Serviço público de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos

Manejo de resíduos sólidos da limpeza urbana
Conheça como é realizado o serviço público de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos.

Qual a definição de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos? Como é composto os serviços de limpeza urbana? Como me profissionalizar para atuar nesse mercado? Conheça como aproveitar as oportunidades desse setor.

Os serviços de limpeza urbana é uma das atividades que possui um alto poder de impactar a paisagem da cidade. Quem não deseja morar em uma cidade que mantém suas ruas limpa e com exuberantes paisagem de áreas verdes? Logo nos vem em mente a sensação de paz e bem estar de um ambiente igual a esse.

Você consegue imaginar como tornar isso possível? Ambientes iguais a esse só existe quando há planejamento e efetividade na limpeza pública. Uma cidade bem cuidada é sem dúvidas o reflexo de uma equipe bem qualificada.

Quer conhecer mais sobre como aproveitar as oportunidades dos serviços de limpeza urbana? Então não perca mais tempo e venha conquistar todas as oportunidades que o mercado tem a oferecer. Conheça mais e veja COMO MONTAR UM EMPRESA DE COLETA DE LIXO URBANO e garanta seu futuro profissional.

Você quer trabalhar ou empreender no setor de resíduos mas não sabe por onde começar? Boas notícias! Não precisa fazer faculdade! Este curso foi feito pra você!

Qual a definição de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos?

A lei 11.445/07 define o que é Saneamento Básico em quatro segmentos. Dentre destes a definição de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos conforme o art. 3°, como mostrado abaixo:

Saneamento Básico: conjunto de serviços, infra-estruturas e instalações operacionais de:

  • a) abastecimento de água potável: constituído pelas atividades, infra-estruturas e instalações necessárias ao abastecimento público de água potável, desde a captação até as ligações prediais […];
  • b) esgotamento sanitário: constituído pelas atividades, infra-estruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, tratamento e disposição final adequados dos esgotos sanitários […];
  • c) limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos: conjunto de atividades, infra-estruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final do lixo doméstico. Como também do lixo originário da varrição e limpeza de logradouros e vias públicas;
  • d) drenagem e manejo das águas pluviais urbanas: conjunto de atividades, infraestruturas e instalações operacionais de drenagem urbana de águas pluviais […].

Na figura abaixo é possível visualizar melhor o conceito de Serviço público de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos de acordo com a Lei 11.445/07 brasileira:

Limpeza pública
Como o serviço de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos é definido pela Lei de Saneamento Básico?

Como é composto os serviços de limpeza urbana?

No Brasil, o Serviço público de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos é definido por Lei. De acordo com o artigo 7 da Lei 11.445/07, este serviço é composto pelas seguintes atividades:

  1. Coleta, transbordo e transporte dos resíduos relacionados na alínea c do inciso I do caput do art. 3º desta Lei;
  2. Triagem para fins de reúso ou reciclagem, de tratamento, inclusive por compostagem, e de disposição final dos resíduos […];
  3. Varrição, capina e poda de árvores em vias e logradouros públicos e outros eventuais serviços pertinentes à limpeza pública urbana.

Como me profissionalizar para atuar nesse mercado?

Ao reconhecer que a gestão adequada dos resíduos pode ser algo lucrativo, inúmeras oportunidades surgirão para quem estiver qualificado. Grande maioria dos gestores públicos são carentes dessas informações e precisam de profissionais que mostrem como fazer a coisa acontecer. Em um único município existem diversas oportunidades para quem se interessa na área. Seja do planejamento até a disposição final dos resíduos. Então não perca mais tempo e venha conquistar todas as oportunidades que o mercado tem a oferecer. Conheça mais e veja COMO MONTAR UM EMPRESA DE COLETA DE LIXO URBANO e garanta seu futuro profissional.

Texto editado em 12 de outubro de 2018, pelo Gestor Ambiental Hilquias Sabino Barros.

     

Fontes:

 

Palavras chave:

Limpeza urbana resumo; limpeza urbana significado; trabalho sobre limpeza urbana; tudo sobre limpeza urbana; cartilha de limpeza urbana; limpeza urbana pdf; qual a diferença entre limpeza urbana e residencial; importância da limpeza urbana; O que é o manejo de resíduos sólidos? O que é o gerenciamento de resíduos sólidos? O que é gestão de resíduos sólidos? O que é geração de resíduos sólidos? definição sobre serviço público de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; resíduos sólidos; coleta e manejo de resíduos sólidos; gerenciamento de resíduos sólidos urbanos; resíduos sólidos urbanos; geração de resíduos sólidos no brasil ibge; resíduos sólidos pdf; trabalho sobre limpeza urbana.

Esse conteúdo precisa alcançar mais pessoas. Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Agora é a sua vez. Você acha que consegue contribuir com o conteúdo acima? Deixe seu comentário!

Não pare agora, continue lendo

Biodigestores
Gleysson B. Machado

Biodigestor de Celulose

Os Biodigestores são centrais tecnológicas que aceleram o processo natural de decomposição da matéria orgânica na ausência de oxigênio. Os “resíduos” dessa decomposição são o

veja Mais »