fbpx
julho 25, 2016
||||| 0 |||||
864

Usina de Reciclagem de plásticos em Juazeiro do Norte-CE Brasil

Reciclagem de plásticos na cidade de Juazeiro do Norte no Ceará – Brasil

A reciclagem de plásticos em Juazeiro do Norte – CE é realizado pela empresa Arplast, localizada na Avenida do Agricultor, número 567 3 Marias. Durante a visita no dia 12 de julho de 2016, entre as 9h30min às 11:00h onde foi verificado que os resíduos eram comprados em uma quantidade de toneladas e os mesmos passam por um processamento que melhora a sua qualidade, agregando mais valor ao produto final. A compra de materiais varia de papelão e plásticos (garrafas, depósitos, cadeiras, dentre outros).

Essa organização possui uma grande relevância no interior do Nordeste do Brasil e além de tudo tem uma produção bastante elevada. Dos resíduos trabalhados, os  papelões são comprados através de parcerias (associações, cooperativas, lixões e catadores), fazendo a coleta seletiva em algumas empresas.

gerenciamento de resíduos sólidos pdf gestão de resíduos sólidos urbanos gestão de resíduos no brasil gerenciamento de resíduos industriais como é feito o gerenciamento de residuos solidos curso gestão de resíduos gerenciamento de resíduos de serviços de saúde gestão integrada de resíduos sólidos

Se você realmente deseja realizar seu sonho de trabalhar em prol do meio ambiente e ajudando milhares de pessoas, você precisa se qualificar. O Treinamento em Gerenciamento de Resíduos Sólidos é apontado por especialistas como o melhor do mercado para consultores, assessores, funcionários públicos, empresários, investidores e futuros profissionais. O conhecimento que está neste curso é a única coisa que lhe separa dos seus sonhos. Em apenas 2 meses você poderá comprovar. Quanto tempo mais você vai precisar para decidir investir no seu próprio desenvolvimento?

Na coleta seletiva, existe um cuidado na seleção da matéria-prima: preferência por materiais não contaminantes. O material antes de chegar à Arplast passa por uma triagem simples onde ele é coletado, colocado no bigbags (sacola) e encaminhado para a mesma por caminhões que suportam 1.5 mil quilos de material. Onde o papelão é pesado, separado para aferir se existem outros tipos de resíduo em conjunto, prensado e revendido.

A empresa possui um galpão exclusivo para papelão, onde era produzido em torno de  2000 Kg (2 toneladas) a 2500 Kg(2,5 toneladas) por hora. Com o implemento de novas tecnologias, foi introduzida uma prensa que se trabalha com duas pessoas e se produz numa faixa de 7000 Kg(7 toneladas) por hora. Cada parte prensada pesa em torno de 700 Kg, ou seja, a cada 6 minutos um bloco prensado de papelão é produzido.

Após esta etapa de triagem e de todo o processamento, o material final é encaminhado para Recife e Salvador em torno de 1.200 toneladas por mês, sendo 100 toneladas produzidas no Juazeiro do Norte – CE. No caso a prensa é capaz de trabalhar com uma maior demanda, do que a atual, visando o futuro aumento da demanda.

Para os plásticos, foi visto que múltiplos objetos são coletados e passam por tratamentos. O percurso que esses materiais passam foram, triagem, prensagem, moagem, lavagem e aditivação. A triagem é divida de vários modos; separação por cor, por produto, dentre outros, sendo realizando um controle para não ocorrer à mistura de produtos durante o processo.

Após a realização da triagem, os plásticos são empacotados e depois encaminhados para o processo de moagem. Com a realização do processo de moagem, o plástico passa por uma lavagem que retira impurezas vistas macroscopicamente. Como é realizada esse procedimento prévio, os plásticos moídos já estão em uma separação adequada e com pureza mais elevada, logo cada plástico moído é despejado em sacolas que são encaminhadas para o galpão de estoque e voltam para o mercado.

Todo este processamento está sendo planejado a adição de aditivos aos plásticos obtidos, para atender as especificações das indústrias. Por outro lado, esta etapa de aditivação ainda está em desenvolvimento e não se encontra em atividade. Foi informado que todo este processamento realizado nos plásticos causa uma perda de 10% a 30% na quantidade de material que foi comprado.

Mesmo o papelão estando misturado foi possível constatar os seguintes itens: caixa de ovo,saco de cimento, coloridos(papelão com papel duplex – principalmente de caixa de sapato), jornal. Para atender as necessidades dos seus clientes a empresa cobra uma certa qualidade do material, e não apenas a quantidade.

A empresa realiza treinamentos para os seus funcionários e treinamento nos depósitos para qualificar e garantir matérias prima para a usina. Na Usina o treinamento é feito pela experiência, onde um trabalhador antigo atua em conjunto com o novo empregado, passando um pouco do conhecimento e habilidades básicas.

O Virapuru Training Center é o maior especialista em energia e meio ambiente em língua portuguesa

Quando você perceber que toda a sua luta por melhor qualidade de vida para você e sua família, por reconhecimento profissional e por liberdade financeira depende única e exclusivamente do desenvolvimento de suas competências, você vai tomar a atitude certa. Os maiores sinais das gigantescas oportunidades do mercado de resíduos sólidos são as cidades com ruas sujas, rios e mares poluídos e lixo sem destinação correta. Em contraste com isso tudo, catadores reconhecem o valor de produtos nos lixões e tiram daí seu sustento. Quanto tempo mais você vai precisar para entender o que está acontecendo no planeta onde você vive?

Share this:
Tags:

About Ivone Martins

Ivone Martins

  • Email