fbpx
novembro 26, 2013
1
||||| 3 |||||
3178

Reutilização de resíduos sólidos

O inciso XVIII do Art. 3° da Lei 12.305/2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos define a Reutilização de resíduos da seguinte forma:

“Processo de aproveitamento dos resíduos sólidos sem sua transformação biológica, física ou físico-química, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa;”

De acordo com o Art. 9° da Lei 12.305/2010, a reutilização de resíduos tem a terceira prioridade na gestão e gerenciamento de resíduos a ser aplicada no Brasil. Veja:

“Lei 12.305/2010 Art. 9o  Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geraçãoreduçãoreutilizaçãoreciclagemtratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos

§ 1o  Poderão ser utilizadas tecnologias visando à recuperação energética dos resíduos sólidos urbanos, desde que tenha sido comprovada sua viabilidade técnica e ambiental e com a implantação de programa de monitoramento de emissão de gases tóxicos aprovado pelo órgão ambiental. 

§ 2o  A Política Nacional de Resíduos Sólidos e as Políticas de Resíduos Sólidos dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios serão compatíveis com o disposto no caput e no § 1o deste artigo e com as demais diretrizes estabelecidas nesta Lei. “

O curso sobre Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos oferecido pelo Portal Resíduos Sólidos é hoje referência no mercado, por ter o melhor conteúdo pelo melhor preço.Para que resíduos possam ser reutilizados, a fabricação de produtos deve ter características tais que permitam uma reutilização dos mesmos sem perda significativa de sua qualidade inicial. A Reutilização de resíduos sólidos tem a finalidade de prolongar a vida útil de um produto no mercado. Produtos dessa categoria devem possuir uma indicação de quantos ciclos de produção podem atravessar sem afetar suas características principais.

Contudo, no setor alimentício para que tais produtos possam ser reutilizados se faz necessário um tratamento antes de sua reintegração no setor de produção. Esse tratamento pode ser mecânico, térmico, químico, …

Um bom exemplo de produtos reutilizáveis encontramos no setor de embalagens. Muito comumente encontrada no Brasil, as garrafas de cervejas e refrigerantes são o exemplo mais próximo dos brasileiros. A vida útil dessas garrafas fica em torno de 1 ano ou até 25 lavagens. Depois desse tempo, as mesmas precisam ser recicladas para a fabricação de novas garrafas. Esse conceito é tão eficiente para as garrafas de vidro que se tornou padrão em todo mundo.

Há alguns anos, a Alemanha estendeu esse principio para as garrafas plásticas e até mesmo alguns produtos que normalmente eram vendidos em garrafas de vidro, passaram também a ser vendidos em garrafas plásticas. Um das vantagens da garrafa plástica em relação a garrafa de vidro é o peso, que é consideravelmente inferior.

Durante muito tempo as pilhas de energia só geravam resíduos. Com o avanço da tecnologia, criou-se pilhas recarregáveis e hoje essas disputam o mercado em situação de igualdade com as pilhas comuns. Na prática significa que quanto mais pilhas recarregáveis utilizarmos, menos pilhas comuns encontraremos nos nossos lixos.

Aprenda a ter um negócio de sucesso com resíduos no Portal Resíduos SólidosResíduos da construção civil podem ser facilmente reutilizados para o mesmo fim que o original precisando somente passar por uma triagem e ser reduzido em seu tamanho.  Percebendo isso, algumas empreendedores estão ganhando com os serviços de coleta desses resíduos e depois de fracionarem os mesmos, conseguem boas somas de dinheiro com a sua venda. Um negócio que tem mostrado uma alta rentabilidade financeira também no Brasil.

Dentro do Aspecto Social, é na reutilização que encontramos um bom potencial de geração de emprego e renda para catadores de material reciclável ou reutilizável. Resíduos reutilizáveis como garrafas de bebidas ao serem devolvidas no comércio, geram capital para quem as levou até lá. Dessa forma, pessoas que normalmente não se preocupam em dar uma destinação correta para seus resíduos reutilizáveis acabam financiando o sistema e fomentando a geração de renda para milhares de pessoas que vivem justamente dessa atividade.

A existência do sistema de coleta seletiva faz com que os resíduos coletados sejam mais puros, ou em outras palavras “descontaminados”, isto é, livres de outros tipos de resíduos. A coleta seletiva pode acontecer de várias formas. Confira no vídeo abaixo, como a coleta seletiva de garrafas plásticas e latas de alumínio acontece na Alemanha.

Entenda mais sobre os conceitos definidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos brasileira (Lei 12.305/2010)

Entenda o setor de Resíduos e saiba como aproveitar as melhores oportunidades fazendo o curso “Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos” do Portal.

Gostaria de mais tópicos como esse? Clique no botão +1 do Google logo abaixo

Como se tornar um especialista na área e se destacar no mercado?

Estar preparado para uma oportunidade é um passo fundamental para alcançar o sucesso. Fazer a diferença e se destacar no mercado, esse é o nosso objetivo. O Portal Resíduos Sólidos, o maior site voltado exclusivamente para o mercado de resíduos sólidos, possui diversos cursos e conteúdos exclusivos que irá impulsionar seu conhecimento, e proporcionar uma experiência respeitada em todo segmento. Conheça a Área Vip do Portal Resíduos Sólidos, conteúdos de altíssima qualidade e com preços acessíveis, experimente nossos planos e brilhe no mercado. Explore seu potencial, seja você o protagonista da sua própria história.

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

1 Comments

Add Comment