Um dos maiores desafios atuais da humanidade é saber o que fazer com o seu lixo. para a maior parte das pessoas lixo é tudo aquilo que não tem mais utilidade. Dessa forma pouco importa se o lixo pode ser reaproveitado ou não. A geração de lixo acontece quando o consumidor descarta um produto seja por qual for o motivo. Se parar no lugar errado, o lixo pode causar graves problemas à saúde humana. Os resíduos orgânicos poluem os rios e mares e causam a morte dos peixes. Além disso, produzem gases que vão contribuir para o aumento do efeito estufa. Consequentemente, esse aumento da temperatura no planeta causa diversas outras catástrofes ambientais. Em países desenvolvidos os resíduos sólidos são transformados em matéria-prima para as indústrias. Esse processo se chama reciclagem dos resíduos sólidos. Através da reciclagem no manejo de resíduos sólidos, é possível não somente proteger o meio ambiente como também preservá-lo. Além disso, no mundo dos negócios a reciclagem gera emprego, renda e opções de investimento. Se toda atividade humana gera resíduos, então as possibilidades aproveitadas em países ricos também servem nos outros países. Na Europa a indústria dos resíduos movimenta mais de 250 bilhões de Euros por ano. Essa indústria também é chamada de indústria de engenharia reversa. Imagine se você morasse em um país onde essa indústria ainda não está devidamente implementada. Que tipo de trabalho você poderia ter? Que tipo de negócio você poderia fazer? Que tipo de projeto você poderia vender? Você não acha que já está na hora de você entender mais sobre reciclagem de resíduos sólidos?
O que é reciclagem de resíduos?
O conceito de reciclagem é global. Utilizando a inteligência popular, reciclar é recolocar um resíduo no ciclo produtivo. Ou seja, em vez de descartarmos como lixo, devemos tentar processar os resíduos para fabricar novos produtos. Porém, a definição oficial é super importante para estabelecer toda a regulamentação do mercado de resíduos sólidos. Nos países onde há a regulamentação do setor, a destinação dos resíduos é estabelecida por lei. É essa Lei que diz o que é ou não permitido fazer com os resíduos. Um grande debate aqui é, por exemplo, que tipos de materiais podem por Lei serem incinerados. Deste modo, a partir da definição, o país define a ordem de prioridade na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos. As principais definições oficiais de reciclagem em língua portuguesa são dadas pela Europa e Brasil. Abaixo o conceito exatamente como diz cada Lei:DIRECTIVA 2008/98/CE DO PARLAMENTO EUROPEU Art. 3 Inciso 17 Reciclagem: Qualquer operação de valorização através da qual os materiais constituintes dos resíduos são novamente transformados em produtos, materiais ou substâncias para o seu fim original ou para outros fins. Inclui o reprocessamento de materiais orgânicos, mas não inclui a valorização energética nem o reprocessamento em materiais que devam ser utilizados como combustível ou em operações de enchimento;Brasil Lei 12.305/2010 Art. 3 Inciso XIV – Reciclagem: processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa; E na sua região, como é definido o RECICLAGEM? Comente você também na nossa Página no Facebook clicando AQUI!
Como funciona e para que serve a reciclagem?
Agora é hora de entender como a reciclagem é colocada em prática. já entendemos que reciclar é transformar resíduos sólidos em matéria-prima para as indústrias. agora precisamos entender como funciona a reciclagem industrial.Para fabricar um produto qualquer as indústrias precisam de matéria-prima. Por exemplo, para fabricar um pneu de automóveis a indústria precisa de borracha, metal e material têxtil. Esse novo produto é então fornecido para o comércio. por sua vez o comércio leva até o consumidor final.
É o consumidor final que decide em que momento aquele pneu será transformado em lixo, ou melhor dizendo, em resíduo. Depois de descartar o resíduo de pneu na forma como estabelece a regulamentação é hora de coletar e transportar esse resíduo. A coleta seletiva é um importante mecanismo para criação de usinas de reciclagem.
Leia também:
Depois de coletados, os resíduos precisam ser separados para que seus materiais possam ser reaproveitados. O processo de separação acontece em uma Central ou Usina de Triagem de Resíduos Sólidos. Quando o mercado de resíduos está regulamentado, a empresa de coleta e transporte só pode retirar para locais permitidos. Mas afinal, se houverem muitas possibilidades de destinação para onde a empresa deve levar?Novamente é a legislação que vai determinar se um tipo de resíduo pode ser incinerado ou deve ser reciclado prioritariamente.Portanto, se você pretende trabalhar com tratamento de resíduos, você precisa entender a regulamentação do seu mercado. Esse cuidado pode evitar que você ou um investidor tome um prejuízo muito grande. Imagine se você construiu uma usina de incineração de resíduos em um local que não deve. De nada adianta construir uma usina se você não consegue matéria-prima para alimentá-la.
Qual é a importância da reciclagem para o meio ambiente?
A reciclagem transforma resíduos sólidos em matéria-prima para as indústrias. Até aí tudo bem. Mas de onde vem toda a matéria-prima que alimenta as indústrias de todo o planeta?De uma maneira geral, a matéria-prima utilizada nas indústrias é obtida pela extração de material da natureza. Por exemplo, para fabricar papel a indústria utiliza madeira. Com isso é necessário derrubar uma grande quantidade de árvores para alimentar a indústria. Nesse caso, quando utilizamos o papel como matéria-prima diminuímos a necessidade de derrubar árvores. Isso porque o papel reciclado pode perfeitamente substituir essa matéria prima extraída da natureza. Assim como na fabricação de papel, essa regra funciona para praticamente toda matéria-prima industrial. Agora imagine quanto a natureza poderia ser poupada se nós conseguíssemos reciclar todos os resíduos possíveis!
Com o crescimento da população global, as indústrias precisam produzir cada vez mais. Porém, os recursos naturais do planeta são finitos. Dessa forma é possível imaginar que um dia a terra não terá mais recursos naturais suficientes.
Concluímos que a importância da reciclagem de resíduos não é somente para manter o equilíbrio ambiental. Mas sim para possibilitar a própria existência humana no planeta. Pois são as árvores que produzem o oxigênio que precisamos para respirar. Precisamos de água limpa para beber e assim sucessivamente.
Qual é a importância da reciclagem para a sociedade?
Para que possamos reutilizar os resíduos como matéria-prima industrial, precisamos construir usinas de reciclagem. Para que possam funcionar adequadamente, essas usinas precisam de profissionais qualificados. Esses profissionais trabalham desde a concepção dessa usina, até a sua construção e operação. Para cada uma dessas etapas são necessários profissionais adequados. Do mesmo modo, se houver algum problema em uma usina de reciclagem é preciso pedir ajuda de um profissional da manutenção. Igualmente quando uma usina contrata novos funcionários, estes precisam ser devidamente treinados para exercerem suas funções.Conclui-se que o incentivo à construção de usinas de reciclagem pode ser um instrumento de geração de oportunidades. Essas oportunidades podem ser na forma de emprego ou mesmo de investimento. A importância da reciclagem se dá também na geração de empregos e renda.
Por isso a reciclagem tem um enorme impacto positivo nas questões ambientais e sociais. Você consegue imaginar a felicidade de quem trabalha ou é dono de uma usina de reciclagem?
Como fazer a reciclagem?
Como fazer a reciclagem no mundo real é um pensamento que ocupa a mente de milhões de pessoas no mundo. A maior parte dessas pessoas não consegue desenvolver o pensamento empresarial nesse sentido. A consequência pode ser devastadora para as finanças dessas pessoas. Antes de tudo é preciso diferenciar no objetivo do reaproveitamento dos resíduos. Caso você queira aproveitar um resíduo como artesanato para sua casa, você é livre para fazer o que quiser. Porém, se você pretende iniciar uma atividade lucrativa com reciclagem, será necessário pensar como empresário. Como ganhar dinheiro com reciclagem? Que tipo de material é possível reciclar? Como encontrar fornecedores de matéria-prima para o meu projeto? Como vender o produto resultante do meu processo de reciclagem? Como precificar o meu produto reciclável? Qual a melhor forma de negociar o meu reciclado com os meus clientes? Todas essas informações precisam ser respondidas na fase de planejamento do projeto.
Em outras palavras, você só deve investir em máquinas depois de se desenvolver profissionalmente. O primeiro investimento deve ser feito sempre em você mesmo. Você perceberá quando estiver pronto para investir em máquinas. Você se sentirá tranquilo e preparado para entrar no negócio. Assim que estiver preparado, as consequências das suas decisões lhe darão o sentimento de realização profissional. Você será feliz porque descobriu como ganhar dinheiro gerando emprego e respeitando o meio ambiente.
Que tipos de resíduos sólidos podem ser reciclados?
A reciclagem envolve o reaproveitamento de materiais que têm um tempo muito longo de decomposição. A seguir alguns exemplos materiais que podem ser reciclados:
- Papel: Na indústria de Reciclagem de papel, esse material é triturado, gerando uma pasta de celulose. Há peneiração para a retirada de impurezas e adição de compostos químicos para retirar as tintas. O refinador melhora a ligação entre as fibras, para que o material possa ir para as máquinas de fabricação.
- Plásticos: A Reciclagem de plásticos pode ser mecânica ou química. Na reciclagem mecânica o objetivo é a confecção de novos produtos. A reciclagem química tem como objetivo recuperar as resinas que compõem esse material.
- Vidro: O processo de Reciclagem de vidro envolve o seu derretimento. Os vidros reciclados são misturados com outros materiais e compõem 60% da composição de garrafas.
- Metais: Esses materiais são direcionados para usinas de fundição. Quando atingem o ponto de fusão, são moldados em placas metálicas e cortados na forma de chapa de aço.
- Resíduos orgânicos: A matéria orgânica é reciclada através da compostagem. Os microrganismos presentes convertem a matéria orgânica em húmus, que serve como adubo para plantações.
- Pneus: Os pneus são cortados em lascas e purificados com sistema de peneiras. As lascas são moídas e há a adição de vapor d’água e produtos químicos para a retirada de enxofre.
Os pneus são fabricados com derivados do petróleo. No Brasil, são descartados 450 mil toneladas por ano de forma irregular. Dessa forma, os pneus se transformam em reservatórios de mosquitos da dengue. No entanto, a matéria prima do pneu pode ter muitas utilidades. Uma delas é a pavimentação de estradas. Quer saber mais a respeito? Leia sobreRECICLAGEM DE PNEUS.Leia também sobre Central de Triagem, Ciclo de Vida de Produto – Aberto ou Fechado, Ciclo de Vida do Produto, O que é lixo?, Reciclagem de Pilhas e Baterias.
Exemplos de reciclagem
Quais os maiores exemplos de reciclagem no Brasil e no mundo? Grande parte do que é descartado hoje é possível de ser reciclado. Isso vale para todos os materiais, com exceção dos resíduos orgânicos e parte dos resíduos perigosos. A partir de agora, em vez de pensar na reciclagem do lixo, pense na importância da reciclagem do modo empresarial. No mundo dos negócios existem vários tipos de reciclagem como por exemplo: Reciclagem de papel, reciclagem de vidro, reciclagem de plásticos, reciclagem de pneus, reciclagem de resíduos eletrônicos e assim por diante. No exemplo abaixo você pode ver o ciclo de vida do produto de papel incluindo a sua reciclagem. Note que os resíduos de papel podem ser transformados em pasta de papel para abastecer as indústrias. Do mesmo modo como acontece com a pasta de papel fabricada a partir das árvores.
Se você pretende entrar nessa área, precisa saber não somente como reciclar papel. Precisará também entender como garantir matéria prima e como vender produtos.