Workshop em Gravimetria de Resíduos no lixão de Juazeiro do Norte-CE

Em virtude dos trabalhos para a elaboração do diagnóstico dos resíduos, foi realizado no dia 11/07/2016 o Workshop em Gravimetria de Resíduos no lixão de Juazeiro do Norte-CE. O Workshop foi oferecido pela empresa Pratica Projetos e Consultoria Ltda e coordenado pelo Prof. Gleysson B. Machado e contou com a presença de todos os alunos do curso de Diagnóstico de Resíduos Sólidos – Gravimetria.

A visita ao local de destinação final de resíduos denominado de aterro controlado municipal teve como objetivo realizar levantamento gravimétrico dos RSU – Resíduos Sólidos Urbanos gerados no município e realizar workshop de treinamento com os alunos voluntários no projeto de Levantamento Gravimétrico de Resíduos de Juazeiro do Norte-CE.

A Gravimetria dos resíduos é fundamental para se entender qualquer atividade no setor de resíduos sólidos. O Portal resíduos Sólidos é o mais completo em análises gravimétricasO aterro controlado de Juazeiro do Norte- CE está localizado a margem da rodovia CE-060, no trecho que liga os municípios de Juazeiro do Norte e Caririaçu-CE, situado na coordenada geográfica com latitude   7° 9’19.72″ sul e longitude  39°18’39.65″ oeste.

O lixão de Juazeiro do Norte foi transformado em um aterro controlado. As imagens de satélite retiradas do software Google Earth a seguir mostram o crescimento da área de depósito de resíduos, em um recorte temporal de 2001 a 2014, enquanto o local de destinação final ainda era denominado lixão.

Aprenda a quantificar e classificar os resíduos de acordo com a Lista Europeia dos Resíduos e da ABNT NBR 10004/2004.
Imagem 551 Jul. 14 15.00
Imagem de satélite ilustrando a expansão territorial do lixão de Juazeiro do Norte-CE. Em A:  22/05/2001 não havia registro de depósito de resíduo; B: em 11/07/2004, C: em 22/08/2009 e D: em 23/08/2014 a expansão territorial do lixão.

A Imagem a seguir ilustra a área do local de depósito de resíduos atual, datada de 27/04/2016, denominada aterro controlado.

Imagem 552 Jul. 14 15.00
Imagem de satélite, datada de 27/04/2016, ilustrando a área ocupada pelo aterro controlado de Juazeiro do Norte-CE.

O aterro controlado apresentava um número significativo de catadores trabalhando, sem EPIs adequados, e com presença de muitos animais como: cachorros, urubus e garças. Havia pouco fluxo de carros de coleta pública. Durante o período de tempo que passamos no local observamos apenas dois carros compactadores coletores de RSU – Resíduos Sólidos Urbanos.

Observou-se a presença de queimadas em alguns pontos espalhados em todo território do aterro. Em algumas áreas, resíduos cobertos de areia e cal, este é um procedimento comum em aterros no país.

Lixão de Juazeiro do Norte no Ceará
Lixão de Juazeiro do Norte no Ceará

Metodologia aplicada

A metodologia adotada para o desenvolvimento dessa pesquisa consiste no levantamento de dados in loco (no local) no aterro controlado através da realização da  gravimetria dos resíduos sólidos gerados no município.

        Resumidamente, o método consiste em:

  1. Identificar um raio de aproximadamente 5m²;
  2. Homogenizar os resíduos;
  3. Realizar o quarteamento até chegar em uma amostra com volume acessível para trabalhar contanto que as características da massa total sejam preservadas e representada pela amostra selecionada;
  4. Realizar a pesagem e medição de volume da amostra total;
  5. Realizar a separação dos tipos de resíduos para serem pesados e calculado o volume separadamente;
  6. Durante todo esse processo faz-se necessário anotar os dados, registrar o passo a passo com fotos e anotar as observações;
  7. A visita no lixão foi feita com os três grupos do projeto de gravimetria com horário de chegada as 16h00min e saída 18h00min;
  8. Todo o processo foi acompanhado pelo professor Gleysson Machado, que passou as orientações necessárias durante todo o processo de levantamento gravimétrico.

Dessa forma todos os integrantes das equipes puderam aplicar os conhecimentos previamente adquiridos no curso, também tiveram a oportunidade de vivenciarem na prática as considerações a serem feitas na aplicação da gravimetria dos resíduos sólidos em um aterro.

 

Esse conteúdo precisa alcançar mais pessoas. Compartilhe!

Agora é a sua vez. Você acha que consegue contribuir com o conteúdo acima? Deixe seu comentário!

Não pare agora, continue lendo

O Portal Resíduos Sólidos é o maior especialista em lixo disponível em língua portuguesa
Aspectos Legais
Gleysson B. Machado

Lixo e Rejeito

O que é lixo? O que é rejeito? Qual a diferença entre lixo e rejeito? Existe uma diferença grande entre esses termos. Você saberia explicar

veja Mais »
Aspectos Ambientais
Gleysson B. Machado

O mercado de crédito de carbono

Durante a 3a Conferência das Partes (COP-3) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima propôs-se, no Protocolo de Quioto, a utilização de instrumentos

veja Mais »