fbpx
junho 19, 2013
0
||||| 0 |||||
691

Reciclagem de Coco

O Brasil é um dos maiores produtores de coco do mundo. Segundo o IBGE, em 2001 o Brasil produziu cerca de 1,3 bilhões de frutos. A produção ocupa uma área de mais de 166 mil hectares de terras distribuídas em todo o território nacional. A maior parte desses frutos são da espécie de Coco Anão, cerca de 70% da produção.

A cocoicultura é responsável pela geração de mais de 500 mil empregos diretos no Brasil e outra enorme quantidade de empregos indiretos. No ano de 2000, a cocoicultura respondeu por nada mais nada menos que 5% de toda agricultura nordestina.

Aprenda a ter um negócio de sucesso com resíduos no Portal Resíduos SólidosEm todo o país porém, ainda não existe um processo tecnológico eficiente para a reciclagem das grandes quantidades de resíduos gerados a partir da cocoicultura. Como não existia a obrigatoriedade de uma solução para tal problema, até o ano de 2013 foi comum encontrar lixões repletos de cascas de coco em várias cidades do Brasil, mesmo aquelas que não são produtoras. A explicação se da pelo fato de o consumo de coco já é fato consumado e amplamente estimulado pela própria cultura brasileira.

Em países desenvolvidos, a partir da reciclagem da parte dura do coco se consegue fabricar carvão ativado e fazer negócios gigantescos. O carvão ativado é normalmente utilizado como matéria prima na fabricação de filtros para os mais diversos fins, entre eles, vários dentro do setor de resíduos sólidos. Essas empresas aproveitam a parte dura da casca do coco e através de um processo de trituração e limpeza deste material, fabricam o carvão ativado e vendem para o imenso mercado comprador desse material no mundo inteiro.

No Brasil algumas empresas desenvolveram tecnologias próprias para a reciclagem de coco verde que durante muito tempo foi um grande problema. A partir do ano 2000 foram introduzidas tecnologias que aproveitavam principalmente as fibras do coco para a fabricação de vários produtos para paisagismo, jardinagem e decoração como vasos para plantas em substituição dos xaxins. A EMBRAPA desenvolveu tecnologia que além de aproveitar as fibras, ainda consegue utilizar o pó resultante do processo para a produção de substratos agrícolas.

www.virapuru.com

Virapuru - Centro de Treinamento em Energia e Meio Ambiente

Ainda existem projetos internacionalmente premiados como por exemplo o Construcoco do professor Eraldo Martins do curso de Edificações da Escola Técnica Estadual Professor Agamemnom Magalhães (ETEPAM), em Recife (PE), que ganhou o prêmio Educadores Inovadores da Microsoft. Este projeto provou a viabilidade técnica na utilização de fibras de coco combinada com barro para a fabricação de tijolos. “Não escolhemos o coco à toa. A decisão foi feita após considerar os benefícios à sociedade que o projeto poderia trazer. Dados da Elus, empresa de limpeza urbana de Recife, mostram que 70% do lixo gerado na faixa litorânea é proveniente do coco”, afirma o professor Eraldo Martins.

Comprometido com diversas instituições internacionais inclusive com a ONU, o Brasil precisa implantar sistemas de produção e consumo sustentável além de encontrar medidas para reduzir a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa.

Veja um vídeo sobre a visita a feira de reciclagem na Alemanha onde conheci uma empresa americana especializada na reciclagem de coco.

No Brasil, todos os produtores estão obrigados pela Lei 12.305/2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos a elaborarem seus devidos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos informando entre outras coisas, como pretendem fazer a destinação correta das grandes quantidades de resíduos gerados neste setor.

Consultoria e Visitas Técnicas

O Portal Resíduos Sólidos organiza excursões técnicas para visitar centrais de reciclagem na Europa para grupos com no mínimo 5 pessoas. Entre em contato através do email [email protected] com o seu telefone (fixo e móvel), nome e site da empresa, data prevista para a excursão e se possível, o nome das pessoas que irão participar.

Além disso, oferecemos consultoria para a concepção de projetos como os descritos aqui, desde a sua fase de confecção do Plano de Negócio.

Conheça mais tecnologias de reciclagem clicando em uma das figuras abaixo:

Gostou do tópico? Clique no botão +1 do google logo abaixo

 

Como se tornar um especialista na área e se destacar no mercado?

Estar preparado para uma oportunidade é um passo fundamental para alcançar o sucesso. Fazer a diferença e se destacar no mercado, esse é o nosso objetivo. O Portal Resíduos Sólidos, o maior site voltado exclusivamente para o mercado de resíduos sólidos, possui diversos cursos e conteúdos exclusivos que irá impulsionar seu conhecimento, e proporcionar uma experiência respeitada em todo segmento. Conheça a Área Vip do Portal Resíduos Sólidos, conteúdos de altíssima qualidade e com preços acessíveis, experimente nossos planos e brilhe no mercado. Explore seu potencial, seja você o protagonista da sua própria história.

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment