fbpx
maio 24, 2014
0
||||| 2 |||||
1525

Pra você o que é Lixo?

o que é lixo de exemplos, o que é lixo orgânico, o que é lixo wikipedia, quais os tipos de lixo, texto sobre o lixo, classificação do lixo, trabalho sobre o lixo, o lixo no brasil

O conceito de lixo no Brasil foi inicialmente definido em Resíduos Sólidos e Rejeitos. Entende-se por Resíduos Sólidos a parte do lixo que pode ser reaproveitada ou de alguma forma sofre tratamento. Por outro lado, falamos em rejeitos quando por algum motivo não é possível fazer tratamento de lixo.

O que é lixo? O que são resíduos sólidos? O que é rejeito? Como fazer o tratamento de lixo? Como fazer a reciclagem de lixo? Onde o lixo vai parar? Por que o lixo é tão prejudicial? POR FIM Pra você o que é Lixo?

O acúmulo de lixo tem causado poluição de rios, solos e ar. As consequências são doenças dos mais diversos tipos, muitas delas podem até mesmo levar à morte. Quanto maiores as cidades, comunidades e sociedades, maiores são os desafios para se encontrar soluções adequadas para o tratamento adequado do lixo.

Ironicamente, ao mesmo tempo em que cria problemas, o problema da poluição com o lixo também exige soluções adequadas. Algo intrigante influi fortemente neste setor: O acúmulo de lixo causa aversão às pessoas. O resultado é uma quantidade pequena de pessoas que se dedicam às soluções para o lixo.

O mercado é gigante. Na maior parte das cidades do mundo, o simples caminhar pelas ruas já mostra a demanda exagerada por profissionais qualificados. Os profissionais que trabalham nessa área precisam ter conhecimento sobre legislação, tecnologias e viabilidade econômica de empreendimentos. É importante estar qualificado para responder à altura dos desafios que exigem competência e experiência dos profissionais.

Participe do melhor treinamento empresarial gratuito oferecido pelo Virapuru Training Center Lixo é Dinheiro

Treinamento Empresarial - Lixo é Dinheiro - 100% online e Gratuito

Conheça o Treinamento em Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Virapuru Training Center. O Centro de Treinamento alemão com conteúdo em português em Energia e Meio Ambiente.

O que é lixo? O que são resíduos sólidos? O que é rejeito?

Antes de tudo, é preciso saber o que é lixo. Lixo é um conceito antigo que significa algo que deve ser eliminado. A partir da necessidade de eliminação do lixo, surgiram as formas de tratamento de lixo. Por outro lado, o tratamento depende bastante do tipo de lixo em questão.

Diversas tecnologias foram então criadas para fins diversos. Algumas tecnologias se concentravam na eliminação enquanto outras no tratamento ou mesmo reaproveitamento do lixo. Era preciso então fazer uma classificação do lixo.

O conceito de lixo no Brasil foi inicialmente definido em Resíduos Sólidos e Rejeitos. Entende-se por Resíduos Sólidos a parte do lixo que pode ser reaproveitada ou de alguma forma sofre tratamento. O objetivo do tratamento é a reinserção dos resíduos sólidos no ciclo de vida dos produtos como matéria prima.

Por outro lado, falamos em rejeitos quando por algum motivo não é possível fazer tratamento de lixo. É importante entender que com essa definição, a quantidade e tipos de rejeitos podem variar em função do local. Cidades mais desenvolvidas tendem a ter menos tipos de rejeitos que outras menos desenvolvidas.

Como fazer o tratamento de lixo?

A decisão sobre como fazer o tratamento de lixo não é tão simples. Isso ocorre porque o tratamento varia em função do tipo do lixo. Por isso é tão importante fazer a separação do lixo. Sem a separação fica muito difícil fazer o reaproveitamento, reciclagem e restam somente algumas formas de tratamento. Por exemplo o tratamento térmico de lixo através de tecnologias de incineração, pirólise ou mesmo plasma.

O Brasil adotou uma política de inclusão social na destinação adequada de lixo. Por isso, o Artigo 9° da Lei 12.305/2010 prioriza a reciclagem antes de qualquer tratamento térmico. Essa medida cria a indústria de engenharia reversa (usinas de reciclagem, compostagem, biogás, etc.) que emprega milhares de pessoas. Apesar disso, a incineração, pirólise e plasma são fortemente indicados para o tratamento de lixo hospitalar.

Como fazer a reciclagem de lixo?

Antes de responder a pergunta sobre como fazer a reciclagem de lixo, é preciso entender o conceito de reciclagem. A depender do país ou região em questão, esse conceito pode mudar, como por exemplo no Brasil e na Comunidade Européia. Vejamos a definição européia:

DIRECTIVA 2008/98/CE Art. 3° «Reciclagem», qualquer operação de valorização através da qual os materiais constituintes dos resíduos são novamente transformados em produtos, materiais ou substâncias para o seu fim original ou para outros fins. Inclui o reprocessamento de materiais orgânicos, mas não inclui a valorização energética nem o reprocessamento em materiais que devam ser utilizados como combustível ou em operações de enchimento;

Agora a definição de reciclagem no Brasil:

Lei 12.305/2010 Art. 3° Inciso XIV – Reciclagem: processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa;

Portanto, as formas de se fazer reciclagem são dadas em acordo com a definição da legislação local.

Onde o lixo vai parar?

Em toda sociedade existe uma preocupação enorme sobre onde o lixo vai parar. Nem todos sabem responder a essa questão, mas todos sabem onde o lixo não deve parar. Como o lixo representa sujeira, as cidades costumam ter uma aparência feia e odores fortes. Isso prejudica imensamente um setor importante da economia, o turismo.

Sociedades que levam a destinação de lixo a sério, criam indústrias de reciclagem e tratamento. Esses segmentos fortalecem muito a economia de cidades. Países como a Alemanha sabem aproveitar essas demandas e hoje é a principal exportadora de tecnologia ambiental. Infelizmente na grande parte dos países do mundo o lixo acaba se acumulando em lixões a céu aberto.

Por que o lixo é tão prejudicial?

O principal problema causado pela disposição inadequada de lixo está ligado à saúde humana. O contato com os lixões podem causar doenças como tétano, Hepatite A, Cólera, Tracoma, Dermatite de contato, Febre Tifóide e verminoses. (Site medicoresponde).

Além disso, o acúmulo de lixo nas cidades é prejudicial ao turismo, uma importante fonte de renda para as cidades.

Pra você o que é Lixo?

Agora chegamos a uma parte interessante. Pra você o que é lixo? Uma oportunidade de carreira ou um problema sem solução?

Para lhe ajudar a responder essa pergunta, entenda o seguinte: O motivo da existência de uma empresa ou um profissional qualificado é um problema a ser solucionado. Um dentista existe para tratar dores de dente. Um padeiro para saciar a vontade de comer pão das pessoas. Um salão de beleza ajuda as pessoas a melhorarem sua aparência além de combate problemas de higiene.

Quando você ver lixo nas ruas, entenda que essa cidade precisa de profissionais qualificados. Mesmo que se atribua a competência das soluções à administração pública. A verdade é que os melhores empreendedores saberão transformar problemas em lucros, mesmo sem ajuda do setor público.

Você já pensou na possibilidade de ser um profissional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos? Entenda o potencial de mercado para este profissional no Treinamento em Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Virapuru Training Center.

Referências:

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment