fbpx
julho 25, 2016

Usina de Reciclagem de plásticos em Juazeiro do Norte-CE Brasil

Garrafas Pet prensadas em um fardo.

Como funciona a Usina de Reciclagem em Juazeiro do Norte-CE Brasil? Como é realizado o processamento do papelão?Como é realizada a reciclagem dos plásticos? Como fazer negócios lucrativos com Reciclagem?

Segundo a WWF-Brasil, cerca de 8 milhões de toneladas de plásticos entram no oceano anualmente. Outro fato preocupante é que até 2050, teremos mais plásticos que peixes nos oceanos. Também é importante salientar que mesmo não despejando seu resíduo plástico em oceanos, o aterro não é a melhor disposição final. Afinal, os plásticos são recicláveis e podem ser utilizados como matéria-prima para novos produtos.

Quando pensar em investir em negócios lucrativos no Brasil, analise a possibilidade de investir na reciclagem. O país possui um alto potencial neste setor, que ainda tem sido pouco explorado. Saiba que que a cada ano, tem aumentado o número de empresas europeias investindo fortemente nesse mercado. Então porque não usá-las como exemplo para aproveitar as oportunidades aqui no Brasi? Você já imaginou quais as vantagens de investir diante deste cenário?
Aprenda mais sobre esse assunto, conhecendo os avanços alcançados pela usina de reciclagem de plásticos em Juazeiro do Norte. Veja como o curso COMÉRCIO DE RECICLÁVEIS pode te ajudar a conquistar seu sucesso profissional neste mercado.

Como funciona a Usina de Reciclagem em Juazeiro do Norte-CE Brasil?

A reciclagem de plásticos em Juazeiro do Norte – CE é realizado pela empresa Arplast, localizada na Avenida do Agricultor. Seus resíduos são comprados e inicialmente são submetidos a um processamento para o melhorar de sua qualidade. O objetivo desse processamento é agregar mais valor ao produto final. A compra de materiais abrange papelão e plásticos (garrafas, cadeiras, entre outros).
Essa organização possui uma grande relevância no interior do Nordeste brasileiro. A mesma apoia iniciativas de coleta seletiva para empresas que coletam o material separado. Grande parte dos papelões processados, são comprados através de parcerias com associações, cooperativas e catadores autônomos.

Na coleta seletiva, existe um cuidado na seleção dos resíduos: preferência por materiais não contaminados. Materiais não contaminados são aqueles separados na fonte, limpos, secos e não possuem restos de orgânicos, por exemplo. O material passa por uma triagem simples antes de chegar à Arplast. Nesta, os resíduos coletados, são armazenados em big bags (sacolas) e encaminhados até a empresa. A empresa comprometida com a qualidade de seus serviços, realiza constantemente treinamentos com seus funcionários.

Como é realizado o processamento do papelão?

O papelão é pesado, separado para aferir se existem outros tipos de resíduos em conjunto, prensado e revendido. A empresa possui um galpão exclusivo para papelão. Inicialmente eram produzidos aproximadamente  2.000 Kg (2 toneladas) a 2.500 Kg (2,5 toneladas) por hora. Após introduzirem uma prensa passou a produzir aproximadamente 7.000 Kg (7 toneladas) por hora. Cada pacote prensado pesa em média 700 Kg.

Após a etapa do processamento, o material final é encaminhado para Recife e Salvador. Desta forma, aproximadamente 1.200 toneladas de resíduos por mês, são encaminhados para a indústria da reciclagem. Deste montante, 100 toneladas são produzidas diretamente na cidade de Juazeiro do Norte. Os principais tipos de papelão processados estão as caixas de ovos, sacos de cimento, papelão duplex (caixa de sapato), entre outros.

Como é realizada a reciclagem dos plásticos?

Existem diferentes tipos de plásticos pois múltiplos objetos são coletados. Eles passam por diversos processos: triagem, prensagem, moagem, lavagem e aditivação. A triagem é dividida em várias etapas, como a separação por cor e por tipo de material. Isso garante o controle para não ocorrer a mistura de diferentes subprodutos durante o processo.

Após a realização da triagem, os plásticos são empacotados e encaminhados para o processo de moagem. Com a moagem, o plástico passa por uma lavagem que retira impurezas vistas microscopicamente. Os plásticos moídos já estão em separados adequadamente e com pureza mais elevada. Após este processo, é despejado em sacolas e estocados para retornarem ao ciclo produtivo.

Há um planejamento para iniciar a adição de aditivos aos plásticos obtidos, para atender as especificações das indústrias. Mas esta etapa de aditivação ainda está em desenvolvimento e não se encontra em atividade.

Como fazer negócios lucrativos com Reciclagem?

Entender toda a dinâmica desse mercado deve ser o primeiro passo para se obter sucesso neste setor. Com o CURSO COMÉRCIO DE RECICLÁVEIS, você entenderá como esse mercado está organizado. A partir disso, todos os segredos do sucesso desse mercado serão revelados a você. Então não perca mais tempo e aproveite esse mercado promissor no Brasil.

Share this:
Tags:

About Ivone Martins

Ivone Martins

  • Email