fbpx
novembro 26, 2013
0
||||| 0 |||||
2138

Redução na geração de Resíduos Sólidos

De acordo com o Art. 9° da Lei 12.305/2010, a redução na geração de resíduos tem a segunda prioridade na gestão e gerenciamento de resíduos a ser aplicada no Brasil. Veja:

“Lei 12.305/2010 Art. 9o  Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geraçãoreduçãoreutilizaçãoreciclagemtratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos

§ 1o  Poderão ser utilizadas tecnologias visando à recuperação energética dos resíduos sólidos urbanos, desde que tenha sido comprovada sua viabilidade técnica e ambiental e com a implantação de programa de monitoramento de emissão de gases tóxicos aprovado pelo órgão ambiental. 

§ 2o  A Política Nacional de Resíduos Sólidos e as Políticas de Resíduos Sólidos dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios serão compatíveis com o disposto no caput e no § 1o deste artigo e com as demais diretrizes estabelecidas nesta Lei. “

O curso sobre Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos oferecido pelo Portal Resíduos Sólidos é hoje referência no mercado, por ter o melhor conteúdo pelo melhor preço.Esgotados os métodos de Não Geração de Resíduos Sólidos o próximo passo é tentar reduzir ao máximo a sua geração. Assim como na não geração, a redução esta diretamente ligada a processos de inovação tecnológica em busca de uma melhor eficiência na produção ou serviços mas também na criação de novos serviços e produtos com tarefas semelhantes porém com maior eficiência.

Um dos maiores exemplos de inovação tecnológica que está contribuindo significativamente para a redução de resíduos sólidos vemos na indústria de papéis. Em um momento da humanidade, a maior parte das informações eram transmitidas na forma de papel impresso, sejam por livros, cartas, fax, cadernos, outdoors, … Com o avanço da tecnologia, o email vem substituindo gradativamente e em velocidade muito rápida o uso de cartas escritas ou impressas. Se considerarmos o volume de cartas em todo o planeta que foi substituída por email, chegaremos a valores astronômicos na ordem de milhões de tonelada ao ano de economia de resíduos de papel gerados. O mesmo efeito se aplica ao fax. Muito provavelmente não poderemos evitar a geração de resíduos de papel, mas com certeza conseguimos reduzir sua geração significativamente e o impacto positivo nas florestas é imediato.

Com a popularização cada vez maior dos smartphones e tablets, vemos uma nova industria surgir com muito vigor. A venda de livros eletrônicos, mais comumente chamado de eBooks, revistas e jornais. As vendas de livros eletrônicos, também chamados de eBooks cresce exponencialmente em todo o mundo. Para se ter uma ideia, nos EUA em 2011 vendeu-se mais livros eletrônicos do que impressos. É fácil entender as razões. Quando alguém comprar um livro, gosta de tê-lo imediatamente a disposição.

Através do curso de elaboração de plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos você entende como o setor público pode arrecadar mais e investir mais no municípioComprar um livro online e baixa-lo para ler no computador, notebook, Tablet ou smartphone, significa não ser necessário ir a uma loja para compra-lo e mesmo assim ter acesso imediato as informações do livro. Sem falar que, para leitores assíduos, em um tablet é possível ter mais livros que em sua estante de livros de casa e muitas vezes, dependendo do dispositivo e da capacidade de armazenamento, mais livros que bibliotecas inteiras. Dessa forma é possível carregar bibliotecas gigantes em um smartphone dentro de sua bolsa.

Hoje em dia já podemos ler artigos de jornais e revistas de todo o mundo sem ter que viajar até o país para comprar exemplares impressos de suas notícias. O fluxo de informação só aumenta e a humanidade tira proveito disso. O crescimento dessa indústria significa uma redução drástica na geração de resíduos de papel oriundos de revistas, livros e jornais em todo o planeta.

Em outras áreas onde existe pouco ganho financeiro é necessário a aplicação de leis e controles mais rígidos por parte dos gestores e legisladores públicos. Assim cada vez mais a própria indústria encontra soluções que vão sempre melhorando com o tempo.

No vídeo abaixo você pode conferir o conceito de Não Geração e Redução na geração de resíduos sólidos.

Entenda o setor de Resíduos e saiba como aproveitar as melhores oportunidades fazendo o curso “Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos” do Portal.

  Gostaria de ver mais tópicos como este no portal? clique no botão +1 do Google logo abaixo.

Como se tornar um especialista na área e se destacar no mercado?

Estar preparado para uma oportunidade é um passo fundamental para alcançar o sucesso. Fazer a diferença e se destacar no mercado, esse é o nosso objetivo. O Portal Resíduos Sólidos, o maior site voltado exclusivamente para o mercado de resíduos sólidos, possui diversos cursos e conteúdos exclusivos que irá impulsionar seu conhecimento, e proporcionar uma experiência respeitada em todo segmento. Conheça a Área Vip do Portal Resíduos Sólidos, conteúdos de altíssima qualidade e com preços acessíveis, experimente nossos planos e brilhe no mercado. Explore seu potencial, seja você o protagonista da sua própria história.

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment