fbpx
setembro 25, 2013
0
||||| 0 |||||
160

Vestindo borras de café

Diariamente milhares de toneladas de borras de café vão parar no lixo. O que poucas pessoas sabem é que essas borras contem um material muito valioso e que muitas empresas já estão usando na fabricação de produtos como camisas de jogadores de futebol, tapetes e briquetes.

No inicio do século a empresa tailandesa de indústria têxtil Singtex Industrial estava a beira da falência. Isso porque todas as vezes que eles desenvolviam um produto novo, seus concorrentes asiáticos copiavam a ideia e vendiam um produto similar mais barato. Hoje o empresário Jason Chen se lembra deste fato com muita alegria pois depois que resolver inovar seus concorrentes ficaram para trás.

O segredo do seu sucesso ficou muito tempo guardado em lugar seguro, mas depois de devidamente patenteado, o empresário pode contar.

Um certo dia, ao tomar café com sua esposa em uma das lojas da Starbucks, sua esposa lembrou de uma antiga receita que borras de café retiram todo o odor de onde estão. Se colocar em uma geladeira onde algum alimento esteja estragado, a borra suga todo o mal cheiro. O mesmo se aplica a odor de cigarro e suor. Imediatamente o empresário pensou que talvez pudesse utilizar essa característica do café em suas confecções. Então procurou saber se já existia alguma patente relativa a essa técnica. Ficou extremamente feliz ao saber que ele era o primeiro a observar o fato.

A partir disso iniciou estudos científicos para analisar como e em que percentagem poderia utilizar as borras de café na fabricação de suas confecções. Hoje, utiliza cerca de 5% de borras de café em cada um dos seus produtos. O resultado foram roupas que conseguem absorver grande a maior parte dos odores transpirados em seus modelos de roupas. Com essa técnica, deixou seus concorrentes para traz e hoje ocupa uma faixa muito tranquila no mercado.

Vídeo Aulas com conteúdo exclusivo. Faça sua assinatura agora mesmo.

Depois disso, diversas outras empresas começaram a testar e utilizar as borras de café em seus produtos afim de retirar o mal cheiro. Outras empresas vão mais alem e estudam os tipos de teriasas primas que poderiam ser retiradas desta fonte quase inesgotável de matéria prima que é o lixo. Exemplos de grande empresas que utilizam este método é a Nestle, Swiss Biochar, Berliner Gründung Chidos Mushrooms, entre outras.

Aprenda a ter um negócio de sucesso com resíduos no Portal Resíduos SólidosNo caso do café, a fonte de matéria prima parece quase inesgotável. Em 2012 foram produzidas cerca de 8,5 milhões de toneladas de grãos de café no mundo. Desse total, somente 0,2% vão parar nas xícaras de café. O restante, ou seja, 99,8% vão parar no lixo.

Também é conhecido que as borras de café são extremamente interessante para centrais de compostagem, haja visto que atraem minhocas. Com isso, o composto orgânico fica menos denso e permite a melhor circulação de ar, fator decisivo para a melhoria de sua qualidade.

A melhor maneira de identificar o modelo de negócio ideal com viabilidade econômica é através da elaboração de um Plano de Negócios especifico por profissionais competentes. O Portal Resíduos Sólidos oferece esse serviço para os mais diversos negócios do setor de resíduos. Para saber mais, entre em contato por email ([email protected]).

Como se tornar um especialista na área e se destacar no mercado?

Estar preparado para uma oportunidade é um passo fundamental para alcançar o sucesso. Fazer a diferença e se destacar no mercado, esse é o nosso objetivo. O Portal Resíduos Sólidos, o maior site voltado exclusivamente para o mercado de resíduos sólidos, possui diversos cursos e conteúdos exclusivos que irá impulsionar seu conhecimento, e proporcionar uma experiência respeitada em todo segmento. Conheça a Área Vip do Portal Resíduos Sólidos, conteúdos de altíssima qualidade e com preços acessíveis, experimente nossos planos e brilhe no mercado. Explore seu potencial, seja você o protagonista da sua própria história.

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

Add Comment