Gleysson B. Machado é brasileiro, oriundo da cidade de Belém no Estado Pará. Já vive na Alemanha há mais de 17 anos. Estudou na Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt (Fachhochschule Frankfurt /University of Applied Sciences Frankfurt) onde concluiu sua faculdade e Mestrado em Engenharia Química. Concluiu sua especialização em Tecnologias de Geração de Energia com temas sobre Tecnologia Nuclear, Hidrelétricas, Energia Eólica, Células Combustível, Biodigestores, Termoelétricas em geral, Energia Solar, Petroquímica, Integrated Gasification Combined Cycle e Tecnologias de geração com hidrogênio. Sua segunda especialização envolve o estudo sobre engenharia ambiental com temas como Limpeza de Gases, Resíduos Sólidos e Tratamento de Água e Esgoto. Em sua grade extra curricular se especializou em Estudo sobre Polímeros, Engenharia dos materiais e Automação de sistemas industriais.

Gleysson Bezerra Machado
Gleysson Bezerra Machado

Depois de formado, trabalhou durante 5 anos como Instrutor Técnico na área de Engenharia Nuclear para a empresa Areva Nuclear Power GmbH, responsável entre outras pela construção da Usinas Nucleares de Angra 3 no Rio de Janeiro/Basil e Oilkiluoto na Finlândia. Suas principais funções eram:

  • Ministrar cursos de formação em nível de peritos sobre a parte convencional de usinas nucleares
  • Ministrar cursos de engenharia de sistemas e processos sobre os assuntos do circuito primário / reator nuclear e sistemas auxiliares de reatores de água pressurizada (pressurized water reactor – PWR) e reatores de água fervente (Boiling Water Reactor – BWR)
  • Autor técnico de documentação de treinamento para as centrais nucleares na parte convencional de plantas PWR e BWR
  • Coordenador de cursos técnicos de formação para funcionários internos e externos

Desde 2010 atua na área de Engenharia Ambiental com foco em Resíduos Sólidos. Durante esse tempo, coordenou a equipe da Universidade Federal Rural da Amazônia na elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para a cidade de Acará no Estado do Pará e presta os seguintes serviços de consultoria:

  • Para empresas alemães sobre o mercado brasileiro
  • Para empresas brasileiras na concepção de centrais de energias renováveis e para o tratamento de resíduos sólidos das mais variadas origens
  • Palestras para instituições de ensino
  • Elaboração de Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
  • Elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
  • Concepção de projetos de engenharia para o setor de resíduos sólidos como biodigestores, usinas de compostagem, usinas de reciclagem, tratamento de resíduos perigosos, entre outros.

Em 2013 criou o site Portal Resíduos Sólidos onde oferece informações técnicas gratuitas sobre diversas metodologias e tecnologias para o setor de resíduos, além de oferecer cursos e consultorias em parcerias com outros profissionais. Seus trabalhos já são referencias para algumas Universidades no Brasil sendo inclusive indicado pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo – CETESB como referencia no setor de Biogás.

Atualmente está fazendo dois mestrados em diferentes Universidades na Alemanha. O primeiro, com foco no agronegócio é o Mestrado em Ciências em Bioenergia e Recursos Natuarias Renováveis (M. Sc. Nachwachsende Rohrstoffe und Bioenergie) pela Universidade de Hohenheim em Stuttgart onde irá se especializar nos temas Análise da sustentabilidade de recursos renováveis vegetais (Life Cyclie Assessment), Produção ecológica de plantas energéticas e matéria prima renovável; Engenharia de convenção e separação de recursos naturais renováveis; Processos Técnológicos para o uso sustentável de recursos naturais renováveis; Gestão de empreendimentos no agronegócio; concepção,planejamento e construção de biodigestores. O segundo é o Mestrado em Engenharia de Processos Técnicos Biológicos e Ambientais pela Universidade de Ciências Aplicadas de Wiesbaden Rüsselsheim tem foco em projetos, tecnologias e comércio internacional com os temas Biotecnologia; Engenharia sanitária;  Automação na Resolução de problemas ambientais; Competência intercultural; Viabilidade econômica de projetos ambientais; Tratamento biológico de água e esgoto; Tratamento de ar poluído; Análise de solo; lençóis freáticos e ar; Gerenciamento de Resíduos Industriais; Economia Circular; Resíduos Sólidos, Tecnologia de reações biológicas, Engenharia genética, Microbiologia industrial; Down-Stream-Processing.

Atua em parceria com empresas no Brasil e na Alemanha para a concepção e implantação de projetos no setor de Resíduos Sólidos.

Este post tem 6 comentários

  1. Aguardo sua manifestação sobre o meu contato.
    Na oportunidade venho parabeniza-lo pelo curso de pós graduação na Alemanha.
    No Brasil tem muita gente competente nessa área. Mas o seu trabalho tem uma característica que o diferencia dos outros. Você viabiliza os negócios,tanto
    nos cursos como na visão dos projetos. Quando você responder eu vou informa-lo
    porque eu sugeri elaboração de projeto sob sua orientação.
    Marco.

  2. Foi uma grande alegria conhece-lo.Seu trabalho é inédito e trilha o campo da inovação.Tenho interesse nesse assunto.Estou disposto a investir.
    Como eu faço para iniciar um projeto de produção de brikets e pillets sob sua orientação,para suprir o mercado de aquecimento residencial.Para compreender o setor,devo participar do seu curso sobre essa vertente de energia.Acho esse mercado seguro e promissor e tem um perfil positivo para aplicações.
    Parabenizo pela brilhante iniciativa e envio minhas cordiais saudações.
    Marco.

  3. NEY ALBERTO BATISTA FERREIRA

    Sou de Goiania-Go graduado em Saneamento Técnico, tenho imenso interesse no estudo de resíduos e na elaboração e parceria de projetos da área, tenho um parceiro que dá Assistência Jurídica em alguns prefeituras de municípios goianos, dos quais nos temos enorme interesse, pois o não desenvolvimento desse projeto em PNRS já estamos vislumbrando transtornos futuros nesses e outros municípios.
    Como podemos avançar nos projetos, penso em fazer os seus cursos e me habilitar para ministrar os mesmos em nossa região. O que sugere ?

    No aguardo.

    Att,

    NEY ALBERTO

  4. Graduado em Tecnologia e Gestão da Produção Industrial, TCC em PNRS, Especialista em Radiologia Industrial e atualmente cursando graduação em Engenharia de Produção, tenho interesse em trabalhar no campo PNRS com consultoria para segmentos, ou construção de cursos para qualificação. Estou a disposição.
    21-96898-9419

  5. Sou de Pelotas-RS, graduado em Ciências Econômicas com MBA em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Diretor Executivo da ONG CEADI Planeta Vivo, que atua na elaboração e execução de projetos socioambientais, entre eles estudo e criação de unidades de conseervação, recuperação de áreas degradadas, trabalhamos com a reciclagem de lixo eletroeletrônicos, óleo de frituras e resíduos da construção civil e tenho imenso interesse no estudo de resíduos urbanos, na elaboração e parceria de projetos.

    atenciosamente

    Cláudio Bittencourt
    CEADI Planeta Vivo
    53 8418-6360

  6. Sou de Campo Grande-MS graduada no curso de Administração com especialização em Gestão Ambiental e Perícia Judicial Ambiental , docente na graduação e pós graduação Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande , tenho imenso interesse no estudo de resíduos e na elaboração e parceria de projetos da área.

    att

    Ana

Deixe um comentário