Roteiro para a elaboração dos Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

A elaboração dos Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é fundamental não somente para garantir acesso aos recursos da União na ordem de bilhões de reais destinados ao setor, mas também como mecanismo que pode deixar as cidades atraentes a investidores locais, nacionais ou até mesmo internacionais nos diversos segmentos da industria de processamento que é o setor de resíduos sólidos.

Estaremos discutindo várias questões importantes sobre a metodologia de elaboração dos PMGIRS, as recomendações do Ministério do Meio Ambiente, as orientações técnicas e possibilidades de negócios baseados no Roteiro para a Elaboração de Planos de Resíduos Sólidos de autoria do Ministério do Meio Ambiente.

O curso de elaboração de plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos oferecido pelo Portal Resíduos Sólidos é o curso mais completo do mercadoA metodologia e a estrutura dos Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos abordadas nos próximos itens são adequadas tanto para os planos municipais como para planos intermunicipais, focados no atendimento de necessidades regionais e na construção de soluções em escala para um conjunto de municípios associados. A lei faculta-lhes esta opção, desde que atendido o conteúdo mínimo obrigatório.

As peculiaridades locais e regionais, e a capacidade de articulação dos agentes e gestores envolvidos, definirão o formato do plano de gestão, se regional ou municipal, tal como exposto na Parte 1 deste Guia.

Você quer trabalhar ou empreender no setor de resíduos mas não sabe por onde começar? Boas notícias! Não precisa fazer faculdade! Este curso foi feito pra você!

De qualquer forma, o processo participativo é imprescindível e o diálogo terá papel estratégico; o plano será mais eficiente se acontecer com envolvimento dos grupos organizados e entidades representativas dos setores econômicos e sociais de cada comunidade. Os instrumentos de participação que podem ser usados foram tratados na Parte 2 deste Guia e, entre eles, assume especial importância a organização de um Comitê Diretor, formado por representantes dos principais órgãos envolvidos, e de um Grupo de Sustentação, organismo político de participação social que deverá contar com representantes do setor público e da sociedade organizada.

Quer este Guia seja utilizado para o desenvolvimento de planos municipais ou planos intermunicipais para a gestão associada, garantir o controle social é obediência à lei e garantia da eficácia do Plano de Gestão Integrada para os Resíduos Sólidos.

Dentro deste conceito, estaremos discutindo todos os itens necessários para a elaboração dos PGIRS como mostrado abaixo:

Esse conteúdo precisa alcançar mais pessoas. Compartilhe!

Agora é a sua vez. Você acha que consegue contribuir com o conteúdo acima? Deixe seu comentário!

Não pare agora, continue lendo