fbpx
dezembro 8, 2014
0
||||| 0 |||||
3068

Plano de Negócio para Usinas de Reciclagem

Você jamais enxergará lixo como lixo!

Consulte um especialista!

O que é um Plano de Negócio para Usinas de Reciclagem?

Usinas de Reciclagem formam o elo que fecha o circuito da sustentabilidade em uma economia circular. Permitindo assim que resíduos possam ser reprocessados e transformados em matéria prima secundária. Dessa forma, reintroduzidos no setor industrial como um importante insumo. Então aproveite as melhores oportunidades do segmento que mais cresce atualmente. Por isso é fundamental ter um Plano de Negócio para Usinas de Reciclagem.

A indústria de transformação, conhecida também como a indústria de reciclagem, vem se desenvolvendo ano após ano. Esse crescimento só é possível em razão do surgimento de várias soluções tecnológicas para os diversos tipos de resíduo. Atualmente, na maioria das vezes, existem diferentes formas de se reciclar um mesmo tipo de resíduo.

Com a preocupação a nível mundial cada vez maior em desenvolver os países de forma sustentável. Assim o mercado para este setor tem uma tendência que muito provavelmente se manterá em alta por muito tempo ainda. Embora a Europa já possua índices elevados de reciclagem, ainda tem muito a ser feito em todos os continentes. Atualmente este mercado, acima de tudo, oferece inúmeras oportunidades para profissionais, empreendedores e investidores.

Aprenda com a tecnologia alemã.

Usina de reciclagem de lixo eletrônico, Frankfurt – Alemanha.

Seu futuro depende do seu preparo. Tome a decisão que vai mudar a sua vida assim como mudou a dos nossos alunos. Matriculas abertas somente até o dia 06/05/2019!

Contudo, os empreendimentos costumam ser muito complexos. Então o segredo para um bom investimento continua sendo um bom planejamento. Por exemplo, a elaboração de um Plano de Negócio por profissionais qualificados especificamente no setor. Através do Plano de Negócio, o investidor tem a noção mais nítida sobre a situação do mercado nacional e internacional. Além disso, pode definir exatamente como atuar em um mercado específico.

Quais as etapas que compõem um Plano de Negócio para Usinas de Reciclagem?

A empresa EnviTeSB Ltda através do Portal Resíduos Sólidos oferece consultoria especializada para elaboração de Planos de Negócio para Usinas de Reciclagem. Sobretudo, para qualquer tipo de resíduos sólidos. Dessa maneira, com as informações levantadas, o empreendedor poderá tomar decisões estratégicas de atuação no mercado.

O conteúdo mínimo do Plano de Negócio para Usinas de Reciclagem elaborado por profissionais da EnviTeSB Ltda é:

1 Resíduos Sólidos – Conceitos e Definições

1.1 Resíduos Sólidos

1.2 “Resíduo Sólido escolhido”

São 59 páginas bastante ilustradas e com links para alguns vídeos exclusivos. O conteúdo do eBook abrange A biodigestão anaeróbia, Fatores que influem na produção de biogás, As fases da biodigestão anaeróbia com informações detalhadas sobre a Hidrólise, Acidogênese, Acetogênese, Metanogênese e Sulfatogênese.

1.3 Ciclo de Vida do Produto

1.4 Acordo Setorial

1.5 Logística Reversa

1.6 Responsabilidade Compartilhada

1.7 Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

1.8 Reciclagem

1.9 Coleta Seletiva

1.10 Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS

1.11 Destinação Final Ambientalmente Adequada de Resíduos Sólidos

1.12 Disposição Final Ambientalmente Adequada de Rejeitos

2 Aspectos Legais do Setor

2.1 Legislação e Normas técnicas aplicáveis

2.2 Logística Reversa e Responsabilidade Compartilhada

2.3 Panorama internacional

3 Análise de Mercado  

3.1 O mercado nacional e internacional

3.2 Produtos, serviços e potenciais do mercado

3.3 Estudo dos Clientes

3.4 Estudo dos concorrentes

3.5 Estudo dos fornecedores

4 Soluções disponíveis

4.1 Coleta

4.2 Armazenagem

4.4 Processo tecnológico de separação mecânica

4.5 Produção de matéria prima secundária

4.6 Resíduos Perigosos

5 Análise e Definição do Modelo de Negócio

Conceito, Produtos e serviços; Estrutura e operação; Qualificação dos agentes; exemplos de usinas dessa categoria; Viabilidade Econômica de 3 modelos para o negócio.

Neste capítulo, o empreendedor define, com a ajuda da consultoria especializada, o modelo de negócio que pretende atuar. Além disso, serão apontadas as ações estratégicas do empreendimento.

6 Ações estratégicas

6.1 Definições do empreendimento

Dados do empreendimento, Missão da empresa, Setores de atividades, Forma jurídica, Enquadramento tributário, entre outros.

6.2 Plano Operacional

Layout, capacidade produtiva, processos operacionais, qualificação de pessoal, entre outros.

6.3 Plano de Marketing

Principais produtos e serviços, preços, estratégias promocionais, comercialização, localização, entre outros.

6.4 Plano Financeiro

Estimativa de custos, lucratividade, prazo de retorno do investimento

Eventualmente, o conteúdo do Plano de Negócio poderá ser aumentado em função do tipo de resíduo a ser reciclado.

Portanto, o Plano de Negócio poderá ser utilizado na busca por investidores e em alguns casos, também poderá ser apresentado em instituições financeiras para viabilizar recursos para o projeto.

Envie um email para [email protected] descrevendo suas intenções empreendedoras, para assim, receber uma proposta de consultoria. Se preferir, marque uma vídeo conferência e esclareça suas duvidas.

Palavras chaves: plano de negócio pronto de uma empresa de reciclagem; plano de negócio cooperativa de reciclagem; como montar uma empresa de gerenciamento de resíduos; usina de reciclagem de rcd; plano de negócios pronto reciclagem; usina de reciclagem conceito.

Share this:
Tags:

About Gleysson B. Machado

Gleysson B. Machado

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

Add Comment