
O que é um Plano de Negócio para centrais de triagem? Conheça o exemplo prático do estudo de mercado da cidade de Itajaí/SC.
O brasileiro é reconhecido mundialmente pela sua criatividade e resiliência. Em outras palavras, a capacidade de se levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima. Principalmente na área empresarial, a maioria dos empreendedores de sucesso são marcados por altos e baixos em suas jornadas. E mesmo assim, apesar das dificuldades não desistem, e hoje usufruem do seu legado.
Se ouve que todo aspirante a empreendedor possui um cérebro fervilhando em ideias. E aqueles que a colocam em prática, acabam se dando bem. Reflita por alguns instantes… o que impede que essas ideias saiam do papel? A resposta é um Plano de Negócio bem traçado, com valores e metas bem definidos.
“O estudo de mercado é o terreno, já o plano de negócio é o seu mapa.” André Luís Ferreira
O que é um Plano de Negócio para centrais de triagem?
Um plano de negócio para centrais de triagem é imprescindível, assim como para qualquer outro empreendimento. Ao pensar-se em implantar uma central de triagem, o ideal é que se realize inicialmente um estudo do mercado de resíduos no local a ser estabelecido. É necessário a compreensão da dinâmica dos resíduos naquela região.

Em diversos países do mundo, o setor de triagem de resíduos é a maneira mais fácil de se começar um projeto com viabilidade econômica, pois trata-se da separação dos resíduos e consequentemente, da agregação de valor a futuros produtos. Contudo para iniciar, o empreendedor precisa estar atento à algumas características do mercado. Por isso é importante ter conhecimento em pontos como:
Os principais tipos de resíduos gerados e a destinação dada a esses;
- Se há implementação da política nacional no local e participação da gestão pública;
- Se há coleta seletiva,
- Se há empresas de reciclagem;
- Entre outros.
A economia do lugar é importante de ser estudada, tendo em vista que a este indica qual os principais mercados, e toda atividade é geradora de resíduos.
Plano de negócios no setor de resíduos
Um Plano de Negócio tem por intuito mostrar as receitas, despesas, custos e investimentos que um empreendimento virá apresentar, fazendo um balanço financeiro. Através do fluxo de caixa desse empreendimento é possível analisar se o empreendimento terá viabilidade econômica. Nele deve ser descrito o modelo de negócio e para isso é necessário realizar um estudo de mercado na região de implantação do empreendimento.
O Plano de negócio é destinado a parceiros, bancos, investidores, fornecedores, aos clientes, sócios e mantenedores das incubadoras (aqueles como universidades prefeituras, associações, etc).
Para desenvolver um modelo de negócio é necessário estudar:
- Os tipos de resíduos disponíveis, assim como a variação de fornecimento ao longo do ano;
- Demanda de matéria-prima do mercado local;
- A tecnologia ideal para o tipo de resíduo a ser selecionado para venda;
- A aplicação das leis no município (ou região);
- Identificação de transporte e coleta dos resíduos;
- Entre outros.
O modelo de negócio ideal para uma central de triagem deve ser descrito baseado em alguns fatores como, por exemplo:
- A quantidade de resíduos que podem ser processadas diariamente e assim realizar um dimensionamento;
- A identificação de demanda e preços por possíveis produtos em cidades vizinhas ou mesmo no mercado internacional;
- Os meios de financiamento existentes para o projeto
- O impacto em custos operacionais e no lucro líquido do projeto;
- Possíveis modelos de negócios e seus cálculos de viabilidade econômica.
Um plano de negócio como este deve ter, basicamente, o seguinte conteúdo:
Conheça o exemplo prático do estudo de mercado da cidade de Itajaí/SC
O município de Itajaí, localizado na AMFRI (Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí) encontra-se avançado na área de resíduos se comparado a maioria dos municípios do Brasil.
Em um estudo de mercado realizado pela equipe da Virapuru Engenharia e Sustentabilidade Ltda, notou-se que o município:
- Possui coleta seletiva;
- Possui aterro sanitário;
- Possui uma central de triagem;
- Possui Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos;
- Possui grande geração de resíduos do comércio e indústria;
- Possui empresas de reciclagem.
A área de reciclagem no município encontra-se em andamento. Contudo, a única central de triagem do município possui menos de 5% dos resíduos são reciclados. Assim sendo, o mercado a ser explorado ainda é grande. Isso só é possível saber através de um estudo de mercado na área.
No slide pode-se ver um fluxograma de como foi realizado o estudo de mercado na AMFRI para o desenvolvimento do Plano de Negócios.
Investidores para o projeto:
Todo e qualquer investidor necessita de dados precisos para acreditar em um projeto. No caso da central de triagem, é necessário números que indiquem valores econômicos, assim como a quantidade e tipo de resíduos gerados (através de uma gravimetria). Por isso a necessidade também de um Plano de Negócios.
A gestão pública deve ser um grande incentivador e trazer esses investidores. Fomentando a aplicação da PNRS e a qualificação de servidores públicos capacitados.
Caso tenha interesse em investidores para central de triagem, assista esse video: