Reciclagem de Coco

O Brasil é um dos maiores produtores de coco do mundo. Segundo o IBGE, em 2001 o Brasil produziu cerca de 1,3 bilhões de frutos. A produção ocupa uma área de mais de 166 mil hectares de terras distribuídas em todo o território nacional. A maior parte desses frutos são da espécie de Coco Anão, cerca de 70% da produção.

A cocoicultura é responsável pela geração de mais de 500 mil empregos diretos no Brasil e outra enorme quantidade de empregos indiretos. No ano de 2000, a cocoicultura respondeu por nada mais nada menos que 5% de toda agricultura nordestina.

Em todo o país porém, ainda não existe um processo tecnológico eficiente para a reciclagem das grandes quantidades de resíduos gerados a partir da cocoicultura. Como não existia a obrigatoriedade de uma solução para tal problema, até o ano de 2013 foi comum encontrar lixões repletos de cascas de coco em várias cidades do Brasil, mesmo aquelas que não são produtoras. A explicação se da pelo fato de o consumo de coco já é fato consumado e amplamente estimulado pela própria cultura brasileira.

Em países desenvolvidos, a partir da reciclagem da parte dura do coco se consegue fabricar carvão ativado e fazer negócios gigantescos. O carvão ativado é normalmente utilizado como matéria prima na fabricação de filtros para os mais diversos fins, entre eles, vários dentro do setor de resíduos sólidos. Essas empresas aproveitam a parte dura da casca do coco e através de um processo de trituração e limpeza deste material, fabricam o carvão ativado e vendem para o imenso mercado comprador desse material no mundo inteiro.

Você finalmente vai aprender a criar suas listas de compradores e fornecedores sozinho em qualquer lugar do Brasil e do mundo para negociar da melhor forma e pelo melhor preço

No Brasil algumas empresas desenvolveram tecnologias próprias para a reciclagem de coco verde que durante muito tempo foi um grande problema. A partir do ano 2000 foram introduzidas tecnologias que aproveitavam principalmente as fibras do coco para a fabricação de vários produtos para paisagismo, jardinagem e decoração como vasos para plantas em substituição dos xaxins. A EMBRAPA desenvolveu tecnologia que além de aproveitar as fibras, ainda consegue utilizar o pó resultante do processo para a produção de substratos agrícolas.

Ainda existem projetos internacionalmente premiados como por exemplo o Construcoco do professor Eraldo Martins do curso de Edificações da Escola Técnica Estadual Professor Agamemnom Magalhães (ETEPAM), em Recife (PE), que ganhou o prêmio Educadores Inovadores da Microsoft. Este projeto provou a viabilidade técnica na utilização de fibras de coco combinada com barro para a fabricação de tijolos. “Não escolhemos o coco à toa. A decisão foi feita após considerar os benefícios à sociedade que o projeto poderia trazer. Dados da Elus, empresa de limpeza urbana de Recife, mostram que 70% do lixo gerado na faixa litorânea é proveniente do coco”, afirma o professor Eraldo Martins.

Comprometido com diversas instituições internacionais inclusive com a ONU, o Brasil precisa implantar sistemas de produção e consumo sustentável além de encontrar medidas para reduzir a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa.

Veja um vídeo sobre a visita a feira de reciclagem na Alemanha onde conheci uma empresa americana especializada na reciclagem de coco.

No Brasil, todos os produtores estão obrigados pela Lei 12.305/2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos a elaborarem seus devidos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos informando entre outras coisas, como pretendem fazer a destinação correta das grandes quantidades de resíduos gerados neste setor.

Esse conteúdo precisa alcançar mais pessoas. Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Agora é a sua vez. Você acha que consegue contribuir com o conteúdo acima? Deixe seu comentário!

Não pare agora, continue lendo

Controle Social
Gleysson B. Machado

O controle social no Brasil

Para se entender a evolução do controle social no Brasil, faz-se necessário mencionar aspectos ocorridos na história recente do País, especialmente no processo de redemocratização

veja Mais »