A produção e o consumo sustentável é uma ferramente fundamental da economia circular com importância exaltada dentro do setor de resíduos sólidos. Envolve temas como a responsabilidade compartilhada e logística reversa e vai ser fator determinante para empresas do setor produtivo a partir de agora no Brasil e no mundo.
Produção Sustentável
Produzir sustentavelmente significa ter produtos que depois de consumidos possam ser facilmente reaproveitados tando na reciclagem como em alguma forma de tratamento de resíduos sólidos. Mas antes disso, significa aumentar a eficiência na produção evitando desperdícios de energia e matéria prima, portanto, exige qualificação em design de produtos. Os responsáveis diretos pela produção sustentável são as indústrias e o setor produtivo em geral. O governo aparece aqui como órgão regulamentador, podendo dar incentivos fiscais e financeiros para empresas que se adaptarem aos sistema de produção sustentável. Dentro desse conceito, é muito importante entender que sempre podemos melhorar o design de um produto, seja através de novos processos de produção como através do aperfeiçoamento de tecnologias.
Consumo sustentável
O consumo sustentável está diretamente ligado ao comportamento do consumidor que ao comprar produtos correspondentes as suas necessidades básicas, deve escolhê-los reconhecendo os princípios de sustentabilidade do mesmo. Para que isso aconteça de forma natural é necessário haver uma campanha de educação ambiental em massa para a população. Seja nas escolas, nas associações, no trabalhos, … enfim, em todos os lugares de aglomeração humana. A responsabilidade do gestor público aqui se dá em colocar a disposição e ao alcance da sociedade programas de educação ambiental adequado à todas as classes sociais e ao cidadão comum, em fazer uso do aprendizado sobre consumo sustentável.
Um dos maiores consumidores do país com certeza é o próprio governo brasileiro. O que se vê no Brasil ultimamente é uma grande adaptação do governo a essas regras onde o governo só vai poder comprar produtos que tenham características de autossustentabilidade.
Em função disso, o Ministério do Meio Ambiente brasileiro organizou a 4° Conferencia Nacional do Meio Ambiente que tem como eixos temáticos os seguintes pontos:
- Produção e Consumo Sustentável
- Redução dos Impactos Ambientais
- Geração de Emprego e Renda
- Educação Ambiental
Gostou do tópico? clique no botão +1 do google logo abaixo