeos exclusivos. O conteúdo do eBook abrange A biodigestão anaeróbia, Fatores que influem na produção de biogás, As fases da biodigestão anaeróbia com informações detalhadas sobre a Hidrólise, Acidogênese, Acetogênese, Metanogênese e Sulfatogênese.

Em relação a coleta de lixo, os dados mostram que quase todos os domicílios brasileiros são atendidos pelo serviço de coleta de lixo. Levando em consideração que a maior parte dos municípios brasileiros ainda não elaboraram seus Planos de Gerenciamento de Resíduos, portanto não possuem um setor eficiente, percebemos que existe um mundo de negócios a ser feito no Brasil.

Se pensarmos que a Alemanha, um país com cerca de 80 milhões de habitantes e que já possui indústrias instaladas e em funcionamento, movimenta cerca de 50 bilhões de euros com serviços e comercio no setor anualmente, imaginem o que o Brasil com os seus 200 milhões de habitantes e ainda faltando instalar quase todos os tipos de soluções tecnológicas irá movimentar nos próximos anos com a implantação de indústrias, oferta de serviços e comércio de produtos oriundos do gerenciamento correto dos resíduos sólidos.

A melhor maneira de identificar o modelo de negócio ideal com viabilidade econômica é através da elaboração de um Plano de Negócios especifico por profissionais competentes. O Portal Resíduos Sólidos oferece esse serviço para os mais diversos negócios do setor de resíduos. Para saber mais, entre em contato por email ([email protected]).

Quem vai ganhar com isso? Quem estiver melhor preparado, é claro!

Share this:
Tags:

About Gleysson B. Machado

Gleysson B. Machado

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

Add Comment