fbpx
julho 23, 2013
1
||||| 22 |||||
12725

Poluição nos rios e mares

poluicao nos rios e mares afetam a humanidade

O problema de lixo nos rios e mares só tem aumentado nos últimos anos. É preciso tomar uma providência séria. Qual o seu papel nesse contexto?

Pessoas que jogam lixo na rua podem ser assassinos em potencial de animais e pessoas em várias partes do planeta. Assim como na poluição do ar, a poluição nos rios e mares causam impactos ambientais extremos e levam a morte por onde passam.

O lançamento de lixo nas ruas pode gerar sérios problemas ambientais em várias partes do planeta e causar prejuízos gravíssimos a natureza.

A viagem do lixo

Ao jogar o lixo na rua e depois de uma chuva, esse lixo muito provavelmente vai parar no sistema de drenagem da cidade e este muito provavelmente vai conduzir esse lixo para os rios que o levarão até os mares.

Os peixes não conseguem distinguir entre alimentação e lixo e comem tudo o que lhes aparece pela frente. Desta forma é comum encontrar peixes cheios de plásticos e outros tipos de resíduos. Para completar, cidades que não possuem um sistema de monitoramento do lançamento de poluição nos rios, não percebem quando industrias fazem lançamento indiscriminado de poluentes líquidos nestas águas. Esses dois fatores, somados ou não podem causar a morte em massa dos habitantes dos rios e mares.

Para completar, até hoje não foi efetivado nenhum sistema de controle de lançamento de poluentes por parte dos grandes navios em águas do mar. O resultado de tudo isso é o nascimento de lixões a céu aberto em pleno oceano. São milhares de toneladas de lixo ocupando áreas maiores que São Paulo e Rio de Janeiro juntos no meio dos oceanos.

Se levarmos em consideração que existem diversas cidades e até mesmo países que tem nas águas sua principal fonte de alimentação, mas não podem mais comer peixes intoxicados pela poluição, podemos facilmente chegar a conclusão de que, quem joga lixo nas ruas pode ser um assassino em potencial.

Professor Amarildo Ferrari

Você aprenderá sobre A Política Nacional dos Resíduos Sólidos, Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), Acondicionamento e tipos de Resíduos, Tratamento e disposição final dos Resíduos, A logística reversa e a Situação dos resíduos sólidos no Brasil

É extremamente importante entender como nossas atitudes podem ter efeito global.

Veja na reportagem abaixo os impactos ambientais causados pela poluição das águas no oceano pacifico.

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

1 Comments

  • Maah Juuh
    2014-04-12 01:05

    Ajudou muito,deu bastantes dicas para o meu trabalho de Geografia.Além de informar várias coisas importantes para nós, seres-humano.Ajuda também para fazer um protesto, e ensina as pessoas a não poluirem os mares e a rua.
    Ameii Mesmo ensina muito mesmo!!!!
    DE: Uma estudante do 6°ano que amou esse site

    Obrigada por term essa atenção com a gente!!!

Add Comment