setembro 7, 2013
1
||||| 0 |||||
254

Resumo da Visita a Feira de reciclagem em Baden Airport

Como parte da programação da Excursão Técnica de Qualificação e Demonstração de Tecnologias para o Setor de Resíduos Sólidos na Alemanha organizada pelo Portal Resíduos Sólidos, estivemos conhecendo as ultimas novidades em máquinas para o setor de reciclagem nas feiras Aktive Recycling e Tiefbau Live em Baden Airport, próximos as cidades de Karlsruhe e Baden Baden.

Nas feiras estavam presentes empresas de reciclagem de resíduos sólidos como papel, vidro, da construção civil, madeira, fiações elétricas, eletroeletrônicos, entre outros.

Podemos ver máquinas que conseguiam de maneira muito eficiente, separar o plástico e o metal de cabos e fiações elétricas e por fim granular todo essa material para que o mesmo possa ser utilizado na fabricação de novos produtos. São máquinas pequenas e fáceis de transportar. Com uma operação simples, pode ser utilizada tanto em grandes empresas de reciclagem como também em pequenas cooperativas de catadores de material reciclável ou reutilizável. Veja como funciona no vídeo Reciclagem de cabos e fios elétricos.

Aprenda a ter um negócio de sucesso com resíduos no Portal Resíduos SólidosNa área de resíduos sólidos da construção civil vimos a demonstração de duas centrais com tamanhos e capacidades de processamento diferente podendo receber resíduos de qualquer tamanho. Todas duas são móveis, ou seja, você pode transportá-la para qualquer lugar. Possuem triturador e filtro que separa os resíduos triturados em função do seu tamanho. Em todas as duas versões ainda existe a possibilidade de configurar o tamanho desejado dos resíduos triturados. Veja nos vídeos do portal a demonstração da Central de Reciclagem de Resíduos Sólidos da Construção Civil nas versões Central pequena e Central Grande.

Também no setor de construção civil, existem máquinas que cortam as pecas metálicas mais grossas como vigas de ferro facilmente. Veja uma demonstração dessas máquinas, no vídeo Reciclagem – Cortadora de Metais grandes.

caminhos para o sucesso profissional, como agir para alcançar uma carreira de sucesso, sucesso na carreira frases, como alcançar o sucesso na vida, sucesso profissional definição, sucesso na carreira profissional frases, sucesso profissional redação, sucesso profissional conceito

Segredo revelado! Agora você pode saber como planejar sua carreira profissional no setor de resíduos sólidos. Vamos lá?

A reciclagem de automóveis é um negócio altamente lucrativo no setor. Em um automóvel são encontrados inúmeros produtos de alto valor agregado. O processo de reciclagem é um pouco mais complexo. Quando o veículo chega na central de reciclagem, sofre um desmonte inicial onde o máximo possível de peças que possam ser comercializadas imediatamente são separadas a mão.  Depois disso, o veículo já esta sem pneus, motor, cambio, … e pode então ser levado até um triturador. Nesse passo, a carcaça do veículo é completamente triturada em pequenos pedaços. Centrais de trituração mais modernas, já conseguem também separar o material triturado de acordo com suas características físicas. Veja no vídeo Reciclagem de Veículos como o processo funciona.

Resíduos de madeira podem ser utilizados para os mais diversos fins. Desde o seu reaproveitamento para a fabricação de móveis e artefatos como também para a fabricação de pellets e brikets que podem ser queimados para a geração de energia térmica ou elétrica. Pellets possuem uma granulação mais fina e são indicados para aquecedores domiciliares enquanto que os briketts são maiores e são usados em grandes indústrias. Sua queima gera calor para os vários processos industriais existentes como na indústria de cerâmica ou cimento. Veja no vídeo Reciclagem de Madeira o exemplo de uma máquina que faz a trituração de resíduos de madeira e sua posterior separação em função do tamanho das partes trituradas.

Além dos vídeos, veja algumas fotos da feira logo abaixo:

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

1 Comments

  • Marcus Palma
    2013-10-14 18:03

    Boa Tarde!

    Meu nome é Marcus Palma, sou Eng. Ambiental.

    Estava muito interessado na visita técnica e o curso que iria acontecer na Alemanha em novembro sobre resíduo eletrônico. Mas infelizmente não conseguiram juntar pessoas o suficiente para o curso acontecer.

    Eu vi esta reportagem sobre as feiras em Aktive Recycling e Tiefbau Live em Baden Airport. E fiquei entusiasmado, pois quero muito trabalhar com isto!

    Minha pergunta: teria como eu saber quando ocorrerá a próxima feira com assunto sobre eletroeletrônico? E teria algum outro curso disponível sobre resíduo eletrônico parecido com o que iria ocorrer em novembro junto com a câmara Brasil-Alemenha ??

    Abraço

    Marcus Palma

Add Comment