fbpx
setembro 11, 2017
||||| 0 |||||
643

Quem deve e pode elaborar Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Fabrício Soler é o nosso entrevistado para falar sobre Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

O que é um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos? Quem deve e pode elaborar Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos? Como aproveitar as oportunidades de consultoria em Gerenciamento de Resíduos Sólidos? Confira nessa entrevista com Fabrício Soler.

O Gerenciamento de Resíduos Sólidos se tornou uma preocupação a mais principalmente para os grandes geradores de resíduos sólidos. No Brasil, a Lei 12.305/2010 exige que estes comprovem a destinação ambientalmente adequada de seus resíduos. Então, essa comprovação é obtida através da elaboração de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

gerenciamento de resíduos sólidos pdf gestão de resíduos sólidos urbanos gestão de resíduos no brasil gerenciamento de resíduos industriais como é feito o gerenciamento de residuos solidos curso gestão de resíduos gerenciamento de resíduos de serviços de saúde gestão integrada de resíduos sólidos

Se você realmente deseja realizar seu sonho de trabalhar em prol do meio ambiente e ajudando milhares de pessoas, você precisa se qualificar. O Treinamento em Gerenciamento de Resíduos Sólidos é apontado por especialistas como o melhor do mercado para consultores, assessores, funcionários públicos, empresários, investidores e futuros profissionais. O conhecimento que está neste curso é a única coisa que lhe separa dos seus sonhos. Em apenas 2 meses você poderá comprovar. Quanto tempo mais você vai precisar para decidir investir no seu próprio desenvolvimento?

Em primeiro lugar, a demanda por este serviço pode ser facilmente medida pela quantidade de problemas causados pelos resíduos. Dessa forma, todas as vezes que você ver lixo em local inadequado, tenha certeza que está faltando competência técnica em algum lugar.

Portanto, para estar preparado para os desafios reais de uma consultoria, criamos um Treinamento em Gerenciamento de Resíduos Sólidos. O projeto final é a elaboração de um PGRS.

O que é um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos?

Os Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos representam um importantíssimo instrumento para a realização da Política Nacional de Resíduos Sólidos brasileira.

Além disso o profissional habilitado a trabalhar com elaboração de PGRS, deve ser um conhecedor da legislação, tecnologias e destinação local de resíduos. Se devidamente treinado, este profissional se torna um dos mais importantes agentes da sustentabilidade.

Quem deve e pode elaborar Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos?

A Lei 12.305/2010 exige que grandes geradores de resíduos sólidos, ou seja, aqueles que geram resíduos que não são comparáveis em tipo e/ou quantidade com os resíduos domésticos, elaborem e comprovem a destinação de seus resíduos de forma ambientalmente adequada.

O mercado para consultores está super aquecido e independente de crises. Mas afinal de contas, quem deve e pode elaborar Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos no Brasil? Confira abaixo na entrevista com Fabrício Soler.

Quem é Fabrício Soler?

Nosso entrevistado é Fabrício Soler, sócio da empresa Felsberg Advogados é advogado especializado em Direito dos Resíduos e Direito Ambiental. Teve notória atuação com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, bem como com acordos setoriais, logística reversa e responsabilidade compartilhada;

Além disso é Mestre em Direito Ambiental pela PUC, MBA Executivo em Infraestrutura pela FGV, especialista em Gestão Ambiental pela USP e pós-graduado em Gestão e Negócios do Setor Energético também pela USP;

Foi organizador do Código dos Resíduos, bem como coautor do livro Gestão de Resíduos Sólidos, o que diz a lei, e dos capítulos Acordos Setoriais, Regulamentos e Termos de Compromisso, do livro Política Nacional, Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos; e Resíduos Sólidos: matéria em crescente judicialização, que compõe o livro Design, Resíduo & Dignidade;

Indicado pelas publicações internacionais Latin Lawyer, Chambers and Partners (Latin America), The Legal 500 e Who’s Who Legal, bem como pela brasileira Revista Análise Advocacia dentre “Os Mais Admirados do Direito” na categoria Ambiental, em especial pela atuação com resíduos sólidos;

Consultor do Banco Mundial para estudos em resíduos sólidos; professor de cursos de pós-graduação; palestrante; Conselheiro de Meio Ambiente da FIESP; presidente da Comissão de Direito da Energia da OAB/SP;

Consultor jurídico do estudo Estimativas dos Custos para Viabilizar a Universalização da Destinação Adequada de Resíduos Sólidos no Brasil, elaborado pela GO Associados em parceria com a Abrelpe;

O que tem feito ultimamente Fabrício Soler?

Recentemente assessorou empresas e entidades representativas por meio de consultoria jurídico-institucional ambiental no âmbito das negociações em torno da celebração de Acordos Setoriais e Termos de Compromisso, visando à estruturação e implantação de sistema de logística reversa de produtos: (a) eletroeletrônicos de uso doméstico e seus componentes (linhas branca, marrom e azul); (b) de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos; (c) de limpeza e afins; (d) pneus; (e) óleo lubrificante; (f) destinados a animais pet (de estimação); (g) químicos; (h) máquinas e equipamentos; entre outras empresas de tecnologia de informação (linha verde), embalagens de vidro, embalagens de óleo lubrificante, cosméticos, alimentos, carnes, entre outros.

O Treinamento em Gerenciamento de Resíduos Sólidos é diferente de todos os outros conteúdos oferecidos na internet. Logo após sua conclusão lhe permitirá enxergar coisas a maioria das pessoas não enxergam. É um treinamento voltado a consultoria ambiental antenada a gestão mundial dos resíduos sólidos.

Palavra chaves: como fazer um plano de gerenciamento de resíduos sólidos; qual profissional pode assinar o pgrs; quem deve fazer o pgrss; quem deve elaborar o plano de gerenciamento de resíduos sólidos; quanto custa um pgrss; plano de gerenciamento de resíduos sólidos pdf; plano de gerenciamento de resíduos sólidos simplificado; art pgrss.

O Virapuru Training Center é o maior especialista em energia e meio ambiente em língua portuguesa

Quando você perceber que toda a sua luta por melhor qualidade de vida para você e sua família, por reconhecimento profissional e por liberdade financeira depende única e exclusivamente do desenvolvimento de suas competências, você vai tomar a atitude certa. Os maiores sinais das gigantescas oportunidades do mercado de resíduos sólidos são as cidades com ruas sujas, rios e mares poluídos e lixo sem destinação correta. Em contraste com isso tudo, catadores reconhecem o valor de produtos nos lixões e tiram daí seu sustento. Quanto tempo mais você vai precisar para entender o que está acontecendo no planeta onde você vive?

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email