Qual a destinação final dos resíduos? Qual o diagnóstico do sistema de coleta? Qual a gravimetria estimada dos resíduos sólidos da cidade de Americana-SP?
A Política Nacional de Resíduos Sólidos diz claramente como deve ser a aplicação de soluções aos resíduos sólidos no Brasil. O texto prega uma coisa, mas a realidade em alguns dos municípios brasileiros se mostra totalmente o inverso do esperado. O que mais se vê é a manutenção e ampliação de lixões que contaminam profundamente meio natural. Além do risco de acidentes e da contração de doenças por parte dos catadores, enfim um caos social e ambiental. A pergunta que não quer calar: Como tirar essas soluções do papel e mudar as realidades dos municípios brasileiros?
Em primeiro lugar, vem a busca frenética pelo conhecimento e a especialização profunda por parte dos consultores ambientais. Em seguida, nós consultores, devemos despertar nos gestores públicos o tato para perceber o mercado de resíduos sólidos no município. Essa é a parte mais difícil, então vou te dar uma dica quente…Os caminhos para se alcançar tal meta vem através do mapeamento do mercado local aliado ao estudo gravimétrico dos resíduos.
“Se você quer manter limpa a sua cidade, comece varrendo diante de sua casa.” Provérbio Chinês
Você já imaginou ser visto como um dos responsáveis pela transformação econômica, social e ambiental na sua cidade? Descubra como realizar DIAGNÓSTICOS DOS RESÍDUOS SÓLIDOS (GRAVIMETRIA) e tenha seu nome escrito na história do seu município. Leia mais adiante a história do Lucca Ceribelli que fez a Gravimetria do Município de Americana, interior de São Paulo.
Conheça o município de Americana/SP.
Americana é um município da Região Metropolitana de Campinas, no Estado de São Paulo, com população de 212.971 habitantes. É o 34° município mais populoso do Estado, possui área de 133.630 km² e distante 126 km da capital.
A estação de Santa Bárbara, como se chamava no início, teve sua inauguração em 27 de agosto de 1875. A imigração norte americana, a partir de 1865, marca um período de desenvolvimento no campo da agricultura. Principalmente com o aprimoramento do cultivo do algodão, da educação e em atividades médicas e odontológicas. Além do mais os imigrantes italianos (1887) muito colaboraram nos serviços da lavoura, e posteriormente na indústria têxtil. Construíram também a 1ª Igreja de Americana em meados de 1896 (IBGE).