fbpx
janeiro 4, 2016
||||| 0 |||||
476

Projeto PROBIOGÁS investe em Informação facilitada e capacitações em biogás

O Projeto Brasil-Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético de Biogás no Brasil, também conhecido como Projeto PROBIOGÁS investe em Informação facilitada e capacitações em biogás com elaboração da publicação Geração e Aproveitamento Energético do Biogás pelo Eng. Gleysson B. Machado.

Viabilidade técnica-econômica para projetos que utilizam a tecnologia de biogás é um dos pilares do projeto PROBIOGÁS, o Projeto Brasil-Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético de Biogás no Brasil. O Projeto reconhece que isso só é possível com apoio de brasileiros qualificado para atuarem no mercado local e diante disso, investe em cursos e capacitações nacionais, já tendo capacitado mais de 300 pessoas em áreas diversas relacionadas ao biogás, como nas áreas ambientais, de infraestrutura e de segurança. Atualmente, um novo enfoque é reunir os materiais trabalhados nos diferentes cursos em uma única publicação, intitulada de Geração e Aproveitamento Energético do Biogás.

Apresentacao do trabalho na sede da GIZ em Brasília. Da esquerda para a direita na foto Roberta Hessmann Knopki, Leonardo, Gleysson B. Machado e Wolfgang Roller

Apresentação do trabalho na sede da GIZ em Brasília. Da esquerda para a direita na foto Roberta Hessmann Knopki, Leonardo Quirino de Freitas, Gleysson B. Machado e Wolfgang Roller

gerenciamento de resíduos sólidos pdf gestão de resíduos sólidos urbanos gestão de resíduos no brasil gerenciamento de resíduos industriais como é feito o gerenciamento de residuos solidos curso gestão de resíduos gerenciamento de resíduos de serviços de saúde gestão integrada de resíduos sólidos

Se você realmente deseja realizar seu sonho de trabalhar em prol do meio ambiente e ajudando milhares de pessoas, você precisa se qualificar. O Treinamento em Gerenciamento de Resíduos Sólidos é apontado por especialistas como o melhor do mercado para consultores, assessores, funcionários públicos, empresários, investidores e futuros profissionais. O conhecimento que está neste curso é a única coisa que lhe separa dos seus sonhos. Em apenas 2 meses você poderá comprovar. Quanto tempo mais você vai precisar para decidir investir no seu próprio desenvolvimento?

Prevista para ser finalizada e apresentada ao público em janeiro de 2016, a publicação Geração e Aproveitamento Energético do Biogás está sendo elaborada, sob a supervisão da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, agência do Governo da Alemanha, pelo engenheiro brasileiro Gleysson Bezerra Machado, especialista em Engenharia Energética e Ambiental (Dip. Ing. Verfahrenstechnik), pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt na Alemanha. De acordo com o consultor, o material é muito importante para se construir uma base de conhecimento prático sobre as diferentes tecnologias voltadas ao tratamento de resíduos orgânicos das mais variadas origens com as vantagens da geração biogás e biofertilizantes.  Em um país como o Brasil, o aproveitamento energético do biogás ajuda na diversificação da matriz energética enquanto que a utilização do biofertilizante impacta diretamente na balança comercial brasileira, já que o país é um dos maiores importadores de fertilizantes do mundo. Machado destaca “Quando conseguirmos demonstrar a viabilidade técnica e econômica de empreendimentos com biodigestores, o Brasil terá uma onda de investimentos internos e externos distribuídos em todo o país resultando em cidades sustentáveis, com rios limpos e agronegócio com eficiência energética e de produção”.

Com o objetivo de contribuir para a ampliação do uso energético eficiente do biogás em saneamento básico e, por conseguinte, para a redução de emissões de gases indutores do efeito estufa, o PROBIOGÁS é um projeto inovador. Fruto da cooperação técnica entre o Governo Brasileiro, por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA), do Ministério das Cidades, e o Governo Alemão, por meio da GIZ, o PROBIOGÁS atua principalmente em tratamento dos esgotos sanitários e dos resíduos sólidos urbanos e agropecuários.

A implementação de projetos de aproveitamento energético de biogás no Brasil pode trazer inúmeras vantagens ambientais, como por exemplo, a mitigação de efeito estufa, o aproveitamento de resíduos sólidos e líquidos, a coprodução de biofertilizantes, além das vantagens energéticas como fonte renovável de geração de energia apta para geração distribuída ou centralizada, perfeitamente armazenável em horário de ponta e extremamente versátil no uso, como térmico, elétrico e veicular. O PROBIOGÁS apoia essas ações e todos os materiais gerados nestes processos estão disponíveis para o mercado nacional e as publicações podem ser acessadas no site do PROBIOGÁS.

O Virapuru Training Center é o maior especialista em energia e meio ambiente em língua portuguesa

Quando você perceber que toda a sua luta por melhor qualidade de vida para você e sua família, por reconhecimento profissional e por liberdade financeira depende única e exclusivamente do desenvolvimento de suas competências, você vai tomar a atitude certa. Os maiores sinais das gigantescas oportunidades do mercado de resíduos sólidos são as cidades com ruas sujas, rios e mares poluídos e lixo sem destinação correta. Em contraste com isso tudo, catadores reconhecem o valor de produtos nos lixões e tiram daí seu sustento. Quanto tempo mais você vai precisar para entender o que está acontecendo no planeta onde você vive?

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email