fbpx
fevereiro 18, 2014
0
||||| 0 |||||
615

Roteiro para a elaboração dos Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

A elaboração dos Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é fundamental não somente para garantir acesso aos recursos da União na ordem de bilhões de reais destinados ao setor, mas também como mecanismo que pode deixar as cidades atraentes a investidores locais, nacionais ou até mesmo internacionais nos diversos segmentos da industria de processamento que é o setor de resíduos sólidos.

Estaremos discutindo várias questões importantes sobre a metodologia de elaboração dos PMGIRS, as recomendações do Ministério do Meio Ambiente, as orientações técnicas e possibilidades de negócios baseados no Roteiro para a Elaboração de Planos de Resíduos Sólidos de autoria do Ministério do Meio Ambiente.

O curso de elaboração de plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos oferecido pelo Portal Resíduos Sólidos é o curso mais completo do mercadoA metodologia e a estrutura dos Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos abordadas nos próximos itens são adequadas tanto para os planos municipais como para planos intermunicipais, focados no atendimento de necessidades regionais e na construção de soluções em escala para um conjunto de municípios associados. A lei faculta-lhes esta opção, desde que atendido o conteúdo mínimo obrigatório.

As peculiaridades locais e regionais, e a capacidade de articulação dos agentes e gestores envolvidos, definirão o formato do plano de gestão, se regional ou municipal, tal como exposto na Parte 1 deste Guia.

De qualquer forma, o processo participativo é imprescindível e o diálogo terá papel estratégico; o plano será mais eficiente se acontecer com envolvimento dos grupos organizados e entidades representativas dos setores econômicos e sociais de cada comunidade. Os instrumentos de participação que podem ser usados foram tratados na Parte 2 deste Guia e, entre eles, assume especial importância a organização de um Comitê Diretor, formado por representantes dos principais órgãos envolvidos, e de um Grupo de Sustentação, organismo político de participação social que deverá contar com representantes do setor público e da sociedade organizada.

Seu futuro depende do seu preparo. Tome a decisão que vai mudar a sua vida assim como mudou a dos nossos alunos. Matriculas abertas somente até o dia 06/05/2019!

Quer este Guia seja utilizado para o desenvolvimento de planos municipais ou planos intermunicipais para a gestão associada, garantir o controle social é obediência à lei e garantia da eficácia do Plano de Gestão Integrada para os Resíduos Sólidos.

Dentro deste conceito, estaremos discutindo todos os itens necessários para a elaboração dos PGIRS como mostrado abaixo:

Share this:
Tags:

About Gleysson B. Machado

Gleysson B. Machado

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

Add Comment