fbpx
janeiro 3, 2014
1
||||| 5 |||||
13354

Reciclagem de Resíduos Sólidos da Construção Civil

Como funciona a reciclagem de resíduos sólidos da construção civil? Quais os tipos de usinas de reciclagem de resíduos sólidos da construção civil?

Recentemente os debates acerca da reciclagem de resíduos sólidos da construção civil vem ganhando força. Afinal de contas, desde os primórdios da civilização o homem transforma o espaço a sua volta visando o próprio conforto.

gerenciamento de resíduos sólidos pdf gestão de resíduos sólidos urbanos gestão de resíduos no brasil gerenciamento de resíduos industriais como é feito o gerenciamento de residuos solidos curso gestão de resíduos gerenciamento de resíduos de serviços de saúde gestão integrada de resíduos sólidos

Se você realmente deseja realizar seu sonho de trabalhar em prol do meio ambiente e ajudando milhares de pessoas, você precisa se qualificar. O Treinamento em Gerenciamento de Resíduos Sólidos é apontado por especialistas como o melhor do mercado para consultores, assessores, funcionários públicos, empresários, investidores e futuros profissionais. O conhecimento que está neste curso é a única coisa que lhe separa dos seus sonhos. Em apenas 2 meses você poderá comprovar. Quanto tempo mais você vai precisar para decidir investir no seu próprio desenvolvimento?

Provavelmente você já presenciou algum tipo de reforma, na sua própria casa ou como ajudante na casa de amigos. Já reparou em uma coisa? Por mais simples que você tenha julgado aquela reforma residencial, no final acabou se espantando com a quantidade de entulho gerado. Pois é, agora imagine o cenário das grandes obras como a de edifícios, pontes, estradas, estádios de futebol, barragens, etc. Dessa forma a geração de Resíduos da Construção Civil – RCC pode alcançar patamares astronômicos, tanto em peso como em volume. Ainda mais, boa parte desse montante tem destinação final inadequada. Já que tornou rotina ver os RCC’s dispostos em mananciais, terrenos baldios, depósitos clandestinos, etc.

De fato, a reciclagem de resíduos sólidos da construção civil entra em cena para reverter esse quadro negativo. Com o emprego de tecnologias acessíveis para o tratamento do entulho é possível agregar valor ao produto e reintroduzi-lo ao processo produtivo. Assim alivia a pressão sob os recursos naturais, bem como contribui com o aumento da vida útil de aterros sanitários. Ainda mais que reciclagem de RCC abre portas para um mercado que poucos conhecem.

“Você jamais enxergará o entulho como lixo” André Luís Ferreira

Você já pensou em ser o gestor ou dono de uma usina de reciclagem de lixo? Então ouça as dicas de consultores a respeito dos pontos cruciais desse negócio. Veja COMO MONTAR UMA USINA EMPRESA DE RECICLAGEM DE LIXO e sinta na pele o potencial desse mercado!

Como funciona a reciclagem de resíduos sólidos da construção civil?

As soluções tecnológicas para a reciclagem de RCC variam em função do tipo de resíduo a ser tratado. Neste tópico, a tecnologia apresentada se refere aos resíduos definidos pela Resolução 307 do CONAMA como sendo os RCC Classe A. Em consonância com a Nr. 17 01 definidos pela Lista Europeia de Resíduos que englobam os seguintes resíduos:

  • De construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem;
  • De construção, demolição, reformas e reparos de edificações: componentes cerâmicos (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento etc.), argamassa e concreto;
  • De processo de fabricação e/ou demolição de peças pré-moldadas em concreto (blocos, tubos, meios-fios etc.) produzidas nos canteiros de obras;

Após a coleta seletiva, os resíduos passam por um processo de trituração. Assim, as frações se encontram misturadas e os resíduos têm pouco valor agregado. Somente após a granulagem, ou seja, a separação das frações é que se pode dar uma destinação adequada aos novos materiais. De acordo com o tamanho da fração, os resíduos serão classificados em areia, brita, pedrisco, bica corrida e outros. Em seguida, poderão ser comercializados como matéria prima secundária.

Já em um terceiro momento, a matéria-prima poderá servir para fabricar produtos de base para como tijolos, blocos, britas, etc.

Os resíduos coletados podem então ser processados e transformados em matéria-prima na própria fonte de geração ou em uma usina de reciclagem. Dessa forma o processo de reciclagem é demonstrado na figura abaixo:

Quais os tipos de usinas de reciclagem de resíduos sólidos da construção civil?

As Usinas de reciclagem de RCC podem ser divididas em 2 categorias de acordo com a sua mobilidade. Vejamos:

Usinas Fixas

Usinas Fixas são construídas em um terreno com uma área que varia em função da capacidade de processamento da usina. Ou seja, quanto maior a capacidade, maior será a área necessária para se construir. Um exemplo deste tipo de usina pode ser visto na figura abaixo:

Usina Fixa de reciclagem de entulhos

Desse modo, precisam da preparação de um fundamento onde serão instaladas. Sua instalação até o momento de operação leva em torno de 30 dias. São as versões economicamente mais acessíveis do mercado, contudo as mais limitadas em se tratando de competitividade comercial.

Usinas Móveis

Uma Usina de Reciclagem Móvel de Resíduos da Construção Civil é composta basicamente por 3 componentes. A saber, um caminhão do tipo Roll On Roll Off, uma Britadeira Móvel e uma Peneira Rotativa Móvel atracada no caminhão. A definição do Modelo de Negócio é fundamental para se garantir uma lucratividade. Entenda melhor lendo o artigo Modelos de Negócio com usina de reciclagem móvel de entulhos praticado em países desenvolvidos com um mercado altamente competitivo.

As britadeiras móveis são construídas em um único bloco normalmente com o tamanho variando entre 1 container de 20” e 40” de acordo com sua capacidade de processamento. Podem ser utilizadas em um empreendimento fixo, bem como ser alugada para obras em diferentes locais.

Usina móvel de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil BMD 700/6

Na figura acima podemos ver uma Usina móvel completa, composta basicamente de 3 componentes. Isto é, o caminhão do tipo Roll On Roll Off, a Britadeira Móvel de Mandíbula modelo BMD RA 700/6 e uma Peneira Rotativa Móvel.

A grande vantagem deste modelo é que o empreendimento se locomove para regiões onde seu serviço se faça necessário. Se aproveitado dessa forma, o empreendimento pode ser altamente lucrativo e extremamente versátil.

Entre as vantagens das usinas móveis, podemos citar:

  • Sua mobilidade torna o empreendimento extremamente competitivo;
  • Pode atuar em um ponto fixo ou atender grandes obras diretamente no local;
  • Diminui custos de logística e construção de fundamento de base;
  • Alta capacidade de adaptação geográfica do mercado;
  • Versões a diesel ou energia elétrica;
  • Pode ser locada completamente por empresas do setor;
  • Alta capacidade de processamento;

Agora que já conhece as tecnologias é muito importante também aprender sobre a estratégia em COMO MONTAR UMA USINA EMPRESA DE RECICLAGEM DE LIXO.

Investimentos em Recicladoras

A lucratividade do empreendimento depende do Modelo de Negócio adotado para o mercado em questão. Aconselha-se fazer uma análise de viabilidade econômica através da elaboração de um Plano de Negócios específico. Ou seja, que leve em consideração as características regionais além dos valores aplicados no mercado dos produtos a se fabricar. Bem como, definir o tipo de tecnologia a ser utilizada. Escreva um email para [email protected] com o seu nome completo, RG, CPF/CNPJ, contatos e endereço para receber uma proposta.

Consultoria e Visitas Técnicas

O Portal Resíduos Sólidos organiza excursões técnicas para visitar centrais de reciclagem na Europa para grupos com no mínimo 5 pessoas. Entre em contato através do email [email protected] com o seu telefone (fixo e móvel), nome e site da empresa, data prevista para a excursão e se possível, o nome das pessoas que irão participar.

Veja um pouco mais sobre a reciclagem no vídeo abaixo:

Além disso, oferecemos consultoria para a concepção de projetos como os descritos aqui, desde a sua fase de confecção do Plano de Negócio.

Palavras chaves: reciclagem de resíduos da construção civil pdf; usinas de reciclagem de resíduos da construção civil; reciclagem de entulho da construção civil; reaproveitamento de resíduos da construção civil pdf; tcc sobre reciclagem de resíduos da construção civil; artigo sobre reciclagem na construção civil; usina de reciclagem de entulho da construção civil; resíduos da construção civil.

O Virapuru Training Center é o maior especialista em energia e meio ambiente em língua portuguesa

Quando você perceber que toda a sua luta por melhor qualidade de vida para você e sua família, por reconhecimento profissional e por liberdade financeira depende única e exclusivamente do desenvolvimento de suas competências, você vai tomar a atitude certa. Os maiores sinais das gigantescas oportunidades do mercado de resíduos sólidos são as cidades com ruas sujas, rios e mares poluídos e lixo sem destinação correta. Em contraste com isso tudo, catadores reconhecem o valor de produtos nos lixões e tiram daí seu sustento. Quanto tempo mais você vai precisar para entender o que está acontecendo no planeta onde você vive?

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

1 Comments

  • Paulo
    2014-09-25 02:15

    Estou interessado em saber como encontro parceiros estratégicos em Brasília ou Goiânia para montar uma unidade de tratamento de lâmpadas e possivelmente uma unidade de tratamento de raios catódicos provenientes da reciclagem de monitores e tv’s…
    Interessados podem contactar por email
    [email protected]

Add Comment