fbpx
maio 8, 2013
4
||||| 0 |||||
457

Profa. Paula Fernanda Viégas Pinheiro

Olá pessoal,

Meu nome é Paula Fernanda Viégas Pinheiro, sou natural de Abaetetuba, no estado do Pará, distante 120 km da capital Belém. Sou bacharel em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Pará e Pós-graduada em Gestão Ambiental pelo Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará e em Direito Ambiental e Politicas Públicas também pela UFPa. Fiz mestrado em Geografia, na linha de pesquisa Gestão de Recursos Naturais e Meio Ambiente pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará.

Minha vida acadêmica foi sempre aliada a vida profissional, comecei a trabalhar assim que formada no Sistema de Proteção da Amazônia – SIPAM, lá desenvolvi todas as habilidades que possuo em Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (Arcgis, Envi, Erdas, Spring). Após dois anos por lá, resolvi que queria ser pesquisadora. Fui então trabalhar no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – IPAM, lá fiquei por quase dois anos.

Tive a oportunidade de conviver com gente do mundo todo. Terminada a fase do projeto em que fui contratada, resolvi abraçar autra causa, a de riscos ambientais. Fui então trabalhar na Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Pará. Há lá fiquei por pouco mais de três anos. Adorei viver e fazer análise de riscos ambientais, trabalhar com enchentes, secas, acidentes ambientais graves, apoio a comunidades atingidas por desastres  e etc. Lá vivi momentos impares na minha vida. Conheci o Estado todo. Guardo excelentes lembranças e experiências dessa época. Saí de lá movida por um desafio. Assumi a Gerencia de Geotecnologias da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará. E aí foi um desafio e tanto. Mas abracei a causa e transformei uma simples Gerencia em o maior Núcleo de Geotecnologias do Estado, equipado com o que há de melhor na área de software e imagens de satélites de altíssima resolução no mundo, equipe treinada e motivada para dá o melhor de si na análise ambiental por satélite.

Depois disso tudo aliada com as experiências vividas como profissional e com o diploma de Mestre resolvi ser professora. Pois é professora, achei que não podia ficar com esse conhecimento toso só pra mim, que queria contribuir para formação de novos Engenheiros Ambientais. E aí surgiu a Professora Paula Pinheiro, sou atualmente professora do curso de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis da Universidade Federal Rural da Amazônia e ainda do curso de pós graduação em Gestão Ambiental do IESAM. Acumulo ainda experiencia com Licenciamento Ambiental, tendo prestado consultoria para mais de 30 empresas elaborando Plano de Controle Ambiental, Relatório de Controle Ambiental,  Projeto de Engenharia Ambiental e etc.

Seu futuro depende do seu preparo. Tome a decisão que vai mudar a sua vida assim como mudou a dos nossos alunos. Matriculas abertas somente até o dia 06/05/2019!

Paula Fernanda Viegas Pinheiro Recentemente estou envolvida com estudos na área de Resíduos Sólidos, com artigos publicados na área e ainda a Elaboração de Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para municípios do Estado do Pará e Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para empresas no Estado.

Possui projetos de pesquisas na área de Resíduos Sólidos, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento além de Gestão Ambiental.

Share this:
Tags:

About Paula Pinheiro

Paula Pinheiro

  • Email

4 Comments

  • Cicero Cleuto de Abreu Oliveira
    2013-05-10 15:25

    Olá professora Paula Pinheiro,
    Lê sobre sua vasta experiencia sobre sustentabilidade ambiental, e gestão de resíduos sólidos enfim tudo sobre meio ambiente, fiquei mais feliz em saber que é do nosso estado, bem tenho interesse em abrir uma empresa de recolhimento de lixo eletrônico na região sul do estado do Pará, haja visto que saiu o edital 03/2013 do Ministério do Meio Ambiente no qual chama fabricantes,importadores, distribuidores e comerciantes de produtos eletroeletrônicos para elaborar a proposta de acordo setorial visando a implantação do sistema de logística reversa. diante deste assunto e seu conhecimento o que você acha deste nicho de mercado? se ele tem condições de gerar negocio com sustentabilidade social, ambiental e econômica na atual conjuntura do nosso estado?
    o que você recomenda para uma pessoa que quer se tornar empreendedora neste segmento e se viabilidade.
    Obrigado,
    Cicero Cleuto de Abreu Oliveira
    Xinguara – Pará

  • Apoena Albuquerque Neiva
    2013-05-08 23:15

    Professora Paula, gostei muito de saber de sua vasta experiência na área. Já conhecia muito sobre seus projetos e trabalhos anteriores, mas não sabia que a Srª já tinha um currículo tão extenso. Parabéns, e fico feliz em saber que a Amazon Jr está sendo orientada por uma profissional com o seu gabarito.

  • Maria do Rosario
    2013-05-08 13:42

    Nossa adorei tudo isso que vc postou, sou acadêmica de Engenharia ambiental e será um grande prazer ver suas publicações pois será muito importantate para mim.

Add Comment