setembro 1, 2017
||||| 0 |||||
1910

Perfil de um profissional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

O Profissionais de gerenciamento de resíduos sólidos deve demonstrar segurança no que faz. O desafio é dominar um mercado inovador que exige mais de você.

Qual o Perfil de um profissional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos? Que competências o profissional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos precisa ter? Que possibilidades tenho como profissional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos? Como se preparar para atender este mercado gigante? Seu caminho de sucesso começa aqui.

A Lei responsabiliza os grandes geradores de resíduos pela destinação ambientalmente adequada de seus resíduos. A forma da destinação é regulamentada por lei e exige conhecimento legal, técnico e econômico do profissional. As empresas precisam ter segurança e confiança no trabalho do profissional. O valor de um profissional é muitas vezes refletido no investimento para contratá-lo. O mercado está cheio de profissional “baratos” no real sentido da palavra.

“Como desfrutar das oportunidades dos melhores mercados?” Você precisa ter a competência dos melhores!

Essas condições são ideais para o profissional que realmente deseja ser reconhecido e valorizado. Agora que você conseguiu identificar os problemas e as demandas da sua região, construa um quadro visionário. Como você se sentiria ao ter respostas para todos os problemas que lhe serão apresentados no decorrer do seu trabalho?

O curso de Elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos foi criado com a visão de lhe tornar diferenciado. Você será treinado para ser o melhor do mercado. Confiamos tanto nesse curso que resolvemos dar garantia de devolução do dinheiro caso você não fique satisfeito.

caminhos para o sucesso profissional, como agir para alcançar uma carreira de sucesso, sucesso na carreira frases, como alcançar o sucesso na vida, sucesso profissional definição, sucesso na carreira profissional frases, sucesso profissional redação, sucesso profissional conceito

Segredo revelado! Agora você pode saber como planejar sua carreira profissional no setor de resíduos sólidos. Vamos lá?

Qual o Perfil de um profissional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos?

O profissional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos deve ter bastante confiança no que faz. A todo o momento ele será avaliado. Sua fala, seus movimentos, o tom da sua voz e outras coisas devem servir para mostrar que está preparado.

Mas como se sentir seguro? Para responder essa pergunta você precisa entrar em si mesmo e imaginar. O que lhe causa medo? O que lhe causa insegurança?

“A segurança em qualquer área da vida vem naturalmente quando você domina o assunto que se propõe a discutir.” Gleysson B. Machado

O melhor investimento é no seu autodesenvolvimento. No mais tardar, na pior crise e em todos os momentos ruins, você vai precisar contar com a sua competência. Priorize seus investimentos.

Que competências o profissional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos precisa ter?

Que competências o profissional de gerenciamento de resíduos sólidos precisa ter?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É possível imaginar que um dia os aterros e lixões não serão mais suficientes para evitar que as cidades fiquem poluídas. Com isso o reaproveitamento através do reuso ou reciclagem e o tratamento de orgânicos se torna inevitável. Antes tudo, um conhecimento profundo sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil é primordial.

Fica claro que no Brasil o profissional precisa entender sobre todas as etapas dos resíduos, compreendidas desde a geração até a disposição final. O profissional precisa ser capaz de apontar soluções em todas essas áreas, porém no Brasil, as soluções precisam estar em conformidade com os Planos de Resíduos Sólidos públicos e privados.

A capacidade de se elaborar um diagnóstico é fundamental neste processo, pois toda e qualquer solução apontada pelo profissional deve ser baseada nos dados relevantes levantados durante o tempo de estudo do mercado local. Indispensável aqui são as informações de fontes primárias, ou seja, levantadas diretamente da fonte. Informações de fontes secundárias como o IBGE podem demonstrar falta de preparo do profissional.

Conhecer as tecnologias de reciclagem, biodigestão, compostagem e aterro sanitário devem ser comuns. O profissional precisa saber falar sobre reciclagem de papel, vidro, plásticos, pneus, entre outras ao menos de forma que demonstre competência mínima na área e possa por exemplo manter um diálogo técnico com um profissional de uma recicladora diretamente. Sem precisar ser um mestre no assunto, também se faz necessário saber sobre os processos de biodigestão e compostagem de forma sólida. Por último entender sobre as características necessárias que uma disposição final de resíduos precisa ter para ser chamada de ambiental adequada como em um aterro sanitário.

O diferencial é quando o profissional consegue mapear o setor de resíduos para aproveitá-lo de forma eficiente, juntando problemas e soluções e estimulando o crescimento do mercado.

Que possibilidades tenho como profissional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos?

Sem dúvida alguma um dos maiores problemas da humanidade é o gerenciamento correto de resíduos. Como a geração de resíduos é proporcional ao crescimento da população que no Brasil está crescendo, aumenta também a demanda por soluções e destinação correta de resíduos.

O profissional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos que consiga diagnosticar o mercado e apontar soluções de maneira rápida e prática é um dos mais requisitados do momento e uma das maiores oportunidades em diversas áreas da indústria, comércio e administração de órgãos públicos. A tendência é de crescimento da demanda por profissionais qualificados em todo o mundo. O mercado de resíduos têm uma enorme demanda por soluções das mais variadas e exige do profissional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos a capacidade de enxergar soluções onde os outros só enxergam problemas.

Como se preparar para atender este mercado gigante?

“Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes.” Isaac Newton

O mundo de hoje precisa de profissionais práticos que consigam dar respostas rápidas a problemas imediatos. Profissionais que só sabem elaborar relatórios estão ficando cada vez mais ultrapassados e tendem a desaparecer do mercado.

Além disso é importante ter conhecimentos de soluções aplicadas no setor em diferentes partes do mundo. Muitas vezes as soluções implementadas com sucesso são exportadas para vários países para evitar desperdício de recursos.

Para ser o melhor você precisará investir tempo e/ou dinheiro. Se não tiver recursos financeiros precisará investir mais tempo para se preparar. Os recursos financeiros somente aceleram esse processo.

O curso de Elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos lhe permite sair na frente e começar grande. Foi elaborado por um profissional com formação na Alemanha e especialista na legislação brasileira. O treinamento é orientado para resolver todos os gargalos do gerenciamento de resíduos.

Você chegou até não por acaso. Quanto tempo mais vai precisar para investir no seu crescimento profissional?

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email