novembro 26, 2013
0
||||| 0 |||||
5427

Ordem de prioridade na gestão e no gerenciamento de resíduos sólidos

Com este Treinamento em Gernciamento de Resíduos Sólidos você está preparado para explorar este mercado sem perder tempo e estudando como e onde for melhor para você

Existe uma Ordem de prioridade na gestão e no gerenciamento de resíduos sólidos no Brasil? Pra que serve? É hora de entender como são escolhidas as melhores metodologias e tecnologias para o tratamento de resíduos sólidos

Qual a melhor forma de tratamento de resíduos sólidos no Brasil? Qual o origem da Ordem de prioridade na gestão e no gerenciamento de resíduos sólidos estabelecida no Brasil? Como implementar a origem da Ordem de prioridade na gestão e no gerenciamento de resíduos sólidos? Como e onde se especializar em Gerenciamento de Resíduos Sólidos? Onde posso trabalhar?

Imagine a cena, você está no meio de uma palestra sobre resíduos sólidos e de repente alguém levanta e pergunta: Qual a melhor tecnologia para tratamento de lixo? Se você for um bom profissional, provavelmente milhares de imagens e informações surgirão a sua cabeça e você acabará ficando confuso. Mas qual o tipo de lixo ele está falando? Quem sabe seja do tipo orgânico, da construção civil, hospitalar? Você sabe que para cada tipo de resíduo existem diferentes formas de tratamento. Qual a melhor? Isso vai depender da legislação ambiental do país ou região.

Então para não ser surpreendido com perguntas como essa e acabar passando maus momentos, você precisa estar preparado. Mas como aprender todas as questões relevantes sobre resíduos em um único treinamento, sem perder tempo e estudando quando puder? De fato, o TREINAMENTO EM GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS online do Virapuru Training Center é a melhor opção de qualificação profissional. Este treinamento é a única coisa que lhe separa deste mercado de pessoas apaixonadas por mudar o mundo para melhor.

Treinamento em Gerenciamento de Resíduos Solidos do Virapuru training Center

Como ter seus primeiros clientes? Como fidelizar seus clientes? Como se tornar uma referência no mercado de resíduos? A resposta está neste Treinamento. Transforme problemas ambientais em negócios lucrativos para seus clientes

caminhos para o sucesso profissional, como agir para alcançar uma carreira de sucesso, sucesso na carreira frases, como alcançar o sucesso na vida, sucesso profissional definição, sucesso na carreira profissional frases, sucesso profissional redação, sucesso profissional conceito

Segredo revelado! Agora você pode saber como planejar sua carreira profissional no setor de resíduos sólidos. Vamos lá?

Qual a melhor forma de tratamento de resíduos sólidos no Brasil?

Em todo o planeta existem milhares de formas de se fazer o gerenciamento de resíduos sólidos. Isso acontece porque cada país define suas metas e objetivos para o setor de acordo com seus interesses.

No Brasil, a definição de como deve ser feito a gestão e o gerenciamento de resíduos está definida no Art. 9° da Lei 12.305 de 2010, assim também conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS. Veja o que diz o artigo:

“Lei 12.305/2010 Art. 9o  Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

  • 1o  Poderão ser utilizadas tecnologias visando à recuperação energética dos resíduos sólidos urbanos, desde que tenha sido comprovada sua viabilidade técnica e ambiental e com a implantação de programa de monitoramento de emissão de gases tóxicos aprovado pelo órgão ambiental.
  • 2o  A Política Nacional de Resíduos Sólidos e as Políticas de Resíduos Sólidos dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios serão compatíveis com o disposto no caput e no § 1o deste artigo e com as demais diretrizes estabelecidas nesta Lei. “

Qual o origem da Ordem de prioridade na gestão e no gerenciamento de resíduos sólidos estabelecida no Brasil?

A política de resíduos sólidos de países desenvolvidos foi a base para o Brasil formular sua legislação. Na Europa, destacando a Alemanha, encontram-se as ações relativas à gerenciamento de resíduos sólidos mais modernas e eficientes do mundo. Assim, em todos estes países a adoção dos princípios do desenvolvimento sustentável é unânime. Portanto toda atividade humana devem ser considerados de forma igualitária, os aspectos econômicos, sociais e ambientais

De certo você vai notar a semelhança com a hierarquia dos resíduos definida na legislação da União Europeia como mostrado abaixo:

DIRECTIVA 2008/98/CE Artigo 4° Hierarquia dos resíduos:

  1.   A hierarquia dos resíduos a seguir apresentada é aplicável enquanto princípio geral da legislação e da política de prevenção e gestão de resíduos:
  1. Prevenção e redução;
  2. Preparação para a reutilização;
  3. Reciclagem;
  4. Outros tipos de valorização, por exemplo a valorização energética; e
  5. Eliminação.

Além disso, O Brasil assinou diversos tratados internacionais se comprometendo com a sustentabilidade. Por exemplo, o Processo de Marrakesh solicita que membros das Nações Unidas desenvolvam seu Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS). Assim o Brasil também deve compartilhar seu plano com os demais países, gerando subsídios para a construção do Marco Global.

Um outro ponto que influencia na ordem de prioridade é a economia dos recursos naturais. Certamente se reciclarmos nossos resíduos, não precisaremos extrair tanto da natureza. Dessa forma, podemos contribuir para a preservação de florestas, rios, …

Como implementar a origem da Ordem de prioridade na gestão e no gerenciamento de resíduos sólidos?

O Programa Lixo Zero é um dos grandes estimuladores do princípio de Não Geração de Resíduos. Dessa forma, os objetivos de “Não Geração” bem como da “Redução” visam aumentar a eficiência de produção das empresas. Além disso, programas de Educação ambiental para todos os setores da sociedade ajuda a praticar o planejamento para os resíduos.

A Reutilização vem tomando cada vez mais espaço em todos os países. Exemplos clássicos são as grades e garrafas de cervejas e refrigerantes, mas também isqueiros, pilhas e baterias recarregáveis, etc …

A Reciclagem é o processo de transformação do resíduos em matéria prima secundária para a fabricação de novos produtos. As suas vantagens vão além da economia de recursos naturais como também na redução dos custos para fabricação de novos produtos. Exemplos clássicos desse processo são a reciclagem de plásticos, papel, vidro, etc …

Toda forma de Tratamento de Resíduos Sólidos implica na transformação de resíduos em um determinado produto. Mas que tipo de produto deve ser priorizado? Isso depende muito da necessidade do mercado local. Os tratamentos podem ser mecânicos, bioquímicos, térmicos, etc.

A Disposição Final ambientalmente adequada se dá quando conseguimos neutralizar completamente as interações dos rejeitos com o meio ambiente. O exemplo clássico desse método é o Aterro Sanitário, que para ser chamada assim, precisa ter isolamento superior e inferior e realizar o tratamento do chorume e dos possíveis gases gerados através da decomposição da matéria orgânica presente nos rejeitos.

 

No vídeo abaixo você pode ter uma explicação mais detalhada sobre o tema:

Como e onde se especializar em Gerenciamento de Resíduos Sólidos? Onde posso trabalhar?

Sobretudo o especialista em Gerenciamento de Resíduos Sólidos é o profissional que auxilia empresas a encontrarem destinação sustentável aos seus resíduos. Desse modo, ele deve conhecer a legislação ambiental e tecnologias utilizadas para o tratamento de resíduos. Da mesma forma, conhecem metodologias para não geração, redução e reutilização de produtos.

Mas como encontrar os clientes certos? Quais os melhores argumentos para conquistar clientes? O que posso fazer para ser reconhecido como profissional da área? Todas as questões legais, técnicas, econômicas assim como marketing e estratégias de penetração no mercado estão em um único treinamento. O TREINAMENTO EM GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS do Virapuru Training Center é o melhor do mercado, na opinião de especialistas. De fato vários empresários, consultores, investidores e outros profissionais do setor recomendam o treinamento como ferramenta de desenvolvimento sustentável para as cidades.

O treinamento em gerenciamento de resíduos sólidos do Virapuru training Center é o melhor do mercado

Você está preparado para enfrentar os desafios do mercado de forma competitiva? Quanto você tem investido em sua especialização?

Palavras Chave: pnrs, lei 12305/2010, princípios da política nacional de resíduos sólidos, gerenciamento resíduos sólidos, política nacional de resíduos sólidos comentada, gerenciamento de resíduos sólidos no brasil, gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, o que é gestão de resíduos, tratamento de lixo, separação de lixo.

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment