fbpx
fevereiro 28, 2015
||||| 0 |||||
1163

Usinas de Reciclagem de Resíduos Eletro-Eletrônicos

O constante aumento no volume de resíduos e a busca cada vez mais intensa por matéria prima faz das Usinas de Reciclagem de Resíduos Eletro-Eletrônicos um dos melhores empreendimentos da sociedade moderna.

Para investir neste segmento, os empresários precisam ter uma noção mais completa sobre as etapas de obtenção da matéria prima assim como do pré-processamento e processamento dos resíduos e a identificação de clientes para os produtos resultantes dos vários processos de reciclagem existentes em uma recicladora de eletro-eletrônicos.

Aprenda a ter um negócio de sucesso com resíduos no Portal Resíduos SólidosA identificação das fontes geradoras, coleta e logística da geração dos resíduos em domicílios ou empresas até as recicladoras faz parte da Obtenção de Resíduos. Esta pode ser intermediada com a implantação estratégica de Ecopontos que constituem os pontos de entrega voluntária, muito comum na Europa e em fase de implementação no Brasil. A inclusão dos catadores de material reciclagem ou reutilizável em forma de mutirões e coleta domiciliar pode ajudar significativamente neste processo.

Após a coleta, os resíduos são direcionados às usinas para passarem por um processo chamada de manufatura reversa (pré-processamento), onde os mesmos passarão por alguns testes, serão desmontados e classificados de acordo com suas características físicas. Após esse processo, serão compactados e enfadados.

Materiais como plásticos, ferro, alumínio, fios e cabos podem ser transformados em matéria prima e materiais tóxicos devem passar por um tratamento especial para serem reaproveitados ou neutralizados.

caminhos para o sucesso profissional, como agir para alcançar uma carreira de sucesso, sucesso na carreira frases, como alcançar o sucesso na vida, sucesso profissional definição, sucesso na carreira profissional frases, sucesso profissional redação, sucesso profissional conceito

Segredo revelado! Agora você pode saber como planejar sua carreira profissional no setor de resíduos sólidos. Vamos lá?

Usina de Reciclagem de Resíduos de Equipamentos Eletro-Eletrônicos de Frankfurt na Alemanha (Foto: Gleysson B. Machado)

Usina de Reciclagem de Resíduos de Equipamentos Eletro-Eletrônicos de Frankfurt na Alemanha (Foto: Gleysson B. Machado)

Na total impossibilidade de processamento de materiais devido aos altos custos ou dificuldades de acesso à tecnologia, materiais como cinescópios, também conhecidos como monitores do tipo CRT (Cathodic Ray Tube), alguns tipos de bateria, lâmpadas de mercúrio, … estes produtos podem ser encaminhados para sofrerem a disposição final adequada.

As Usinas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Eletro-Eletrônicos podem ter diversos tamanhos em função do que pretendem fazer.

As Usinas de Reciclagem Pequenas ou de Separação se limitam a somente desmontar os equipamentos e separar seus componentes no intuito de comercializa-los no mercado local, regional ou nacional. Apesar de não ter uma margem de lucro tão grande, tem a vantagem de não necessitar de grandes espaços e maquinários sendo muitas vezes formadas apenas por um grupo de pessoas que fazer a separação manual das partes dos componentes eletrônicos.

Saiba tudo sobre Tecnologia de Reciclagem de Equipamentos Eletrônicos no Portal Resíduos SólidosA partir da identificação de compradores para matéria prima mais processada, as Usinas de Reciclagem Pequenas ou de Separação investem em tecnologias para a extração de matéria prima como por exemplo o cobre de fios elétricos, o policarbonato dos CDs e DVDs, o ouro das placas de circuito impresso e centenas de outros processos. Além do processo de separação, as Usinas de Reciclagem médias também costumam fazer o processamento de matérias como os polímeros com a utilização de extrusoras e trituradoras. Em sua lista de clientes estão compradores que podem estar em outros estados ou até mesmo países, de componentes eletrônicos e matéria prima secundária.

A partir das usinas médias a tendência é de especialização nas atividades que fazem e com isso temos processos específicos que envolvem alta tecnologia com investimento alto como por exemplo a reciclagem de placas de circuito impresso. Para viabilizar tais empreendimentos é necessário se trabalhar com grandes quantidades de resíduos.

Na figura abaixo é possível visualizar o processo de uma usina desta categoria:

Processamento comum de uma Pequena usina de reciclagem de resíduos de equipamentos eletro-eletrônicos

Processamento comum de uma Pequena usina de reciclagem de resíduos de equipamentos eletro-eletrônicos

 

As grandes Usinas de Reciclagem fazem grande parte ou até mesmo o processo completo de separação e reciclagem dos equipamentos eletrônicos o que pode incluir por exemplo processos tecnológicos como técnicas de derretimento, pirólise e processamento de dissolução para a obtenção de materiais mais nobres como ouro, prata e cobre. Essas usinas costumam trabalhar a nível internacional fornecendo matéria prima para grandes fabricantes de produtos em todo o planeta.

Empreendimentos no setor

Os empreendimentos no setor de reciclagem de resíduos sólidos eletrônicos podem gerar altas margens de lucro porém exigem um alto grau de conhecimento por parte dos investidores. Não somente a observação das diversas leis, normas e regulamentações especificas que rodeiam o setor de equipamentos eletro-eletrônicos, mas também a escolha correta de tecnologias e procedimentos para melhor determinar o Modelo de Negócio ideal para aquela determinada cidade ou região do país.

Todo e qualquer empreendimento no setor de resíduos sólidos deve ser muito bem planejado para garantir a lucratividade e conseguir recursos de instituições financiadoras. Além disso, a maioria desses empreendimentos necessita de Licenciamento Ambiental para obterem permissão de operação.

Recomenda-se a contratação de profissionais devidamente qualificados para a elaboração de um Plano de Negócio específico para o setor onde o investidor tem a possibilidade de decidir como começar seu investimento e ter um horizonte de crescimento tecnicamente orientado.

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email