fbpx
agosto 8, 2018
||||| 0 |||||
160

O que é o serviço de coleta de lixo?

O servico de coleta de lixo é explicado dentro do maior portal sobre resíduos em língua portuguesa. portalresiduossolidos.com

fig. 01 – Veículo coletor de lixo. O que aconteceria em uma cidade se não houvesse o serviço de coleta de lixo?

O que é o serviço de coleta de lixo? Quem faz a coleta do lixo? Como é feita a coleta de lixo urbano? Que tipos de coleta de lixo existem? Qual é o dia do lixeiro? O que é o serviço de coleta de lixo? Esse conhecimento pode mudar suas atitudes. É hora de atualizar o que você sabe sobre coleta de lixo.

O que acontece com o lixo que você gera? Já parou para pensar nisso? Todos os dias milhares de toneladas de lixo são gerados nas casas das pessoas, assim como nas empresas e ruas. A depender da cultura alimentar do país, o tipo de lixo domiciliar e das ruas pode mudar. Já nas empresas, o tipo de lixo é determinado basicamente por suas atividades econômicas. Quem é responsável por coletar todo esse lixo?

O Serviço de coleta de lixo normalmente é de responsabilidade do Estado, através de um órgão municipal. O gestor público pode criar uma empresa pública ou contratar uma empresa existente para prestar este serviço.

A coleta de lixo, tecnicamente conhecida como coleta de resíduos sólidos é uma peça fundamental do GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS.

O que é o serviço de coleta de lixo?

O serviço de coleta de lixo é prestado por uma empresa que recolhe os resíduos gerados destinando para outro lugar. A empresa pode ser pública ou privada. Infelizmente, nem sempre a destinação do lixo é feita de forma ambientalmente adequada. Essa destinação deve respeitar a regulamentação da região, podendo seguir para a reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final. A disposição final deve ser um aterro sanitário, mas em muitos países acaba também acontecendo em lixões à céu aberto.

A importância da coleta de lixo se torna clara quando você observa o seu próprio lixo. Observe o que ocorre com o lixo gerado na sua casa. Experimente durante uma semana, pesar e medir o volume de todo o lixo que você gera.

Professor Amarildo Ferrari

Você aprenderá sobre A Política Nacional dos Resíduos Sólidos, Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), Acondicionamento e tipos de Resíduos, Tratamento e disposição final dos Resíduos, A logística reversa e a Situação dos resíduos sólidos no Brasil

Observe que, o serviço de coleta de lixo recolhe o seu lixo e de milhares de outras residências. Além disso, recolhe o lixo das empresas da cidade e também das ruas. Em muitas cidades existem pontos de acúmulo de lixo que acaba se transformando em um trabalho extra.

A coleta de resíduos sólidos têm um papel estratégico para o setor. Depois de coletar todos os resíduos, em muitos casos, cabe a empresa coletora destinar esse material. Se a empresa tiver consciência do valor que os materiais podem ter, entenderá que pode estar transportando dinheiro vivo.

Quem é responsável pela coleta de lixo? Quem faz a coleta do lixo?

Na maioria das cidades no mundo, a coleta de lixo é de responsabilidade do Estado. A coleta de lixo urbano é realizada por empresas de coleta de lixo especializadas neste tipo de serviço. O órgão responsável pela coleta de lixo pode ter uma empresa própria para esse fim. Isso significa que também faz toda a gestão dessa empresa. O motivo principal que leva um gestor público a fazer dessa forma, é a tentativa de economizar recursos públicos.

A outra forma é através de empresas contratadas e especializadas neste serviço. A empresa precisa estar devidamente regulamentada, ou seja, com o seu licenciamento ambiental em dias. A grande vantagem é que economiza recursos humanos para o gestor público, contudo é preciso controlar os custos.

Como é feita a coleta de lixo urbano?

A coleta de lixo urbano é realizada por veículos construídos especialmente para este fim. As empresas de coleta de lixo compram estes veículos que possuem diferentes capacidades e funcionalidades.

O Portal Resíduos Sólidos é o maior especialista em resíduos na língua portuguesa

Fig. 2 funcionários da coleta de lixo trabalhando em um veículo coletor. Desafios diários de quem trabalha com uma importante atividade ambiental.

Depois de fazer o estudo gravimétrico dos resíduos gerados em uma cidade, a empresa estabelece como deve ocorrer a coleta. Dessa forma, em uma determinada rua, pode ser que o veículo coletor venhas todos os dias e em outra não.

Que tipos de coleta de lixo existem?

A forma de fazer a coleta de lixo urbano deve ser influenciada pela gravimetria dos resíduos sólidos da cidade ou região. Ao considerar os tipos e quantidades de resíduos gerados diariamente, é possível ter um sistema mais eficiente.

Em todo o mundo, as maiores e melhores empresas investem no entendimento da gravimetria dinâmica dos resíduos. Essa análise permite fazer um acompanhamento diário do que é gerado. Na Holanda por exemplo, sensores medem a quantidade de lixo dentro de contêineres espalhados em diversos pontos na cidade. Somente quando estão cheios, são de fato coletados. Assim a empresa economiza dinheiro, tempo, pessoal, combustível, … e a cidade ganha com menor tráfego de veículos coletores. No vídeo abaixo feita pela DW (Deutsche Welle) é possível visualizar como esse sistema funciona.

Negócios lucrativos começam a partir do momento em que consultores e empreendedores resolvem inovar. Manter a gravimetria dos resíduos sólidos atualizada também permite lucrar com a coleta de lixo reciclável. Aqui nasce aquilo que chamamos de coleta seletiva.

Qual é o dia do lixeiro?

Para encerrar, qual o dia do lixeiro? Não importa se a empresa que presta serviços de coleta é pública ou privada, todos têm um calendário dos serviços. Se informa na empresa responsável, que dias são coletados os resíduos na sua rua e se há serviços de coleta seletiva.

Como cidadão você deve assumir responsabilidades na sociedade. Além disso, seus filhos e vizinhos serão fortemente influenciados por suas atitudes. Desenvolva uma cultura de respeito a natureza. Procure ser um cidadão consciente.

O  GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS é o caminho para quem deseja se especializar nessa área.

Palavras Chave: coleta de lixo urbano, importância da coleta de lixo, coleta de lixo sp, empresas de coleta de lixo sp, coleta de lixo como funciona, coleta de lixo reciclável, órgão responsável pela coleta de lixo, quem é responsável pela coleta de lixo

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email