fbpx
abril 28, 2020
||||| 0 |||||
619

POR QUE O SETOR DE RESÍDUOS SÓLIDOS É CONSIDERADO O MAPA DA MINA PARA O EMPREENDEDORISMO AMBIENTAL?

Por que a área de resíduos sólidos é interessante para empreendedores? A demanda por soluções em gerenciamento de resíduos sólidos é alta? Como é a oferta de trabalho para o gerenciamento de resíduos sólidos? Qual a importância do gerenciamento de resíduos sólidos para a sociedade?

O início do século XXI ficou marcado pela crise global generalizada nas esferas ambiental, social e econômica dos países. As mudanças climáticas se intensificaram e tornaram-se evidentes. A população mundial cresceu consideravelmente e como resultado tivemos o aumento do consumismo

Consequentemente, para atender várias demandas da sociedade, grande volume de resíduos sólidos passaram a ser gerados. Dispostos inadequadamente, esses resíduos provocaram consideráveis impactos não apenas ambientais, mas também na qualidade de vida da população. Para agravar a situação, diante desse caos, encontrar emprego e garantir uma fonte de renda fixa tornou-se um grande desafio.

VOCÊ ficaria surpreso se eu te dissesse que nessa situação esconde-se o MAPA DA MINA de um negócio altamente lucrativo? VOCÊ conhece um ditado popular que diz “Enquanto uns choram outros vendem lenços”?

comercio de reciclaveis, compra e venda de reciclaveis, reciclagem de residuos, Curso EXCLUSIVO que revela todos os segredos sobre a compra e venda de recicláveis. Sua vida nunca mais será a mesma depois que descobrir isso.

Então, esse ditado encaixa-se perfeitamente nessa situação, porque revela que as oportunidades de crescimento estão justamente nos momentos de crise. No entanto, para identificar essas oportunidades é preciso estar preparado. É imprescindível conhecer, não apenas as causas dos problemas, mas principalmente as soluções para resolvê-los. 

O conhecimento é a ferramenta principal para que estejamos preparados para as oportunidades. Nesse caso, conhecer todo o processo de Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos garante a solução para o problema ambiental. Aliás, garante também a solução para VOCÊ que deixará de correr atrás de emprego. Sabe por quê? Porque estará ocupado demais ganhando dinheiro com a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos, como EMPREENDEDOR AMBIENTAL DE SUCESSO.

Por que a área de resíduos sólidos é interessante para empreendedores?

Em todo o planeta, a todo instante, são gerados grandes volumes de resíduos sólidos. A destinação adequada desses resíduos é uma necessidade básica para a manutenção da saúde e da qualidade de vida das pessoas. No entanto, ainda vemos ruas, rios, cidades inteiras poluídas com esse tipo de resíduos.

Existe uma grande lacuna a ser preenchida nesse mercado e a vantagem  para quem deseja empreender é extraordinária. No Brasil, por exemplo, poucas pessoas tem contato e conhecimento específico desse mercado. E mesmo com a existência da Política Nacional de Resíduos Sólidos, raros são os profissionais que conhecem e sabem aplicar a lei na íntegra. 

Muitos desconhecem os benefícios que o mercado oferece: Quem fabrica materiais, economiza tempo de produção. Quem trabalha com esse tipo de empreendimento, tem uma fonte de renda estável. Quem quer salvar o meio ambiente, consegue trabalhar na raiz do problema de impactos ambientais. Ou seja, praticamente, não existem desvantagens nesse mercado.

Uma fábrica de peças de automóveis de um país gera resíduos no processo de confecção e exporta os seus produtos. O país que recebe esses produtos gera outros resíduos no processo de montagem desses automóveis. As concessionárias, que recebem esses automóveis geram mais resíduos, assim como os clientes que adquirem esse produto.

O fato é que nessa cadeia de acontecimentos ninguém se dá conta de que os resíduos gerados se perdem. A empresa responsável pela fabricação das peças de automóveis precisará do material que está sendo desperdiçado para servir como matéria-prima.  

A indústria pode até se adaptar às mudanças que o mundo sofre, mas ela nunca irá parar. Isso significa que a geração de resíduos sólidos é inevitável e incessante. Para as pessoas que dedicam a vida ao comércio de recicláveis, a oferta de produtos é constante. Esse fato torna a área de resíduos sólidos interessante para empreendedores. Eles não precisam se preocupar em investir na confecção do material e sempre encontram compradores interessados. 

A gestão e o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos já é uma atividade consolidada e lucrativa em países de primeiro mundo. No entanto, em países em desenvolvimento, a disposição inadequada dos resíduos sólidos continuam sendo um grande problema ambiental a solucionar. O que gera grandes oportunidades de empreendimento no mercado de resíduos sólidos, já que a demanda por solução é alta!

A boa notícia é que, felizmente, essa realidade está começando a mudar. Com os conhecimentos transferidos pelo VIRAPURU TRAINING CENTER, muitos profissionais se conscientizaram das tecnologias e legislação regulamentadora existentes no setor. No caso do Brasil, a Lei 12.305/2010 que define toda o processo de gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos.

Dotados de conhecimento específico do setor, profissionais da área tornaram-se especialistas, capacitados e preparados, para empreender nesse mercado altamente lucrativo. Profissionais que entenderam a mensagem do ditado “enquanto uns choram, outros vendem lenços” e mudaram de lado: Tornaram-se os “vendedores de lenço”.

A demanda por soluções em gerenciamento de resíduos sólidos é alta? 


Quando os fabricantes recebem como matéria-prima o mesmo produto que confeccionaram, o custo da produção fica mais baixo. Pouca gente sabe, mas existem muitas empresas interessadas em comprar materiais recicláveis em vez de iniciar o processo do zero. Falta, nesse processo, um profissional conhecedor do ciclo de vida dos resíduos sólidos. Competência que o torna capacitado a seguir o fio da meada, para conectar as partes interessadas. O mercado está implorando por esse profissional capacitado em gestão e gerenciamento de resíduos sólidos.

A demanda por soluções em gerenciamento de resíduos sólidos é alta. Além de conectar vendedores e compradores de recicláveis, os profissionais precisam entender a legislação de seu país e colocá-la em prática. O mercado de trabalho está se orientando para implementar a economia circular. O conhecimento em gerenciamento de resíduos sólidos se tornará imprescindível daqui a alguns anos. Quem se prepara, hoje está pronto para encarar o mercado do futuro. 

Como é a oferta de trabalho para o gerenciamento de resíduos sólidos? 

O gerenciamento de resíduos sólidos é uma atividade que toda empresa precisa. No entanto, são poucas as pessoas que têm acesso à esse tipo de informação. Ainda vemos a prefeitura recolhendo lixo de grandes geradores e donos de negócios ignorando a legislação. Para o profissional que tem pulso firme e é bom relacionamento com os outros, isso nunca será  problema.

A oferta de trabalho para gerenciamento de resíduos sólidos é alta, mas para o profissional não basta decorar a legislação. É preciso ter bom relacionamento com as pessoas, saber negociar e saber para onde destinar os resíduos. O bom profissional conhece exatamente a rota dos resíduos e sabe com quem negociar. Quem entra nesse mercado tem muita habilidade e pouca concorrência.

A cada dia que passa, mais pessoas estão conseguindo transformar suas vidas, trabalhando como empresários de sucesso da área ambiental.  Estão realizando seus sonhos em trabalhar ajudando ao meio ambiente, ajudando pessoas e se firmando como referência no mercado de resíduos sólidos. 

Nós do Virapuru Training Center temos o orgulho de dizer que somos atores principais nesse processo de capacitação profissional. Prova disso é nosso aluno Marcos Medeiros, que realizou no Virapuru o Curso de Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Marcos aproveitou a oportunidade de desenvolvimento profissional e se tornou Especialista em Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Escolas de Brasília.

Qual a importância do gerenciamento de resíduos sólidos para a sociedade? 

Para a sociedade, o gerenciamento de resíduos sólidos é muito importante. Não faz sentido acumular lixo, quando o material ainda pode ser utilizado. Parece simples, mas a sociedade demorou para aprender. O gerenciamento de resíduos sólidos será importante para fomentar novas tecnologias, estimulando pesquisas nas universidades. As faculdades serão obrigadas a se reinventar para suprir essa necessidade mundial. 

Quando gerenciados de forma adequada, os resíduos sólidos proporcionam negócios e geram benefícios, ambientais, econômicos e sociais para a sociedade: 

  • Resíduos destinados para as indústrias de reciclagem incluem os catadores de materiais recicláveis, na economia da localidade; 
  • Reduz a aglomeração dos resíduos nas ruas e, consequentemente, a poluição e a proliferação de doenças na população exposta;
  • Reduz a extração de recursos naturais;
  • Potencializam os negócios do segmento gerando emprego e renda, fortalecendo a economia e a qualidade de vida da população. 

E como os profissionais em Gerenciamento de Resíduos Sólidos adquirem conhecimento? O VIRAPURU TRAINING CENTER é responsável por transformar pessoas interessadas em atuar na área ambiental em PROFISSIONAIS EMPREENDEDORES DE SUCESSO!    

Junte-se a nós! Venha fazer parte da classe empreendedora ambiental: A ELITE DA SUSTENTABILIDADE!

Clique nos botões abaixo e se inscreva em nossas redes sociais. Acompanhe o conteúdo que transferimos a todos que desejam fazer a revolução sustentável que o mundo precisa.

YoutubeFacebookInstagramLinkedin

Share this:
Tags:

About Gleysson B. Machado

Gleysson B. Machado

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • Website
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email