fbpx
junho 13, 2016
||||| 0 |||||
857

Qualificação em diagnóstico dos Resíduos Sólidos de Juazeiro do Norte-CE

Descubra como os gestores públicos revolucionaram a gestão dos resíduos sólidos em Juazeiro do Norte.

Como foi a qualificação em diagnóstico dos resíduos sólidos de Juazeiro do Norte-CE? O que foi divulgado no Simpósio Internacional sobre Resíduos Sólidos de Juazeiro do Norte-CE?

A maioria dos municípios brasileiros se veem na mesma situação em relação a gestão e gerenciamento de seus resíduos. Em outras palavras, não possuem capacidade técnica adequada para a elaboração Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. A ausência do plano dificulta o dimensionamento dos impactos, bem como a sua mitigação. A situação é replicante em todo o país, e é comum ouvirmos que a maioria das prefeituras estão quebradas. Como resolver esse problema?

A base de um bom plano é o diagnóstico dos resíduos sólidos, ou estudo gravimétrico. Por sua vez consiste em um estudo quantitativo e qualitativo dos resíduos gerados no município. Então graças a criatividade e muita negociação os gestores públicos foi possível achar uma saída para Juazeiro do Norte-CE.

“Nada é oculto que não se descubra.” Padre Cícero

Naquela ocasião mais de 40 profissionais foram capacitados em DIAGNÓSTICOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS – GRAVIMETRIA. Conheça mais sobre essa história que revolucionou a gestão pública na terra da Padre Cícero.

Seu futuro depende do seu preparo. Tome a decisão que vai mudar a sua vida assim como mudou a dos nossos alunos. Matriculas abertas somente até o dia 06/05/2019!

Qualificação em diagnóstico dos Resíduos Sólidos de Juazeiro do Norte-CE

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte em parceria com o Portal Resíduos Sólidos- PRS qualificaram mais de 40 acadêmicos. Iniciou-se no dia 06 de Julho de 2016, por videoconferência, o processo de Qualificação em diagnóstico dos Resíduos Sólidos – Gravimetria. Os acadêmicos selecionados são de diversas áreas: direito, biologia, geografia, tecnologia em saneamento ambiental, engenharia de produção, engenharia ambiental, etc.

Por determinação do Prefeito Raimundo Macêdo, o Superintendente da AMAJU, Eraldo Oliveira, trabalhou intensamente para viabilizar os instrumentos necessários. Para que até o final do mês de Julho este importante estudo se concluísse. Assim o autor do portal e responsável técnico pelo projeto, Gleysson B. Machado ministrou o treinamento online diretamente da Alemanha. E dessa forma formatou ao corpo discente a plataforma de execução dos estudos.

No dia 13 de Julho de 2016, realizou-se a 2ª reunião e abordou as noções básicas sobre computação nas nuvens. Bem como a utilização do Google Drive, relacionados aos temas como: economia circular, compostagem, biodigestores, biogás e coleta seletiva. Assim o objetivo foi a implantação da Política Municipal de Resíduos Sólidos no Município, parametrizada pela legislação nacional. A qual define como princípio a não geração, a redução, a reutilização, a reciclagem e tratamento e a disposição final. Outro tema que foi bastante enfatizado foi a triagem dos resíduos sólidos em centrais ou usinas de triagem. As discussões abordaram os atuais instrumentos de políticas públicas. A saber: Política Nacional de Resíduos Sólidos, Plano Nacional e Estaduais de Resíduos Sólidos, Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS, Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos- PGRS, Plano Municipal de Saneamento Básico, Lei dos Consórcios Públicos e Política Nacional sobre Mudanças Climáticas.

Simpósio Internacional sobre Resíduos Sólidos de Juazeiro do Norte-CE

Foram divulgados os resultados no Simpósio Internacional sobre Resíduos Sólidos, que aconteceu nos dias 30 e 31 de Julho de 2016 no Memorial Pe. Cícero em Juazeiro do Norte/CE. Naquela oportunidade foram apresentados os resultados, bem como as tecnologias utilizadas no primeiro mundo e as fontes de financiamentos. Dessa forma o evento contou com convidados locais, regionais e nacionais, além de especialistas e palestrantes de nível internacional. O Simpósio Internacional foi promovido pela Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, que através da Autarquia de Meio Ambiente dará suporte a Coordenação Geral do evento representada na Europa pelo Prof. Dr. Gleysson B. Machado.

Eraldo Oliveira – SUPERINTENDENTE DA AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

São 59 páginas bastante ilustradas e com links para alguns vídeos exclusivos. O conteúdo do eBook abrange A biodigestão anaeróbia, Fatores que influem na produção de biogás, As fases da biodigestão anaeróbia com informações detalhadas sobre a Hidrólise, Acidogênese, Acetogênese, Metanogênese e Sulfatogênese.

Palavras chaves: gravimetria resíduos sólidos urbanos; metodologia composição gravimétrica; gravimetria nbr; composição gravimétrica o que é; gravimetria química; gravimetria geofísica; gravimetria pdf; significado de gravimetria.

Share this:
Tags:

About Gleysson B. Machado

Gleysson B. Machado

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email