fbpx
abril 15, 2014
7
||||| 0 |||||
5693

À Venda – Usina móvel de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil NOVA

O setor de reciclagem de resíduos da construção civil apresenta no Brasil um potencial de mercado altíssimo. Mais de 90% das cidades brasileiras ainda não possuem uma destinação correta para esses tipos de resíduos. Além disso, a Política Nacional de Resíduos Sólidos exige que as empresas que atuam no setor trabalhem de forma sustentável, evitando enviar para aterros, resíduos que possam ser reaproveitados.

Entre os motivos que faz com que o mercado de construção civil continue sua perspectiva otimista para os próximos anos estão programas federais como o Minha Casa, Minha Vida, as obras da Copa de 2014, das Olimpíadas de 2016 e do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.

Análises de mercado

O mercado relacionado com a destinação o e processamento de resíduos da construção civil encontra-se em larga expansão. Com a Política Nacional dos Resíduos Sólidos o Brasil depara-se com um novo mercado, com elevado índice de desenvolvimento. Torna-se evidente o significativo numero destes resíduos, afinal o ramo de construção, reformas e demolições tornou-se realidade neste pais em franco desenvolvimento.

Estimativa de geração de Resíduos Sólidos da Construção Civil em alguns países

Estimativa de geração de Resíduos Sólidos da Construção Civil em alguns países (Fonte: Caderno de diagnóstico do Ministério das Cidades do Brasil)

Pelo Sistema Nacional de Saneamento (SNIS) e Associação Brasileira de Empresa de Limpeza Publica e Resíduos Especiais (ABRELPE) a geração de resíduos de construção civil no Brasil é estimada em 31 milhões de tonelada ano, ficando apenas atrás dos EUA (136 milhões T/ano, Japão 99 milhões T/ano, Alemanha 79 milhões T/ano, Itália 35 milhões T/ano).

Seu futuro depende do seu preparo. Tome a decisão que vai mudar a sua vida assim como mudou a dos nossos alunos. Matriculas abertas somente até o dia 06/05/2019!

Reciclagem de Resíduos da Construção Civil

Os resíduos de construção civil são gerados na maioria das vezes nas construções ou demolições de prédios, pontes, estádios, escolas, enfim, toda e qualquer obra em uma cidade ou no campo. È importante que exista uma coleta seletiva na fonte para manter os resíduos mais puros e não deixar por exemplo que o gesso se misture com restos de cimento e dessa forma, um “contamine” o outro.

Os resíduos coletados podem então ser processados na própria fonte de geração através de uma usina de reciclagem móvel e transformados em matéria prima como areia, bica corrida, brita, pedrisco, rachão, entre outros.

Usina móvel de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil

Usina móvel de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil

Em um terceiro momento, a matéria prima poderá servir para fabricar produtos de base para a construção civil como tijolos, blocos de cimento, britas, …

A reciclagem de RCC pode acontecer em usinas de reciclagem fixas ou móveis. Entre as vantagens das usinas móveis, podemos citar:

São 59 páginas bastante ilustradas e com links para alguns vídeos exclusivos. O conteúdo do eBook abrange A biodigestão anaeróbia, Fatores que influem na produção de biogás, As fases da biodigestão anaeróbia com informações detalhadas sobre a Hidrólise, Acidogênese, Acetogênese, Metanogênese e Sulfatogênese.

  • Sua mobilidade torna o empreendimento extremamente competitivo;
  • Pode atuar em um ponto fixo ou atender grandes obras diretamente no local;
  • Diminui custos de logística e construção de fundamento de base;
  • Alta capacidade de adaptação geográfica do mercado;
  • Versões a diesel ou energia elétrica;
  • Pode ser locada completamente por empresas do setor;
  • Alta capacidade de processamento;
  • Comumente encontradas na Europa;
  • Maior custo de investimento entre os modelos.

À venda: Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil NOVA

Uma Usina de Reciclagem Móvel de Resíduos da Construção Civil – URM-RCC é composta basicamente por 3 componentes: Um caminhão do tipo Roll On Roll Off, uma Britadeira Móvel e uma Peneira Rotatória Móvel normalmente atracada como reboque no caminhão. A definicao do Modelo de Negócio é fundamental para se garantir uma lucratividade. Entenda melhor lendo o artigo Modelos de Negócio com usina de reciclagem móvel de entulhos praticado em países desenvolvidos com um mercado altamente competitivo.

A Britadeira de Mandíbula Móvel BMD RA 700/6 é extremamente compacta e fácil de transportar pesando somente 14,3 toneladas. Ao chegar em seu local de trabalho, a usina completa pode ser montada em apenas 20 minutos. Toda a usina pode ser transportada em um único caminhão. Devido a tecnologias avançadas, a usina consegue processar os resíduos e índices baixos de emissão de ruídos, poeira e gases, podendo ser instalada em regiões sensíveis a esses tipos de problemas.

Possui sistema próprio de extração de metais dos resíduos triturados assim como filtros para diferentes tamanhos de frações. Pode ser adquirida nas versões a diesel ou a energia elétrica assim como com ou sem lagarta mecânica. Através de um controle remoto é possível inicializar ou parar a operação assim como conduzir a usina para o local desejado.

Medidas da usina móvel de reciclagem de resíduos da construção civil

Medidas da usina móvel de reciclagem de resíduos da construção civil

A usina móvel permite a escolha da fração desejada para o granulamento e consegue processar resíduos com dimensões de até 650×450 mm. A capacidade de processamento varia em função do tamanho da fração. Para frações de 0 até 45 mm a capacidade de processamento é até 40 ton/h. De 0 a 80 mm, chega até a 70 ton/h.

Apesar de possuir uma mecânica simples, a empresa oferece garantia de 12 meses contra defeitos de fabricação. Veja no vídeo abaixo um pouco mais sobre o funcionamento desta incrível usina móvel de reciclagem de resíduos sólidos da construção civil.

Qualificação e Treinamento para a operação e manutenção básica

O Portal Resíduos Sólidos oferece qualificação e treinamento para a operação e manutenção básica para esta usina.

Lucratividade e Renda Bruta estimada

O modelo de negócio mais simples para este setor é o processamento de resíduos da construção civil para a produção de produtos como areia, brita, pedrisco, rachão ou bica corrida. Na tabela abaixo você pode conferir os preços praticados para esses produtos e a renda bruta mensal estimada para um projeto que processe e comercialize 200 ton de RCC por dia gerando produtos com percentual específico. Confira:

Demonstração da renda bruta mensal para processamento e comercialização de resíduos sólidos da construção civil

Demonstração da renda bruta mensal para processamento e comercialização de resíduos sólidos da construção civil

Assessoria do Portal Resíduos Sólidos

Entre no negócio de reciclagem de resíduos da construção civil com a assessoria do time de especialistas e tenha a certeza de fazer um negócio seguro e lucrativo.

Receba seu orçamento personalizado enviando um email para [email protected] e informando a cidade onde você pretende montar o seu negócio de reciclagem de resíduos da construção civil. A usina se encontra na Alemanha e já enviaremos um orçamento com todos os custos de transporte.

Confira mais imagens da usina

Share this:
Tags:

About Gleysson B. Machado

Gleysson B. Machado

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

7 Comments

Add Comment