O Processo de Marrakesh

COMPARTILHE

O Plano de Johanesburgo (aprovado na Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, ou Rio+10, em 2002) propôs a elaboração de um conjunto de programas, com duração de dez anos (10 Years Framework Program), que apoiasse e fortalecesse iniciativas regionais e nacionais para promoção de mudanças nos padrões de consumo e produção.

A fim de cumprir esse mandato, foi estabelecido sob a coordenação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UNDESA), o Processo de Marrakesh(1), que contou também com a participação essencial de governos nacionais, agências de desenvolvimento, setor privado, sociedade civil e outros atores.

Mecanismos do Processo de Marrakesh em PCS

Mecanismos do Processo de Marrakesh em PCS
Mecanismos do Processo de Marrakesh em PCS

A adesão ao Processo de Marrakesh pressupôs o desenvolvimento de atividades que conduzissem à elaboração do Plano de Ação. Para ajudar nessa empreitada, o PNUMA e seus parceiros criaram sete Forças-Tarefa (Task Forces)(2), cada qual encarregada de um tema no contexto do “10-Year Framework of Programmes on SCP – 10YFP” (Johanesburgo 2002) – os resultados deste primeiro marco de programa foram apresentados durante a Décima Nona Comissão de Desenvolvimento Sustentável (CDS 19) da ONU, realizada em Nova York em maio de 2011 e, embora a proposição estivesse aprovada pelos membros do grupo de trabalho, não foi tomada a decisão que viabilizasse a implementação do programa a partir de 2012. O Brasil defende que o processo seja retomado durante a Rio+20.

As Task Forces (Forças-Tarefa de Marrakesh – MTF) contaram com a participação de especialistas de países desenvolvidos e em desenvolvimento. Estes grupos consistiam iniciativas voluntárias, coordenadas pelos governos que, em cooperação com outros países, se propuseram a realizar um conjunto de atividades em nível nacional ou regional, relatando avanços em relação aos objetivos traçados.

O intuito das Forças-Tarefa criadas foi o de reunir as experiências mais avançadas em PCS nos países para poder disseminá-las, incluindo manuais metodológicos.

O Brasil aderiu formalmente ao Processo de Marrakesh em 2007, comprometendo-se a elaborar seu Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS).

Forças-Tarefa de Implementação do Processo de Marrakesh
Forças-Tarefa de Implementação do Processo de Marrakesh

 

Referências

(1) A ONU nomeia os documentos e processos oficiais resultantes de suas reuniões de acordo com a cidade sede da reunião. Essa foi realizada em Marrakesh, no Marrocos em 2003, daí o nome Processo de Marrakesh.

(2) Forças-Tarefa: 1.Cooperação com a África (liderado pela Alemanha); 2.Produtos Sustentáveis (Reino Unido); 3.Estilos de Vida Sustentáveis (Suécia); 4.Compras Públicas Sustentáveis (Suíça); 5.Turismo Sustentável (França); 6.Edifícios e Construções Sustentáveis (Finlândia); 7.Educação para o Consumo Sustentável (Itália).

The Marrakech Process site

Fonte

Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis – PPCS

Ministério do Meio Ambiente

Gleysson B. Machado

Gleysson B. Machado

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios
Agora é a sua vez. Você acha que consegue contribuir com o conteúdo acima? Deixe seu comentário!

NOSSOS CURSOS

LEIA TAMBÉM

Negócios
Gleysson B. Machado

PLANO DE NEGÓCIO PARA USINAS DE RECICLAGEM

Por que investir em usinas de reciclagem? Quais as etapas que devo observar até abrir uma usina de reciclagem? O que é um Plano de Negócio para Usinas de Reciclagem? Quais as etapas que compõem um Plano de Negócio para Usinas de Reciclagem? Quais as vantagens de fazer um plano de negócio antes de investir na usina de reciclagem? Quais os riscos de começar uma empresa de reciclagem sem um bom plano de negócios? Por que devo contratar uma empresa para fazer meu plano de negócio? Por que a Virapuru Engenharia e Sustentabilidade LTDA é a melhor empresa do mercado internacional para elaborar Plano de Negócio para usinas de reciclagem?

veja Mais »
Metais Preciosos e Ferrosos: Sucatas de ouro, prata, aço e outros metais são valiosas devido à demanda industrial e recuperação de recursos.
COSU 3P
Gleysson B. Machado

QUAIS OS TIPOS DE SUCATAS MAIS VENDIDOS

O que é sucata? Como as sucatas são geradas? Quais os principais grupos de sucatas? Por que o comércio de sucatas é uma atividade sustentável? Que tipo de sucatas são recicláveis? Que tipo de sucatas não são recicláveis? Quais os tipos de sucata com maior valor agregado? Quais os tipos de sucatas mais vendidos? Principais motivos para trabalhar com comércio de sucatas

veja Mais »

Facebook