fbpx
setembro 16, 2013
1
||||| 0 |||||
910

Usina de compostagem de Salerno na Itália

O Portal Resíduos Sólidos é especialista em soluções para resíduos sólidos

A combinação de tecnologias da Usina de compostagem e biodigestão conseguiu resolver o grande problema da destinação de resíduos orgânicos da cidade de Salerno na Itália.

O que é uma usina de compostagem? Como funciona a Usina de compostagem de Salerno na Itália? Neste exemplo prático, você aprende como combinar duas formas de tratamento de resíduos orgânicos. A biodigestão e compostagem para tratar resíduos orgânicos.

Em muitas cidades no mundo, os resíduos orgânicos são os grandes vilões do setor de resíduos. São os resíduos orgânicos que contaminam os lençóis freáticos, atraem vetores para lixões e podem causar doenças. Quando não destinados de forma correta, atraem mídia negativa e constroem um cenário de pobreza e poluição.

gerenciamento de resíduos sólidos pdf gestão de resíduos sólidos urbanos gestão de resíduos no brasil gerenciamento de resíduos industriais como é feito o gerenciamento de residuos solidos curso gestão de resíduos gerenciamento de resíduos de serviços de saúde gestão integrada de resíduos sólidos

Se você realmente deseja realizar seu sonho de trabalhar em prol do meio ambiente e ajudando milhares de pessoas, você precisa se qualificar. O Treinamento em Gerenciamento de Resíduos Sólidos é apontado por especialistas como o melhor do mercado para consultores, assessores, funcionários públicos, empresários, investidores e futuros profissionais. O conhecimento que está neste curso é a única coisa que lhe separa dos seus sonhos. Em apenas 2 meses você poderá comprovar. Quanto tempo mais você vai precisar para decidir investir no seu próprio desenvolvimento?

No mundo dos negócios, as melhores formas de ganhar dinheiro são feitos quando resolvemos os piores problemas. Na cidade de Salerno na Itália, foi possível montar um modelo de tratamento altamente lucrativo. Com a combinação de duas tecnologias, a biodigestão e a compostagem, foi possível tratar todos os resíduos orgânicos da região.

A arte de criar boas oportunidades de negócios é uma característica de profissionais em Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Através de um diagnóstico dos resíduos e um mapeamento do mercado é possível identificar grandes oportunidades. O TREINAMENTO EM GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS do Virapuru Training Center é consagrado como melhor do mercado. É o único baseado em experiências práticas e lucrativas. Além de aprender a elaborar Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, você aprende como empreender. Veja quando serão abertas novas matrículas aqui.

O que é uma usina de compostagem?

A usina de compostagem pode ser considerada o ponto final de todo o sistema de gestão de resíduos urbanos orgânicos baseado na reciclagem da matéria. Permite transformar a fração úmida do lixo, a parte orgânica dos nossos resíduos, em solo, com grande benefício para o meio ambiente e a saúde pública.

O composto é o resultado de um processo de decomposição e humificação de uma mistura de substâncias orgânicas (tais como, por exemplo, resíduos de poda, restos de alimentos, estrume, lamas ou resíduos de jardinagem como folhas e grama cortada) por macro e microrganismos em condições especiais, onde a presença de oxigênio e um equilíbrio adequado entre os elementos químicos envolvidos na transformação da matéria é fundamental.

Nos lixões, a decomposição aberta da parte úmida dos resíduos é responsável por odores nauseantes. Além disso o chorume contamina as águas subterrâneas. A implantação de usinas de compostagem pode ser considerada uma solução adequada de combate a esses odores.

Em uma estimativa geral nos domicílios italianos, a fração dos resíduos orgânicos corresponde a cerca de 30% de todos os resíduos gerados.

Como funciona a Usina de compostagem de Salerno na Itália?

Na cidade de Salerno, com 140 mil habitantes, localizada na região de Campania, existe uma usina de compostagem industrial inaugurada em abril de 2011 que serve de modelo para o país e para a Europa que consegue converter os resíduos orgânicos em composto com técnicas eficientes, práticas e de baixo custo para a comunidade.

O sistema de produção é composto pelas seguintes seções principais:

  • Seção de recepção (área de descarga de resíduos);
  • Seção de pré-tratamento (espremedura) da FORSU;
  • Seção de pré-tratamento mecânico: preparação da mistura para a fase aeróbica;
  • Seção de tratamento biológico: bio-oxidação de compostos orgânicos da espremedura em bio-celas (fase ACT – Active Composting Time);
  • Seção de digestão anaeróbica; da fracção líquida da espremedura;
  • Seção de maturação da matriz a ser compostada.

Complementando a produção de energia, foram instalados sistemas fotovoltaicos na parte superior dos depósitos.

Em janeiro de 2013, a eficiência do sistema permitiu a cidade de Salerno merecer o reconhecimento por parte da União Europeia como sendo um dos melhores sistemas de compostagem ativos na Europa e um modelo de planejamento energético moderno.

A chegada dos resíduos

Todo o material de recebido passa por um pré-tratamento para remover impurezas, que na maioria dos casos consistem de sacos de plástico onde o úmido está contido. A partir de então, a usina combina duas técnicas diferentes de tratamento, a aeróbia “compostagem” e a anaeróbia ou biodigestão.

O tratamento por biodigestão anaeróbia

Na Usina de compostagem de Salerno, os resíduos orgânicos com alta teor de umidade são prensados. A parte líquida do lixiviado é direcionada ao sistema de biodigestão.

A biodigestão anaeróbia ocorre em 3 tanques de formato cilíndrico hermeticamente fechados. O metano resultante do processo de decomposição da biomassa flui por diferença de pressão para um tanque e posteriormente é conduzido para os dois motores de combustão para a geração de energia elétrica. O sistema é calibrado para uma produção anual de 3,5 milhões de kW gerando lucros de mais de € 550.000.

O Portal Resíduos Sólidos é o maior especialista em soluções para resíduos sólidos em língua portuguesa

Desenho da Usina de Compostagem e biodigestão de Salerno na Itália

O Tratamento dos resíduos por compostagem

A parte sólida continua pela linha aeróbia e corresponde a cerca de 60% do total. Esta parte, misturada com os resíduos verdes, que no processo servem como estruturantes, madura no tempo por 90 dias, de acordo com um processo biológico de decomposição natural. Dois outros processos de triagem eliminam as impurezas adicionais até a peneiração final.

Esta usina é responsável pelo tratamento anual de 23.000 toneladas de resíduos orgânicos domiciliares e 7.000 toneladas de resíduos verdes oriundos do sistema de coleta seletiva municipal. A usina tem uma capacidade de processamento diário de cerca 72 ton de FORSU, (Fração Orgânica de Resíduos Sólidos Urbanos) e mais 22 tn de  residuos verdes.

A saída do material

A descarga do material ocorre em um ambiente controlado e despressurizado para conter a dispersão do mau cheiro. O ar, no momento da abertura das portas, é aspirado para dentro, sem o risco de contaminação externa. O ciclo de ar ocorre em um circuito fechado onde biofiltros eliminam os odores.

Como trabalhar com Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Como profissional de Gerenciamento de Resíduos você precisará dar respostas para os maiores e mais diversos problemas. Diversas empresas dos todos os setores do comércio e indústria estão interessadas em seu trabalho. Além disso, muitas vezes você pode ajudar a gestão pública a dar uma resposta sustentável para os resíduos urbanos.

Para isso, você precisa estar muito bem qualificado. Aqui a experiência profissional conta muito para você se sentir seguro. Você deve conhecer a legislação local, as tecnologias aplicáveis e o principal, como transformar problemas em lucro para investidores. O TREINAMENTO EM GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS do Virapuru Training Center é único no mercado com este propósito. Além de aprender o que você precisa para trabalhar, a experiência do autor é lhe passada na forma de bônus. É a sua chance de se destacar profissionalmente. Se você quer ganhar dinheiro gerando emprego e protegendo o meio ambiente, este treinamento é a única barreira entre você e seus sonhos.

O Virapuru Training Center é o maior especialista em energia e meio ambiente em língua portuguesa

Quando você perceber que toda a sua luta por melhor qualidade de vida para você e sua família, por reconhecimento profissional e por liberdade financeira depende única e exclusivamente do desenvolvimento de suas competências, você vai tomar a atitude certa. Os maiores sinais das gigantescas oportunidades do mercado de resíduos sólidos são as cidades com ruas sujas, rios e mares poluídos e lixo sem destinação correta. Em contraste com isso tudo, catadores reconhecem o valor de produtos nos lixões e tiram daí seu sustento. Quanto tempo mais você vai precisar para entender o que está acontecendo no planeta onde você vive?

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

1 Comments

  • Joyce F Maison
    2018-03-25 20:19

    Hello Gleysson,
    Moro em Maraú/Bahia, e a Janaina do Ecovila Piracanga foi quem falou de voce e o seu portal, que adorei, parabens. Ela disse que talvez vc viesse ao Brasil no 2do semestre, e venho realçar o convite da Janaina para vir visitar-nos em Maraú – um paraiso fragil, uma APA, um local que esta crescendo c/turismo, mas ao mesmo tempo recebendo novos moradores que vem se unindo para cuidar da preservação e conservação.
    Tenho meu filho morando em Karlsruhe, e vamos la todo ano. Estaremos la de 14 a 20/05, por acaso alguma possibiidade de nos encontrarmos ? Mas, fica aqui o convite, e pode se hospedar em nossas casas – http://www.maisonemaison.com. Aguardo sua resposta, muito obrigada pela atenção, abs, Joyce e Marcel Maison

Add Comment