fbpx
abril 28, 2020
||||| 0 |||||
111

Setor de Resíduos Sólidos: Vale a pena investir?

Por que o investimento em gerenciamento de resíduos sólidos é seguro? Existem casos de sucesso? Quais são as exigências para trabalhar com resíduos sólidos? Onde posso buscar o conhecimento necessário?

A nossa vida é cheia de crenças limitantes e o sentimento do medo está presente em muitas delas. Sentimento que nos deixa paralisado e nos impede de mudar, de crescer, de evoluir. Muitas pessoas permanecem infelizes nos empregos porque acham que não há mais tempo para mudar. Outras, permanecem onde estão por medo de mudar, não dar certo e prejudicar outras pessoas que dependem delas. 

Além disso, a crise econômica e financeira que assola o mercado de trabalho apresenta muita instabilidade, deixando todos muito inseguros. Quem trabalha para a iniciativa privada corre o risco de ter uma vida profissional muito instável por causa dessas oscilações. No entanto, há um setor do mercado onde a oferta de trabalho é estável e a concorrência ainda é baixa.

O setor de resíduos sólidos apresenta um vasto campo de oportunidades para quem quer empreender e evoluir. Isso porque a geração de resíduos sólidos é constante, com tendência a aumentar. Os profissionais que conseguem resolver esse problema com maestria são raros. Portanto as atividades de gerenciamento de resíduos sólidos é um excelente nicho de mercado para atuação. 

E sabe qual a boa notícia? O mercado tem um extenso vazio a ser preenchido e necessita de pessoas qualificadas. E você pode ser o profissional de excelência que o mercado clama! O Virapuru Training Center vai te provar porque você deve investir nessa área.

Por que o investimento em gerenciamento de resíduos sólidos é seguro? 

Presente em qualquer esfera da sociedade a geração dos resíduos sólidos está atrelada aos padrões culturais e hábitos de consumo da sociedade. O crescimento econômico e populacional aumenta o volume gerado desses resíduos e, consequentemente, aumentam os impactos provocados ao meio ambiente. 

A necessidade de buscar soluções para a destinação correta desses resíduos torna-se urgente e imprescindível. É preciso investir em tecnologias e sistemas adequados de tratamento, sendo a reciclagem uma das alternativas. Dessa forma é possível desafogar aterros sanitários, extinguir lixões a céu aberto, além de reduzir a extração de recursos naturais. Para atender a essa demanda torna-se eminente a formação de profissionais especializados em gerenciamento de resíduos. 

Então podemos pensar: para quem trabalha com resíduos, quanto maior a quantidade de lixo gerada, melhor? De forma alguma! Não há necessidade de estimular a geração de lixo. O sucesso para quem trabalha com recicláveis provém da falta de gerenciamento, ou melhor de um gerenciamento ineficiente. E o que não falta é lugar com uma alta geração de resíduos e com gerenciamento ineficiente. Basta você andar nas ruas ou mesmo observar grandes empresas e observar a disposição ou destinação inadequada desses resíduos. Se fechar os olhos pode imaginar essa cena corriqueira em nosso  dia-a-dia não é verdade?

Esse fato torna o investimento em gerenciamento de resíduos sólidos, seguro. Há muito trabalho a ser feito, pouca concorrência e empresas implorando por profissionais habilitados para lidar com esse problema. Porque não ser você esse profissional habilitado? Porque não ser você o empreendedor de sucesso no setor de resíduos sólidos?    

Existem casos de sucesso?

O mercado de resíduos sólidos ainda não está tão bem estruturado no Brasil, mas não quer dizer que não exista. Há muitas pessoas que entraram nesse setor e conseguiram ter sucesso sem experiência prévia. Um bom exemplo disso é o Wlaudemir dos Anjos.

O Wlaudemir sempre teve vontade de fazer algo pelo meio ambiente, mas não sabia por onde começar. Sem ter  experiência na área, ele procurou o curso COMÉRCIO DE RECICLÁVEIS no Virapuru Training Center. Ele se tornou um excelente aluno e consequentemente, um profissional de sucesso. Atualmente, ele abriu a sua COOPERATIVA de catadores, chamada Anjos da Sustentabilidade. Para ele, foi necessário um pequeno investimento e muita força de vontade.    

Quais são as exigências para trabalhar com resíduos sólidos? 

Começar no mercado de resíduos do zero não significa fazer as coisas de qualquer jeito. Quem teve sucesso nessa área precisou aprender muitas coisas novas, tanto na teoria quanto na prática. Trabalhar com sustentabilidade exige conhecimento. Não importa seu ponto de partida, é preciso se especializar para tornar seu negócio em um empreendimento sustentável de sucesso.

O primeiro passo para investir nessa área, é aprender a legislação da sua cidade, do seu estado e do seu país. Para quem quer expandir os negócios, a legislação internacional também é muito importante. Depois da legislação, é importante traçar a rota dos resíduos de sua cidade. Saber onde eles são gerados e para onde são destinados. Além disso, é preciso aprender a fazer negócios para comercializar os materiais.    

Onde posso buscar o conhecimento necessário?

Poucas pessoas tem acesso ao conhecimento de legislação e negócios. No Brasil, infelizmente, nem todo mundo tem acesso às universidades e pouco fala-se em cursos livres na área de resíduos. Além disso, esses lugares oferecem o conteúdo de forma rasa, tudo muito superficial.

Pensando nisso, o Virapuru Training Center disponibilizou na internet o conteúdo mais completo sobre o setor de resíduos. Nas redes sociais, há novidades sobre o assunto sendo postadas quase todos os dias. 

Considerando que existe uma grande oferta de trabalho e pouca concorrência nesse mercado, o que te impede de investir nesse sonho?    

Torne-se um profissional especializado em gerenciamento de resíduos sólidos. Entre para a comunidade da ELITE DA SUSTENTABILIDADE! Torne-se um empreendedor de sucesso, ajude ao meio ambiente, a sociedade e seja bem remunerado para isso.

Quer saber como? Clique na imagem abaixo e conheça o nosso Curso de Gestão e Gerenciamento Internacional de Resíduos Sólidos.

Share this:
Tags:

About Gleysson B. Machado

Gleysson B. Machado

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • Website
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email