fbpx
Janeiro 4, 2016
||||| 0 |||||
200

Projeto PROBIOGÁS investe em Informação facilitada e capacitações em biogás

O Projeto Brasil-Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético de Biogás no Brasil, também conhecido como Projeto PROBIOGÁS investe em Informação facilitada e capacitações em biogás com elaboração da publicação Geração e Aproveitamento Energético do Biogás pelo Eng. Gleysson B. Machado.

Viabilidade técnica-econômica para projetos que utilizam a tecnologia de biogás é um dos pilares do projeto PROBIOGÁS, o Projeto Brasil-Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético de Biogás no Brasil. O Projeto reconhece que isso só é possível com apoio de brasileiros qualificado para atuarem no mercado local e diante disso, investe em cursos e capacitações nacionais, já tendo capacitado mais de 300 pessoas em áreas diversas relacionadas ao biogás, como nas áreas ambientais, de infraestrutura e de segurança. Atualmente, um novo enfoque é reunir os materiais trabalhados nos diferentes cursos em uma única publicação, intitulada de Geração e Aproveitamento Energético do Biogás.

Apresentacao do trabalho na sede da GIZ em Brasília. Da esquerda para a direita na foto Roberta Hessmann Knopki, Leonardo, Gleysson B. Machado e Wolfgang Roller

Apresentação do trabalho na sede da GIZ em Brasília. Da esquerda para a direita na foto Roberta Hessmann Knopki, Leonardo Quirino de Freitas, Gleysson B. Machado e Wolfgang Roller

Prevista para ser finalizada e apresentada ao público em janeiro de 2016, a publicação Geração e Aproveitamento Energético do Biogás está sendo elaborada, sob a supervisão da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, agência do Governo da Alemanha, pelo engenheiro brasileiro Gleysson Bezerra Machado, especialista em Engenharia Energética e Ambiental (Dip. Ing. Verfahrenstechnik), pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt na Alemanha. De acordo com o consultor, o material é muito importante para se construir uma base de conhecimento prático sobre as diferentes tecnologias voltadas ao tratamento de resíduos orgânicos das mais variadas origens com as vantagens da geração biogás e biofertilizantes.  Em um país como o Brasil, o aproveitamento energético do biogás ajuda na diversificação da matriz energética enquanto que a utilização do biofertilizante impacta diretamente na balança comercial brasileira, já que o país é um dos maiores importadores de fertilizantes do mundo. Machado destaca “Quando conseguirmos demonstrar a viabilidade técnica e econômica de empreendimentos com biodigestores, o Brasil terá uma onda de investimentos internos e externos distribuídos em todo o país resultando em cidades sustentáveis, com rios limpos e agronegócio com eficiência energética e de produção”.

Com o objetivo de contribuir para a ampliação do uso energético eficiente do biogás em saneamento básico e, por conseguinte, para a redução de emissões de gases indutores do efeito estufa, o PROBIOGÁS é um projeto inovador. Fruto da cooperação técnica entre o Governo Brasileiro, por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA), do Ministério das Cidades, e o Governo Alemão, por meio da GIZ, o PROBIOGÁS atua principalmente em tratamento dos esgotos sanitários e dos resíduos sólidos urbanos e agropecuários.

Vídeo Aulas com conteúdo exclusivo. Faça sua assinatura agora mesmo.

A implementação de projetos de aproveitamento energético de biogás no Brasil pode trazer inúmeras vantagens ambientais, como por exemplo, a mitigação de efeito estufa, o aproveitamento de resíduos sólidos e líquidos, a coprodução de biofertilizantes, além das vantagens energéticas como fonte renovável de geração de energia apta para geração distribuída ou centralizada, perfeitamente armazenável em horário de ponta e extremamente versátil no uso, como térmico, elétrico e veicular. O PROBIOGÁS apoia essas ações e todos os materiais gerados nestes processos estão disponíveis para o mercado nacional e as publicações podem ser acessadas no site do PROBIOGÁS.

Como se tornar um especialista na área e se destacar no mercado?

Estar preparado para uma oportunidade é um passo fundamental para alcançar o sucesso. Fazer a diferença e se destacar no mercado, esse é o nosso objetivo. O Portal Resíduos Sólidos, o maior site voltado exclusivamente para o mercado de resíduos sólidos, possui diversos cursos e conteúdos exclusivos que irá impulsionar seu conhecimento, e proporcionar uma experiência respeitada em todo segmento. Conheça a Área Vip do Portal Resíduos Sólidos, conteúdos de altíssima qualidade e com preços acessíveis, experimente nossos planos e brilhe no mercado. Explore seu potencial, seja você o protagonista da sua própria história.

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email