fbpx
fevereiro 26, 2014
0
||||| 0 |||||
491

Usina de Reciclagem de Resíduos de equipamentos Eletroeletrônicos de Frankfurt

O Portal Resíduos Sólidos é o maior especialista em resíduos sólidos em língua portuguesa

A Usina de reciclagem de lixo eletrônico de Frankfurt na Alemanha é um empreendimento lucrativo que gera emprego e renda para desempregados da região (Foto: Gleysson B. Machado)

O que é lixo eletrônico? Como evitar o lixo eletrônico? Como descartar o lixo eletrônico? Como funciona a Usina de Reciclagem de Resíduos de equipamentos Eletroeletrônicos de Frankfurt?

O lixo eletrônico contém substâncias tóxicas cancerígenas e altamente prejudiciais à saúde humana. Em outras palavras, podem causar danos a natureza, animais e aos seres humanos. Por isso é importantíssimo a destinação ambientalmente adequada dos resíduos eletrônicos.

gerenciamento de resíduos sólidos pdf gestão de resíduos sólidos urbanos gestão de resíduos no brasil gerenciamento de resíduos industriais como é feito o gerenciamento de residuos solidos curso gestão de resíduos gerenciamento de resíduos de serviços de saúde gestão integrada de resíduos sólidos

Se você realmente deseja realizar seu sonho de trabalhar em prol do meio ambiente e ajudando milhares de pessoas, você precisa se qualificar. O Treinamento em Gerenciamento de Resíduos Sólidos é apontado por especialistas como o melhor do mercado para consultores, assessores, funcionários públicos, empresários, investidores e futuros profissionais. O conhecimento que está neste curso é a única coisa que lhe separa dos seus sonhos. Em apenas 2 meses você poderá comprovar. Quanto tempo mais você vai precisar para decidir investir no seu próprio desenvolvimento?

Dessa forma, em países como a Alemanha, a destinação correta de resíduos de equipamentos eletrônicos gera emprego e renda para desempregados. Tem-se, por exemplo, a usina de reciclagem de eletroeletrônicos de Frankfurt, na Alemanha, pode ser facilmente replicado em outros países. Contudo, devido às condições de meio, existe uma tendência muito forte de ser mais lucrativo fora da Alemanha.

Mas como fazer a reciclagem desses equipamentos? Como visualizar o que acontece de fato na Usina de Reciclagem de Resíduos de equipamentos Eletroeletrônicos de Frankfurt? Observe COMO MONTAR UMA USINA DE RECICLAGEM DE LIXO e descubra de uma vez todos os segredos do mercado. De acordo com especialistas, sem dúvidas, que este é o melhor caminho a ser percorrido para se tornar um empresário de sucesso!

O que é lixo eletrônico?

Na União Européia o lixo eletroeletrônico é definido da seguinte forma:

Diretiva 2002/96/CE do Parlamento Europeu Art. 3° b) “Resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos” ou “REEE”: os equipamentos eléctricos ou electrónicos que constituem resíduos, nos termos da alínea a) do artigo 1.o da Directiva 75/442/CEE, incluindo todos os componentes, subconjuntos e materiais consumíveis que fazem parte do produto no momento em que este é descartado;

Da mesma forma é importante conhecer a definição de Equipamentos Eletro-Eletrônicos:

Diretiva 2002/96/CE do Parlamento Europeu Art. 3° a) “Equipamentos eléctricos e electrónicos”, ou “EEE”: os equipamentos cujo adequado funcionamento depende de correntes eléctricas ou campos electromagnéticos, bem como os equipamentos para geração, transferência e medição dessas correntes e campos, pertencentes às categorias definidas no anexo I A e concebidos para utilização com uma tensão nominal não superior a 1000 V para corrente alterna e 1500 V para corrente contínua;

Como evitar o lixo eletrônico?

Os Resíduos de Equipamentos eletrônicos contêm muitas substâncias químicas tóxicas. Dessa forma, normalmente não as percebemos pelo fato de estarem fixadas por colas ou outros materiais em seus componentes. Contudo, se estes resíduos não forem destinados corretamente, podem parar em lixões a céu aberto. Já nos lixões os resíduos eletroeletrônicos podem ser danificados e assim suas substâncias tóxicas podem se diluir na água da chuva.

Após isso, tudo é possível. Tanto a contaminação dos lençóis freáticos, bem como causar câncer nos catadores de material reciclável que vivem nos lixões.

Por isso, a melhor forma de evitar o lixo eletrônico é tentando utilizar os equipamentos em toda a sua vida útil. Assim, a reutilização aqui é palavra chave! Na Alemanha por exemplo, as máquinas de vender tickets para o transporte público funciona com processadores Intel 486.

Em contrapartida, se não existir a possibilidade de reutilização dos equipamentos, o ideal é o desmonte, separação, e reutilização. Desse modo a matéria-prima pode ser utilizada na fabricação de novos materiais.

Como descartar de lixo eletrônico?

Sobretudo, devido ao fato de conterem substâncias tóxicas, o lixo eletroeletrônico só deve ser destinado a empreendimentos com licenciamento ambiental. Assim a empresa em questão, precisa provar que sabe como lidar com as substâncias desses equipamentos.

Uma outra questão é a segurança de dados de quem quer destinar computadores, celulares ou qualquer dispositivo que armazena dados. Pois, frequentemente estes dispositivos contêm informações sigilosas como fotos íntimas, documentos de empresas, entre outros. Por isso, no momento da destinação, a empresa receptora emite um certificado de responsabilização. A partir daí, se algum dado vazar e parar na internet, manchando a imagem de alguém, aí então pode ser aberto processo criminal.

Como funciona a Usina de Reciclagem de Resíduos de equipamentos Eletroeletrônicos de Frankfurt?

A Usina de Reciclagem de Resíduos de equipamentos Eletroeletrônicos de Frankfurt (REEE) na Alemanha (Recyclingzentrum Frankfurt) é história de sucesso. A usina pertence a Associação Werkstatt Frankfurt e.V que tem como objetivo principal a inclusão e integração social.  Oferece renda para desempregados de longo período que encontram dificuldade de voltar ao mercado de trabalho. Além disso, complementa o serviço de coleta de resíduos da prefeitura da cidade de Frankfurt. O empreendimento faz coleta seletiva, triagem, desmontagem e venda de peças e equipamentos usados. Dessa forma é também um importante fornecedor de matéria prima para a indústria alemã.

A usina possui 15 setores especiais de operação divididos de acordo com a etapa do processamento em que são encarregadas. Todas essas etapas estão devidamente explicadas no “Curso Online de Tecnologia de Reciclagem de resíduos eletrônicos” do Portal Resíduos Sólidos.

O serviço de coleta de lixo eletrônico

A usina dispõe de um serviço de coleta para empresas e pessoas. O serviço pode ser acionado via telefone ou por email na medida que houver necessidade.

A depender do material em questão, pode ser cobrado uma taxa para recepção, coleta ou destinação final ambientalmente adequada.

O maior conteúdo sobre a reciclagem de lixo eletronico pode ser encontrada no Portal resíduos Sólidos

A usina dispõe de Veículos próprios para prestar o serviço de coleta seletiva de lixo eletrônico em toda a região de Frankfurt/M

Oficina de reparo de equipamentos eletroeletrônicos

Equipamentos danificados de uso privado ou descartados pela população podem ser consertados e vendidos a um preço mais acessível. Para os equipamentos consertados a usina oferece garantia de até 1 ano.

Resíduos sólidos como baterias, pilhas, lâmpadas, óleos e produtos contendo amianto, uma substância cancerígena muito utilizada na fabricação de produtos da construção civil como telhas, embreagens de automóveis, revestimento e cobertura de edifícios, gessos, revestimentos a prova de fogo, entre outras, podem ser levados à usina por onde passam por um pré-tratamento antes de serem encaminhados para as indústrias de reciclagem específicas para cada um desses produtos.

Chegada de resíduos eletroeletrônicos na usina de reciclagem

Equipamentos eletroeletrônicos recém chegados são dirigidos até a recepção onde todos os equipamentos são pesados e devidamente catalogados. Após esse processo, é feito uma pré análise para verificar que equipamentos podem ou não ser consertados. Neste momento existe a primeira separação. Um grupo de equipamentos é dirigido à oficina para reparos e o outro é encaminhado para a desmontagem.

O que faz o setor de desmontagem

Ao chegar no setor de desmontagem, são retirados todos os componentes que possam conter resíduos perigosos. Estes seguem para um departamento especial onde serão tratados com os devidos cuidados estabelecidos por lei para o tratamento de resíduos perigosos.

Veja no exemplo do vídeo abaixo como um funcionário desmonta uma televisão em poucos minutos:

O que fazer com outros tipos de resíduos

Resíduos que tenham sido direcionado erroneamente para a usina que não possam sofrer tratamento no local (móveis,  resíduos da construção civil, orgânicos, …) são armazenados em contêineres e são transportados para a destinação correta pelo serviço de coleta da prefeitura.

Viabilidade Econômica da usina

A usina de reciclagem é uma associação sem fins lucrativos que trabalha em parceria com a prefeitura de Frankfurt. A parceria consiste no fato de que a usina qualifica, treina e emprega prioritariamente pessoas de baixa renda. Pessoas que estão há muito tempo desempregadas também podem participar do programa. A usina acaba funcionando como um mecanismo de reintrodução de mão de obra qualificado no mercado. Em contrapartida, a associação recebe apoio financeiro da administração pública. Da mesma forma, tem prioridade na recepção de resíduos de metal e eletroeletrônicos.

É importante considerar que na Alemanha não existem catadores de material reciclado ou reutilizável.

O recurso adquirido com a venda dos materiais separados são destinados a investimentos em maquinários e qualificação dos funcionários. Para isso, é feita a contratação de serviços de consultorias especializados na área e permitem que a associação se desenvolva gradativamente. Sua última aquisição (fev-2014) foi um equipamento de desmonte automático de equipamentos eletroeletrônicos. Este equipamento permitiu aumentar sua capacidade de processamento em mais de 10 vezes.

O caminho para a independência do negócio

A cada etapa que a associação consegue separar os resíduos de forma mais eficiente, consegue arrecadar mais. Com isso, consegue investir em equipamentos de reciclagem mais modernos e eficientes aumentando ainda mais a sua capacidade de processamento.

A medida que a associação começa a se tornar financeiramente mais independente tende a receber menos incentivos financeiros da administração pública. Esse processo continua até o momento em que a mesma se torna uma empresa financeiramente independente. Pode então se especializar ainda mais e explorar a alta lucratividade do setor de maneira mais ofensiva.

Atualmente a usina vende seus produtos para o mercado nacional alemão, europeu e internacional com destaque para a China e Coréia do Sul.

Possíveis adaptações à outros países

Os resíduos eletroeletrônicos são depois das minas, as fontes de minério mais importantes da sociedade. Além disso, oferecem matéria prima de plásticos em geral, terras raras (setor eletrônico) e substâncias químicas de alto valor.

As tecnologias de recuperação destes materiais possuem todas o mesmo objetivo. Assim sendo, independente do país onde são praticadas, a separação dos materiais é feita função de suas características físico-químicas.

Com isso, a diferença básica entre soluções na Alemanha e outros países se dá na forma de extração desses materiais. Na Alemanha são utilizados os desempregados e a população de baixa renda. No Brasil e outros países podem ser os catadores e a população de baixa renda.

Como montar sua própria recicladora de lixo eletrônico?

Se você tem acesso a esse tipo de resíduo, está na hora de pensar em ter o seu próprio negócio. Aprenda a COMO MONTAR UMA USINA DE RECICLAGEM DE LIXO e tenha acesso à tecnologia que tanto precisa.

Oportunidades para empreendedores e catadores

Para explorar este mercado no Brasil é necessário fazer um estudo de mercado e identificar as necessidades do mesmo. A partir disso, deve-se escolher a tecnologia adequada para a reciclagem dos equipamentos. Para isso, não se pode esquecer as determinações da legislação local. Igualmente importante é o manuseio correto das diversas substâncias perigosas contidas em vários tipos de equipamentos eletroeletrônicos.

Aconselha-se a elaboração de um Plano de Negócio por especialistas no setor. O Portal Resíduos Sólidos oferece esse serviço no Brasil. Para receber uma proposta, envie um email para [email protected] com informações sobre a situação atual do seu empreendimento.

Consultoria e Visitas Técnicas

Oferecemos consultoria para a concepção de projetos como os descritos aqui, desde a sua fase de confecção do Plano de Negócio.

O Portal Resíduos Sólidos organiza excursões técnicas para visitar usinas na Europa para grupos com no mínimo 5 pessoas. Entre em contato através do email [email protected] fornecendo seus dados. (telefone, nome e site da empresa, data prevista e se possível, o nome das pessoas que irão participar.)

Palavras Chave: processo de reciclagem de lixo eletrônico, empresa de reciclagem de lixo eletrônico, franquia reciclagem eletrônicos, reciclagem de lixo eletrônico no brasil, quem compra lixo eletrônico, manual de reciclagem de lixo eletrônico, reciclagem de eletrônicos sp, como montar uma empresa de reciclagem de eletrônicos

O Virapuru Training Center é o maior especialista em energia e meio ambiente em língua portuguesa

Quando você perceber que toda a sua luta por melhor qualidade de vida para você e sua família, por reconhecimento profissional e por liberdade financeira depende única e exclusivamente do desenvolvimento de suas competências, você vai tomar a atitude certa. Os maiores sinais das gigantescas oportunidades do mercado de resíduos sólidos são as cidades com ruas sujas, rios e mares poluídos e lixo sem destinação correta. Em contraste com isso tudo, catadores reconhecem o valor de produtos nos lixões e tiram daí seu sustento. Quanto tempo mais você vai precisar para entender o que está acontecendo no planeta onde você vive?

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment