fbpx
julho 14, 2016
||||| 0 |||||
330

Workshop em Gravimetria de Resíduos no lixão de Juazeiro do Norte-CE

Em virtude dos trabalhos para a elaboração do diagnóstico dos resíduos, foi realizado no dia 11/07/2016 o Workshop em Gravimetria de Resíduos no lixão de Juazeiro do Norte-CE. O Workshop foi oferecido pela empresa Pratica Projetos e Consultoria Ltda e coordenado pelo Prof. Gleysson B. Machado e contou com a presença de todos os alunos do curso de Diagnóstico de Resíduos Sólidos – Gravimetria.

A visita ao local de destinação final de resíduos denominado de aterro controlado municipal teve como objetivo realizar levantamento gravimétrico dos RSU – Resíduos Sólidos Urbanos gerados no município e realizar workshop de treinamento com os alunos voluntários no projeto de Levantamento Gravimétrico de Resíduos de Juazeiro do Norte-CE.

A Gravimetria dos resíduos é fundamental para se entender qualquer atividade no setor de resíduos sólidos. O Portal resíduos Sólidos é o mais completo em análises gravimétricasO aterro controlado de Juazeiro do Norte- CE está localizado a margem da rodovia CE-060, no trecho que liga os municípios de Juazeiro do Norte e Caririaçu-CE, situado na coordenada geográfica com latitude   7° 9’19.72″ sul e longitude  39°18’39.65″ oeste.

gerenciamento de resíduos sólidos pdf gestão de resíduos sólidos urbanos gestão de resíduos no brasil gerenciamento de resíduos industriais como é feito o gerenciamento de residuos solidos curso gestão de resíduos gerenciamento de resíduos de serviços de saúde gestão integrada de resíduos sólidos

Se você realmente deseja realizar seu sonho de trabalhar em prol do meio ambiente e ajudando milhares de pessoas, você precisa se qualificar. O Treinamento em Gerenciamento de Resíduos Sólidos é apontado por especialistas como o melhor do mercado para consultores, assessores, funcionários públicos, empresários, investidores e futuros profissionais. O conhecimento que está neste curso é a única coisa que lhe separa dos seus sonhos. Em apenas 2 meses você poderá comprovar. Quanto tempo mais você vai precisar para decidir investir no seu próprio desenvolvimento?

O lixão de Juazeiro do Norte foi transformado em um aterro controlado. As imagens de satélite retiradas do software Google Earth a seguir mostram o crescimento da área de depósito de resíduos, em um recorte temporal de 2001 a 2014, enquanto o local de destinação final ainda era denominado lixão.

Imagem 551 Jul. 14 15.00

Imagem de satélite ilustrando a expansão territorial do lixão de Juazeiro do Norte-CE. Em A:  22/05/2001 não havia registro de depósito de resíduo; B: em 11/07/2004, C: em 22/08/2009 e D: em 23/08/2014 a expansão territorial do lixão.

A Imagem a seguir ilustra a área do local de depósito de resíduos atual, datada de 27/04/2016, denominada aterro controlado.

Imagem 552 Jul. 14 15.00

Imagem de satélite, datada de 27/04/2016, ilustrando a área ocupada pelo aterro controlado de Juazeiro do Norte-CE.

O aterro controlado apresentava um número significativo de catadores trabalhando, sem EPIs adequados, e com presença de muitos animais como: cachorros, urubus e garças. Havia pouco fluxo de carros de coleta pública. Durante o período de tempo que passamos no local observamos apenas dois carros compactadores coletores de RSU – Resíduos Sólidos Urbanos.

Observou-se a presença de queimadas em alguns pontos espalhados em todo território do aterro. Em algumas áreas, resíduos cobertos de areia e cal, este é um procedimento comum em aterros no país.

Lixão de Juazeiro do Norte no Ceará

Lixão de Juazeiro do Norte no Ceará

Metodologia aplicada

A metodologia adotada para o desenvolvimento dessa pesquisa consiste no levantamento de dados in loco (no local) no aterro controlado através da realização da  gravimetria dos resíduos sólidos gerados no município.

        Resumidamente, o método consiste em:

  1. Identificar um raio de aproximadamente 5m²;
  2. Homogenizar os resíduos;
  3. Realizar o quarteamento até chegar em uma amostra com volume acessível para trabalhar contanto que as características da massa total sejam preservadas e representada pela amostra selecionada;
  4. Realizar a pesagem e medição de volume da amostra total;
  5. Realizar a separação dos tipos de resíduos para serem pesados e calculado o volume separadamente;
  6. Durante todo esse processo faz-se necessário anotar os dados, registrar o passo a passo com fotos e anotar as observações;
  7. A visita no lixão foi feita com os três grupos do projeto de gravimetria com horário de chegada as 16h00min e saída 18h00min;
  8. Todo o processo foi acompanhado pelo professor Gleysson Machado, que passou as orientações necessárias durante todo o processo de levantamento gravimétrico.

Dessa forma todos os integrantes das equipes puderam aplicar os conhecimentos previamente adquiridos no curso, também tiveram a oportunidade de vivenciarem na prática as considerações a serem feitas na aplicação da gravimetria dos resíduos sólidos em um aterro.

 

O Virapuru Training Center é o maior especialista em energia e meio ambiente em língua portuguesa

Quando você perceber que toda a sua luta por melhor qualidade de vida para você e sua família, por reconhecimento profissional e por liberdade financeira depende única e exclusivamente do desenvolvimento de suas competências, você vai tomar a atitude certa. Os maiores sinais das gigantescas oportunidades do mercado de resíduos sólidos são as cidades com ruas sujas, rios e mares poluídos e lixo sem destinação correta. Em contraste com isso tudo, catadores reconhecem o valor de produtos nos lixões e tiram daí seu sustento. Quanto tempo mais você vai precisar para entender o que está acontecendo no planeta onde você vive?

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email