fbpx
agosto 29, 2017
||||| 0 |||||
321

Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais

Os maiores problemas e demandas por profissionais em Gerenciamento de Residuos Solidos estao na indústria

fig. 01 Parque Industrial – A indústria causa os maiores impactos ambientais negativos. Isso também significa que é aqui onde estão as melhores oportunidades para profissionais em Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Como você está preparado para este mercado?

O que é são os Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais – PGRSI? Quais as principais causas de problemas de relacionamento entre as indústrias e os órgãos ambientais? Qual o papel do profissional responsável pelo Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais?

É no setor da indústria que são gerados as maiores quantidades de resíduos per capita. Da indústria que também vêm os principais poluidores de corpos dágua, do ar e do solo. A depender da atividade, são liberados gases tóxicos, altamente prejudiciais a saúde humana. Na China de hoje (2018) os níveis de poluentes atingiram 212 microgramas por metro cúbico. A OMS recomenda como limite 25 microgramas por metro cúbico. O Brasil dos anos 80 também viveu situação semelhante na região de Cubatão em São Paulo.

gerenciamento de resíduos sólidos pdf gestão de resíduos sólidos urbanos gestão de resíduos no brasil gerenciamento de resíduos industriais como é feito o gerenciamento de residuos solidos curso gestão de resíduos gerenciamento de resíduos de serviços de saúde gestão integrada de resíduos sólidos

Se você realmente deseja realizar seu sonho de trabalhar em prol do meio ambiente e ajudando milhares de pessoas, você precisa se qualificar. O Treinamento em Gerenciamento de Resíduos Sólidos é apontado por especialistas como o melhor do mercado para consultores, assessores, funcionários públicos, empresários, investidores e futuros profissionais. O conhecimento que está neste curso é a única coisa que lhe separa dos seus sonhos. Em apenas 2 meses você poderá comprovar. Quanto tempo mais você vai precisar para decidir investir no seu próprio desenvolvimento?

Na mesma proporção de problemas, é também na indústria onde existem as maiores oportunidades de trabalho para consultores ambientais. Profissionais em Gerenciamento de Resíduos Sólidos são necessários para controlar e apontar formas de destinação ambientalmente corretas. A remuneração aqui é bem maior do que por exemplo no comércio, porém exige mais do profissional. Um detalhe importante nos resíduos gerados na indústria é a pureza do resíduos, ou seja, não estão misturados com outros. Daqui saem as melhores oportunidades de empreendimentos do setor de resíduos sólidos. Mas como reconhecer esses negócios?

Para resolver problemas ambientais de indústria, elaborar PGRSI e identificar potenciais negócios o Virapuru training Center criou um treinamento especializado. A experiência de anos de trabalho aliado às melhores técnicas européias estão incluídas no treinamento. O TREINAMENTO EM GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS do Virapuru é apontado por profissionais da área como o melhor do mercado.

O que é são os Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais?

Os Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais (PGRSI) representam a maior fatia dos empreendimentos onde o PGRS é obrigatório. Para consultores astutos pode ser uma excelente oportunidade de posicionar no mercado de maneira sólida. Além disso, oferece um mercado ainda inexplorado por profissionais, o comércio de resíduos recicláveis ou reutilizáveis.

Praticamente todos os empreendimentos industriais são obrigados a elaborar um PGRS.A Lei só dispensaria os geradores de resíduos que produzem mais que uma determinada quantidade de resíduos por dia. Isso é definido por regulamentação municipal ou os geradores que produzem resíduos com semelhanças com os resíduos domésticos.

Aliado a isso, milhares de empresas no Brasil destinam de forma incorreta seus resíduos. Consequentemente causam impactos ambientais em todos os aspectos de gravidade. Desde uma simples disposição irregular em vias públicas até mesmo o desastre de grandes proporções.

Em 2015 na cidade de Mariana-MG a mineradora SAMARCO causou até então, o maior acidente ambiental do Brasil. Foram liberados mais de 62 milhões de metros cúbicos de resíduos no Rio Doce. Esse desastre praticamente “matou” o Rio Doce, que deu origem ao nome da empresa Vale.

Mariana (MG) – Famílias perdem suas casas no maior desastre ambiental causado pelo rompimento de duas barragens da mineradora Samarco no dia 05 de novembro de 2015. Em meio ao cenário de muita lama, barro e destruição, bombeiros fazem buscas atrás de vítimas

Quais as principais causas de problemas de relacionamento entre as indústrias e os órgãos ambientais?

Uma pesquisa feita com 1.007 pequenas e médias empresas e 211 grandes empresas em todo o território nacional demonstrada no site ambiente Brasil em conjunto com a Sondagem Industrial, mostra que os principais causas de problemas de relacionamento entre as indústrias e os órgãos ambientais são, segundo as próprias indústrias, os requisitos exagerados, o alto custo, a complexidade e alterações regulares da regulamentação ambiental, além da falta de cortesia ou comportamento “inadequado” da fiscalização conforme gráfico abaixo:

Principais causas de problemas de relacionamento entre as indústrias e os órgãos ambientais (CNI)

Dessa forma, a capacidade do profissional em lidar com estes problemas é com certeza um diferencial muito forte no mercado.

Qual o papel do profissional responsável pelo Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais?

Os Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais têm um papel fundamental na indicação da forma de como esses resíduos devem ser destinados. Em acordo com a Lei 12.305 por exemplo, todo e qualquer resíduo que possa ser reciclado deve ser encaminhado para as indústrias de reciclagem assim como todo o resíduo orgânico deve ser encaminhado para uma biodigestor ou usina de compostagem.

O problema é que muitas vezes não existe destinação ambientalmente adequada nas cidades e é justamente aqui que nasce um grande oportunidade para profissionais realmente qualificados e com visão de soluções implementadas em países de primeiro mundo. O profissional responsável pela elaboração de PGRS passa a ser uma figura central porque pode se reunir com o setor privado e fornecer informações vitais sobre os tipos e quantidade real de resíduos gerados em sua forma mais pura e com maior valor agregado, direto na fonte.

Depois de fazer o devido mapeamento do setor, o consultor poderá estender suas atividades e trabalhar também como um Corretor Ambiental, profissão reconhecida e regulamentada em países como a Alemanha por exemplo. A depender da verdadeira motivação deste profissional e de sua identificação de fato com o setor de resíduos este agente pode ser o fator de transformação que tanto o país precisa.

Como a Lei 12.305/2010 é baseada nas melhores experiências praticadas em países desenvolvidos, é interessante conhecer as soluções praticadas nestes países. A especialização diferenciada dos profissionais do ramo é sem dúvida o fator decisivo para o nascimento de cidades mais limpas e melhor qualidade do ar, com rios menos poluídos e práticas sustentáveis.

Os maiores e melhores desafios estão sem dúvidas no setor industrial. Você vai precisar de um TREINAMENTO EM GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS para estar preparado para aproveitar essas oportunidades.

Palavras Chave: plano de gerenciamento de resíduos sólidos industriais pdf, gestão de resíduos industriais pdf, como fazer um plano de gerenciamento de resíduos sólidos, gerenciamento de resíduos industriais, tcc gerenciamento de residuos solidos industriais, plano de gerenciamento de resíduos sólidos pdf, plano de gerenciamento de resíduos sólidos industriais pronto, tratamento de resíduos sólidos industriais

Referências:

  • Desastre em Mariana foi acidente ou crime? ‘É precipitado avaliar’, diz ministro – Mariana Schreiber – Site BBC – 11/11/2015
  • Acidente em Mariana é o maior da História com barragens de rejeitos – Ana Lúcia Azevedo – O GLOBO
  • A indústria e o meio ambiente – Site Ambiente Brasil (consultado no dia 29/08/2017)
O Virapuru Training Center é o maior especialista em energia e meio ambiente em língua portuguesa

Quando você perceber que toda a sua luta por melhor qualidade de vida para você e sua família, por reconhecimento profissional e por liberdade financeira depende única e exclusivamente do desenvolvimento de suas competências, você vai tomar a atitude certa. Os maiores sinais das gigantescas oportunidades do mercado de resíduos sólidos são as cidades com ruas sujas, rios e mares poluídos e lixo sem destinação correta. Em contraste com isso tudo, catadores reconhecem o valor de produtos nos lixões e tiram daí seu sustento. Quanto tempo mais você vai precisar para entender o que está acontecendo no planeta onde você vive?

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email