Teste do dia: Tratamento de Resíduos Sólidos Orgânicos

BD Automatizados na AlemanhaSeguindo os princípios ensinados pela natureza, a melhor forma de tratamento de Resíduos Sólidos orgânicos é através de um aproveitamento do processo de decomposição que toda matéria orgânica sofre normalmente.

O processo de decomposição é realizado por milhares de bactérias e dependendo do meio onde aconteça a decomposição  determinadas bactérias conseguem se sobressair a outras. Entre os fatores ou variáveis que influem na decomposição podemos citar entre outros a temperatura, a acidez (pH), umidade do ar e claro, a presença ou não de oxigênio.

Sabemos que toda tecnologia deve ser preferencialmente economicamente sustentável, então começamos aqui um jogo com as variáveis da decomposição da matéria prima visando a fabricação de algum produto que possa ser comercializado. A venda desse produto, resultado da tecnologia implantada para o tratamento de resíduos orgânicos, deve então financiar a implantação do projeto.

Quando a comercialização de produtos resultantes do tratamento tecnológico não viabilizam economicamente o empreendimento, só resta então este ser subsidiado por políticas públicas, como por exemplo a implantação de taxas de lixo.

Você quer trabalhar ou empreender no setor de resíduos mas não sabe por onde começar? Boas notícias! Não precisa fazer faculdade! Este curso foi feito pra você!

As tecnologias atuais com maior viabilidade econômica para o tratamento de resíduos sólidos orgânicos são:

Centrais de compostagem
A decomposição acontece na presença de oxigênio, também chamada de decomposição aeróbia

Centrais de biodigestores
A decomposição acontece na ausência de oxigênio, também chamada de decomposição anaerobia.

Teste do dia:

[wpsqt name=”Resíduos Sólidos Orgânicos” type=”quiz”]

Esse conteúdo precisa alcançar mais pessoas. Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Agora é a sua vez. Você acha que consegue contribuir com o conteúdo acima? Deixe seu comentário!

Não pare agora, continue lendo

Aspectos Ambientais
Gleysson B. Machado

O mercado de crédito de carbono

Durante a 3a Conferência das Partes (COP-3) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima propôs-se, no Protocolo de Quioto, a utilização de instrumentos

veja Mais »