fbpx
setembro 12, 2014
1
||||| 1 |||||
731

O Tratamento de Resíduos Sólidos Orgânicos Urbanos

Destinação ambientalmente correta dos resíduos orgânicos

Como realizar o tratamento dos resíduos orgânicos

O que são os resíduos sólidos orgânicos urbanos? O quê a PNRS orienta fazer com os resíduos orgânicos no Brasil? Como realizar o tratamento de fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos? Como investir no tratamento do lixo orgânico? Conheça como destinar adequadamente os resíduos orgânicos.  

A população brasileira foi responsável no ano de 2016, por uma produção de aproximadamente 214.405 ton/ dia (Abrelpe, 2016). Estima-se que mais da metade do lixo produzido no Brasil é composto por resíduos orgânicos. Quando descartado de forma inadequada, esse lixo pode desencadear uma série de problemas ao meio ambiente e a saúde humana. A situação pode se intensificar quando essa prática é realizada nos centros  urbanos.

gerenciamento de resíduos sólidos pdf gestão de resíduos sólidos urbanos gestão de resíduos no brasil gerenciamento de resíduos industriais como é feito o gerenciamento de residuos solidos curso gestão de resíduos gerenciamento de resíduos de serviços de saúde gestão integrada de resíduos sólidos

Se você realmente deseja realizar seu sonho de trabalhar em prol do meio ambiente e ajudando milhares de pessoas, você precisa se qualificar. O Treinamento em Gerenciamento de Resíduos Sólidos é apontado por especialistas como o melhor do mercado para consultores, assessores, funcionários públicos, empresários, investidores e futuros profissionais. O conhecimento que está neste curso é a única coisa que lhe separa dos seus sonhos. Em apenas 2 meses você poderá comprovar. Quanto tempo mais você vai precisar para decidir investir no seu próprio desenvolvimento?

Quem nunca desejou possuir um ambiente confortável e com fartura de alimentos para toda família? Esse é o ambiente encontrado pelos principais vetores de doenças (ratos, baratas e moscas) nas residências e condomínios das cidades. A presença desses vetores em estabelecimentos habitáveis, é indiscutivelmente um dos maiores incômodos à saúde e ao bem estar humano. Onde há descarte inadequado dos resíduos orgânicos no lixo, inevitavelmente haverá a presença dessas pragas urbanas neste ambiente. Não torne seu aconchegante e sossegado ambiente de morada, residência para esses transmissores de doenças.

O TRATAMENTO CORRETO DOS RESÍDUOS ORGÂNICOS pode ser realizado atrvés de biodigestores anaeróbios. Mas como eles funcionam? Nos acompanhe e descubra como ganhar dinheiro com o tratamento dos resíduos orgânicos.       

O que são resíduos sólidos orgânicos urbanos?

É todo e qualquer tipo de resíduo gerado de um ser vivo, seja ele de origem vegetal ou animal (ALMEIDA et al.2013). Dentre estes, podemos citar como exemplo os restos de alimento, sementes, podas, madeira, dentre outros.    

São estes resíduos os maiores responsáveis em atrair ratos e insetos para as residências. Isso porque, quando mal condicionados, facilita exalar odores desagradáveis ao homem, mas muito atraente a essas pragas urbanas. Já imaginou dividir seu quarto de descanso ou a cozinha das suas refeições, com essas visitas indesejáveis? Estes são alguns dos transtornos evidenciados em ambientes em que não é realizada a destinação adequada do material orgânico.

O quê a PNRS orienta fazer com os resíduos orgânicos no Brasil?

Nos últimos anos, um tema bastante discutido no Brasil é sobre o tratamento de Resíduos Sólidos Orgânicos Urbanos – RSOU. Isso é decorrente com o fim do prazo determinado pela PNRS para o fim dos lixões em agosto de 2014. Além do fim dos lixões, a PNRS determina que os resíduos sólidos no Brasil tenham uma destinação final ambientalmente adequada. Para que isto aconteça é preciso que seja seguido a ordem de prioridade conforme os objetivos da Lei. No Art. 7º da PNRS, ela estabelece como objetivo a:

“não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos”.

Devido às características físico-químicas, os RSOU não podem ser reciclados ou reaproveitado para os mesmos fins para que foram gerados. Dessa forma, a não geração e redução ganham bastante importância nos processos produtivos do país. Indústrias alimentícias devem aumentar a eficiência no uso de matéria prima, para garantir que somente o inevitável será gerado.

Para as administrações públicas, dentre a gestão dos vários tipos de resíduos, ainda restam os resíduos orgânicos domésticos. Estudos mostram a importância e a necessidade das campanhas de educação ambiental para este fim. Porém, reduzir a quantidade de resíduos gerados pode ser uma tarefa muito árdua e cara. Desta forma, qual a melhor solução para estes resíduos? Não fique com dúvidas! O melhor ainda está por vir. Conheça agora os segredos que podem impulsionar sua vida profissional.

Como realizar o tratamento de resíduos sólidos orgânicos urbanos?

Obedecendo a PNRS, o tratamento biológico através de biodigestores ou da compostagem, pode ser a melhor opção para estes resíduos. Nestes processos, além do tratamento dos resíduos, são produzidos subprodutos com grande potenciais de uso.

Na compostagem, é possível obter Húmus, material rico em nutrientes e ideal para o enriquecimento de solos. Com os biodigestores, se obtém o biofertilizante, ótimo no tratamento de solos e o gás metano, utilizado na geração de energia. São processos promissores para a realidade do Brasil e com poucos empreendedores na área.    

Como investir no tratamento de resíduos orgânicos?

O desconhecimento da tecnologia envolvido no tratamento dos resíduos orgânicos, talvez seja o motivo para o pouco investimento no setor. Para ter alguma viabilidade econômica, é necessário ter sistemas automatizados em ambos os processos. A viabilidade técnica das duas possibilidades é garantida para qualquer quantidade de resíduos. Porém, em uma comparação direta, por ter mais produtos com maior valor agregado, os biodigestores costumam ter maior viabilidade econômica.

Projetar biodigestores, requer a necessidade de um estudo de caso que comprove o melhor modelo de negócio para o empreendimento. Para isso, precisa ser considerado os preços dos produtos praticados no mercado local. Semelhantemente, a logística dos resíduos, o local de implantação e os custo da implantação do projeto devem ser analisados.

O que é notável, é o enorme potencial para o uso dos biodigestores no tratamento dos resíduos orgânicos no Brasil. São muitos os benefícios para os municípios/empreendedores que investir nessa tecnologia. Além do destino adequado dos resíduos, é investido na saúde pública e na economia do município. Na saúde é porque elimina a disposição de resíduos orgânicos nos lixões, evitando problemas de saúde ocasionados por seus vetores. Na economia, cria-se uma nova rede de fornecedores e profissionais responsáveis pelo seu funcionamento.

Um exemplo prático dessa categoria pode ser visto no Biodigestor de Resíduos Sólidos orgânicos municipais de Marl na Alemanha. O município possui um biodigestor com capacidade de processamento de 300 t/d com uma potência elétrica de 3 MW. O projeto precisou de um investimento aproximado de € 20 milhões e emprega atualmente cerca de 120 funcionários. Veja o tamanho deste mercado assistindo o vídeo abaixo:

Achou interessante o assunto sobre biodigestores? Quer atuar na área como como consultor ou empresário? Não perca mais tempo. Aproveite e a oportunidade para saber COMO FUNCIONAM OS BIODIGESTORES e torne-se um profissional prestígio na área.

Tratamento de resíduos orgânicos

Produção de biogás a partir de dejetos urbanos e rurais .

Referências

  • ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Panorama dos resíduos Sólidos no Brasil:2016. São Paulo/SP. 2016.
  • ALMEIDA, R. N. et al. A problemática dos resíduos sólidos urbanos. Revista Interfaces Cientìficas. v.2, n.1. 2013. p.25-36.
O Virapuru Training Center é o maior especialista em energia e meio ambiente em língua portuguesa

Quando você perceber que toda a sua luta por melhor qualidade de vida para você e sua família, por reconhecimento profissional e por liberdade financeira depende única e exclusivamente do desenvolvimento de suas competências, você vai tomar a atitude certa. Os maiores sinais das gigantescas oportunidades do mercado de resíduos sólidos são as cidades com ruas sujas, rios e mares poluídos e lixo sem destinação correta. Em contraste com isso tudo, catadores reconhecem o valor de produtos nos lixões e tiram daí seu sustento. Quanto tempo mais você vai precisar para entender o que está acontecendo no planeta onde você vive?

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

1 Comments

  • Victor
    2014-09-12 12:42

    Interessante o artigo, vc sabe se na Alemanha existem alguma regras para encontrar uma área para a localização de um Biodigestor ?

    abçs

Add Comment