maio 12, 2013
0
||||| 4 |||||
11273

Reciclagem de pneus

Aprenda a reciclar pneus

O que é reciclagem de pneus? Por que reciclar pneus? Quais são os impactos ambientais causados por pneus? O que são pneus inservíveis? Descubra todas as vantagens da reciclagem desse material!

A indústria automobilística é um principais geradores de resíduos sólidos. Sobretudo os pneus, que são as partes mais descartadas, devido ao esfacelamento. A vida útil de um veículo automotivo pode ser medida em quilômetros. Desse modo, a distância percorrida gera desgaste e em países desenvolvidos a vida útil de um automóvel chega a 350 mil km. Contudo, em outros países, a vida útil vai até onde veículo possa aguentar, podendo chegar a 450 mil km. Em média, a cada 40 mil km rodados um veículo precisa trocar os seus 4 pneus. Então, um veículo que tenha uma vida útil de 400 mil km, deverá descartar aproximadamente 40 pneus ao longo do tempo de uso.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito brasileiro – DENATRAN, em 2013 havia no Brasil uma frota de 81.600.729 veículos. Contanto que um veículo rode em média 20 mil km por ano, e descarte 4 pneus a cada troca. Desse modo, com base no total de veículos, há uma produção anual de 163.201.458 pneus velhos. Então conclui-se que são mais de 160 milhões de pneus descartados anualmente. E de fato essa quantidade só tende a aumentar.

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente. Quem sobrevive é o mais disposto à mudança” – Charles Darwin, biólogo

Assim como os pneus, vários produtos podem ser transformados em matéria secundária e retornar ao processo produtivo. Somente profissionais qualificados pode tornar esse processo possível. Quer aprofundar os seus conhecimentos e sair na frente no mercado de trabalho? Faça o curso GESTÃO E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS aqui.

caminhos para o sucesso profissional, como agir para alcançar uma carreira de sucesso, sucesso na carreira frases, como alcançar o sucesso na vida, sucesso profissional definição, sucesso na carreira profissional frases, sucesso profissional redação, sucesso profissional conceito

Segredo revelado! Agora você pode saber como planejar sua carreira profissional no setor de resíduos sólidos. Vamos lá?

O que é reciclagem de pneus?

A reciclagem de pneus é o retorno desse material ao ciclo produtivo. No Brasil a reciclagem de pneus ainda é praticamente inexistente. Embora, a preocupação com o número excessivo de pneus descartados levou as autoridades a tomarem algumas medidas. Desse modo, a indústria de pneus foi incluída no programa obrigatório de implantação da Logística Reversa. Esse programa está em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010 Art. 33° Inciso III).

Com o avanço tecnológico é possível reciclar praticamente todo o material presente em um pneu usado. Então, encaminhar pneus aos aterros sanitários ou incinera-los é um desperdício de matéria prima. Pois, o desperdício da borracha contribui para desmatamentos e aumento excessivo na extração de ferro.

Estrutura de um pneu radial de um veículo de passeio

A reciclagem de um pneu envolve a separação e tratamento dos seus componentes, conforme a imagem abaixo:

Estrutura radial de um pneu.

A separação desse material resulta nas seguintes partes:

  • Banda de rodagem: parte que entra em contato direto com o solo. É necessária a fabricação de um composto de borracha que seja altamente resistente ao atrito com o asfalto. Além de desenhos especiais que proporcionem boa tração, estabilidade e segurança ao veículo.
  • Cintas de aço: funcionam como estabilizadores da carcaça dos pneus radiais.
  • Talão: Tem a função de manter o pneu acoplado ao aro sem permitir o vazamento do ar. Tem o formato de anel e é constituído por vários arames de aço de alta resistência unidos e recobertos por borracha.
  • Carcaça de lona: é a estrutura interna do pneu, responsável pela retenção do ar sob pressão e com função de suportar o peso do veículo; é constituída por lonas de poliéster, náilon ou aço, disposta na diagonal ou radial.
  • Parede lateral ou flanco: composto por borrachas de alto grau de flexibilidade, sua função é proteger a carcaça.

Reciclagem

Depois de separadas, as partes de um pneu recebem um tratamento individualmente. A princípio, os pneus de caminhão são separados dos outros pneus e triturados. Depois disso, os pneus de outros automóveis são misturados com os fragmentos de  pneus de caminhões e vão para o processo de granulação.

Os metais das cintas de aço e do talão podem ser extraídos por separadores magnéticos. Após esse processo, as empresas retiram os tecidos da mistura, restando somente o composto da borracha.

Após a separação, cada substância é aproveitada por uma indústria específica. O aço é encaminhado para a indústria siderúrgica. A borracha, em maior quantidade pode receber diversos fins como ser usada na fabricação de pisos ou asfalto.

Empreendimentos no setor

A variedade de tecnologias para o aproveitamento da borracha pode ser um fator positivo ou negativo para o empreendedor. Isso porque cada fabricante de uma tecnologia irá tentar vender seus produtos sem se preocupar com a demanda do mercado. Dessa forma, não faz sentido transformar a borracha em solas de sapatos se esses produtos tiverem o preço acima do mercado.

A viabilidade econômica de um Modelo de Negócio ideal deve ser avaliada pela elaboração de um Plano de Negócios. Só o Portal Resíduos Sólidos pode oferecer esse serviço para os mais diversos negócios do setor de resíduos. Para saber mais, entre em contato por email ([email protected]).

Consultoria e Visitas Técnicas

O Portal Resíduos Sólidos organiza excursões técnicas para visitar centrais de reciclagem na Europa para grupos com no mínimo 5 pessoas.

Envie um email para [email protected]  para marcar uma visita. Deixe o seu telefone, nome e site da empresa, data prevista para a excursão e se possível, o nome dos participantes.

Além disso, oferecemos consultoria para a concepção de projetos como os descritos aqui, desde a sua fase de confecção do Plano de Negócio.

No vídeo abaixo você vê um exemplo prático do uso de produtos reciclados originários da reciclagem de pneus.

Por que reciclar pneus?

O desenvolvimento da indústria automobilística é responsável pelo aumento no consumo e pela geração de resíduos. A reutilização de pneus é uma alternativa para gerar renda e evitar a extração excessiva de recursos naturais. A durabilidade da borracha é uma característica atrativa para a fabricação de produtos, como solas de sapato ou pavimentação do asfalto.

O que são pneus inservíveis?

Pneus inservíveis são aqueles que chegaram ao fim da vida útil e não podem mais ser reformados. Esses pneus devem ser destinados para indústrias recicladoras, onde serão aplicadas tecnologias para a transformação das propriedades da borracha. Esse processo dá origem a vários outros produtos, como tapetes para automóveis ou pisos industriais. A queima de pneus também pode servir para fornecer energia para as indústrias de cimento.

Quais são os impactos ambientais causados por pneus?

A má destinação de pneus causa impacto na saúde pública. Na maioria das vezes, a água da chuva se acumula nesses materiais, favorecendo o desenvolvimento de mosquitos transmissores da dengue. Além disso, os pneus que são levados por enxurradas, invadem os oceanos e provocam a morte da fauna marinha.

Os pneus têm difícil compactação coleta e decomposição. Acumular pneus em áreas não é uma alternativa inteligente, uma vez que existem muitas possibilidades de reaproveitamento. Além disso, pneus inutilizados são toneladas de petróleo desperdiçados.

Gostaria de explorar melhor o mercado de reciclagem e se tornar um profissional completo? Faça o curso de  GESTÃO E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS aqui.

Referências

Atualizado em 23/08/18 por Gabriela Lamendola, bacharel licenciada em Ciências Biológicas e pós graduada em Gestão Ambiental.

AVEP BRASIL. Vale a pena reformas pneus? 

ECO DEBATE. Aplicação de pneus inservíveis em unidades de coprocessamento. 

ECODESENVOLVIMENTO. Maior aterro de pneus do mundo é visto do espaço

MAR SEM FIM. Recifes artificiais com pneus na Flórida: fracasso total.

PENSAMENTO VERDE. Entenda como funciona a reciclagem de pneus velhos. 

RECICLANIP. Para onde vão os pneus inservíveis.

REVISTA PESQUISA. Reciclagem de pneus

SÓ BIOLOGIA. Reciclagem. 

TEXACO. Reciclagem de pneus

Palavras Chave: reciclagem pneus decoração, processo de reciclagem de pneus,empresas de reciclagem de pneus,reciclagem de pneus no brasil, reciclagem de pneus para asfalto, reciclagem de pneus no brasil 2017, maquinas para reciclagem de pneus, usina de reciclagem de pneus quanto custa.

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment