fbpx
agosto 7, 2018
||||| 0 |||||
208

O que é lixo?

Tudo sobre lixo, residuos solidos e rejeitos no portal resíduos sólidos

O que é lixo? Em que momento um produto se torna lixo? Você sabia que quem decide isso é você? Entenda agora.

O que é lixo? Como é feita a coleta de lixo? Por que é importante separar o lixo? Como se faz a separação do lixo? Porque a reciclagem é importante para o meio ambiente? Entenda agora

O lixo é sem dúvidas um dos maiores problemas sociais da atualidade. Cólera, disenteria, febre tifoide, filariose, giardíase, leishmaniose, leptospirose, peste bubônica, salmonelose são apenas algumas das doenças relacionadas ao lixo doméstico. Além disso, a destinação inadequada pode causar poluição dos mananciais,  contaminação do ar, assoreamentos, presença de vetores. Da mesma forma a presença de aves pode causar colisão com aviões, problemas estéticos e de odor e Problemas sociais.

Contudo isso não precisa ser assim. Países desenvolvidos já mostraram como destinar o lixo de forma correta. O primeiro passo é entender o que é lixo. A maior prova de valor agregado no lixo é a presença de catadores. Estes conseguem no lixo, o sustento para si próprio e para sua família.

Mas como entender como o setor de lixo funciona? Como saber que forma destinar o lixo e ganhar dinheiro com isso? Se você também se faz essas perguntas, precisa entender mais sobre MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS.

O que é lixo?

O conceito de lixo está ligado a um produto que foi descartado e que não tem valor nenhum. A idéia é que o lixo seja descartado e de preferência não tenhamos mais contatos com ele. Portanto, as causas do lixo é puramente uma ação humana de descarte de um produto. Se você observar bem, na natureza o ser humano é o único animal que produz lixo.

Em uma linguagem mais técnica, Lixo que pode ser reaproveitado de alguma forma, passa a se chamar resíduo sólido. O que não pode ser aproveitado se chama então de rejeito.

Professor Amarildo Ferrari

Você aprenderá sobre A Política Nacional dos Resíduos Sólidos, Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), Acondicionamento e tipos de Resíduos, Tratamento e disposição final dos Resíduos, A logística reversa e a Situação dos resíduos sólidos no Brasil

O setor de lixo no Brasil é regulamentado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, que define esses conceitos. Para elaborar essa lei foi feito um trabalho sobre o lixo de mais de 21 anos até ser aprovada. A Lei 12.305/2010 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e foi um marco no setor.

Como as consequências do lixo são graves para as sociedades, todos os países devem ter sua regulamentação do setor. A DIRECTIVA 2008/98/CE do parlamento europeu define regras para todos os 28 países da União Europeia.

Milhares de cursos no setores de meio ambiente no Portal Resíduos Sólidos

Com profissionalismo e motivação o curso vai construindo e customizando 30 peças de roupas, utilizando técnicas de costura e de artesanato e mostrando as possibilidades deste Mercado de Nicho de extremo potencial na área da Moda e da Sustentabilidade.

Como é feita a coleta de lixo?

Existem basicamente duas formas de coleta de lixo. Na primeira, mais comum em países menos desenvolvidos, o lixo é coletado de forma misturada. Assim, todos os tipos de lixo são misturados em um veículo coletor de lixo. Todo o lixo é então encaminhado para um aterro sanitário ou pior ainda, um lixão à céu aberto.

Na coleta mista que destina para um aterro sanitário, nenhum material é reaproveitado em todo o ciclo. Quando a coleta mista destina para um lixão, surgem os catadores de material reciclável ou reutilizável. Estes buscam no lixo, algum material de valor para que possam vender.

A outra forma de coleta é aquele em que o lixo é separado na fonte geradora. O gerador de resíduos sólidos tem um papel importantíssimo em toda indústria de resíduos sólidos.

Por que é importante separar o lixo?

Para que possa ser reaproveitado, o lixo precisa ser separado. Assim, o materiais podem ser reconhecidos e reutilizados por exemplo na indústria. Existem inúmeros tipos de lixo, ou melhor dizendo, tipos de resíduos sólidos. Para cada tipo existe um processo de reaproveitamento diferente. Da mesma forma, não existe uma única tecnologia que seja adequada para tratar todos os tipos de lixo existentes.

Curiosidade: Quantos tipos de lixo existem? Já pensou sobre isso? Pois bem, existem exatamente a mesma quantidade de produtos, peças, equipamentos, … que são fabricados.

Como se faz a separação do lixo?

Os vários tipos de lixo podem ser separados em algumas situações como por exemplo:

  • Separação de lixo na fonte: O gerador de resíduos sólidos possui um sistema interno que separa os resíduos em função de suas características físicas.
  • Separação de lixo na coleta e transporte: A empresa coleta e leva o lixo para uma central de triagem onde será separado. Essa é uma excelente forma de integrar os catadores no ciclo produtivo. Somente após a segregação dos resíduos, os rejeitos serão novamente coletados e destinados à uma disposição final.
  • Separação do lixo no lixão: Não sendo separado na origem e nem na coleta, a última possibilidade seria em um lixão à céu aberto. Apesar de não ser adequado, Essa situação é comum em muitos países. Catadores trabalham em condições precárias expostos à doenças e variações de tempo durante todo o dia. Não há garantias sociais como aposentadoria ou qualquer outro benefício. Em muitos casos, esses seres humanos vivem à margem da sociedade. A entrada e trabalho de catadores não é permitida em um aterro sanitário.

Porque a reciclagem é importante para o meio ambiente?

O trabalho sobre o lixo não é adequado para os catadores ou qualquer ser humano. Por isso a reciclagem de lixo passa a ser uma alternativa lucrativa. A reciclagem é o processo de aproveitamento de resíduos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas. Para que funcione corretamente, é necessário que o resíduos esteja puro, ou seja, separado dos outros tipos de lixo.

Após o processamento, o resíduo pode ser então comercializado no setor industrial e fomenta um negócio lucrativo. Este negócio pode então comprar resíduos dos catadores que passam então a separá-los no lixões. A reciclagem é importante para o meio ambiente pois evita que muitos materiais sejam descartados como lixo. Lembra dos problemas causados pelo lixo?

Para garantir que a indústria de resíduos se desenvolva, é necessário ter um bom  MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS. A partir disso, diversas usinas de reciclagem, triagem, compostagem e biogás são instaladas na região. Essa indústria gera emprego e renda, mais também desenvolvimento tecnológico para a sociedade.

No vídeo abaixo, você pode ver um pouco mais sobre resíduos sólidos

Palavras Chave: texto sobre o lixo, trabalho sobre o lixo, o lixo no brasil, lixo conceito, causas do lixo, lixo redação, consequências do lixo, tipos de lixo, lixo reciclagem, trabalho sobre o lixo resumo

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email