PORTAL RESÍDUOS SÓLIDOS – RETROSPECTIVA 2013

O Portal Resíduos Sólidos é uma ferramenta essencial para disseminar conhecimento sobre gestão de resíduos e promover práticas sustentáveis em diversas áreas.
Portal Resíduos Sólidos - Retrospectiva no ano 2013, ano de criação do Portal.

COMPARTILHE

Portal Resíduos Sólidos. Nosso planeta passa por uma época decisiva. É que historicamente a humanidade nunca se preocupou com os impactos ambientais do nosso desenvolvimento e ao se desenvolver, fez uso de todo e qualquer recurso natural sem levar em consideração as questões ambientais. Esse comportamento culminou na contaminação das águas dos rios e mares, ar e terra e consequentemente da proliferação de doenças pela humanidade e até mesmo exterminação de animais. Somente observando os estragos, percebemos que temos responsabilidade pela saúde do planeta e na pior das hipóteses na opinião de muitos críticos, podemos ate mesmo ser responsáveis pela destruição da vida na terra. Descobrimos a responsabilidade ambiental.

O desenvolvimento de tecnologias cada vez mais eficientes nos mostrou que somos capazes de produzir em quantidades jamais imaginadas e nos da a sensação de que tudo é possível. Industrias de automóveis trabalham 24 hs por dia e já não empregam mais tantas pessoas como antes. O trabalho das maquinas tende a perfeição e em muitos casos, é melhor que elas estejam ativas. Porém, para comprar os produtos fabricados é preciso que as pessoas tenham uma possibilidade de obter renda, normalmente garantida através de um emprego. A experiência nos mostra que produzir em grande escala sem gerar emprego leva a miséria em qualquer lugar onde esse principio for aplicado sem limitações. Descobrimos a responsabilidade social.

A lucratividade dos empreendimentos que sempre foi o mais importante agora precisava entender e levar em consideração a responsabilidade ambiental e social. Nasce o conceito de “desenvolvimento sustentável” que se divide em pelo menos duas categorias: A produção e o Consumo sustentável. O Portal Resíduos Sólidos é uma ferramenta essencial para disseminar conhecimento sobre gestão de resíduos e promover práticas sustentáveis em diversas áreas.

Os desafios do Portal Resíduos Sólidos

A produção sustentável, os empreendedores unem os eixos econômicos, sociais e ambientais, já no consumo sustentável, o consumidor determina que empresas irão sobreviver em um mercado global através da escolha dos produtos que compra. O consumo sustentável já é uma realidade em países desenvolvidos e hoje, as empresas precisam provar a origem de seus produtos assim como precisam abrir suas portas para mostrar como produzem. A troca de informações quase instantânea e cada vez mais independente com a inclusão da internet aumenta a pressão sobre todos.

O Portal Resíduos Sólidos estimula a troca de experiências entre profissionais e instituições, promovendo a colaboração e a busca por soluções inovadoras.
O Portal Resíduos Sólidos começa como uma missão de vida. A missão de trabalhar pelo desenvolvimentos sustentável no Brasil. Rapidamente percebi que essa missão tem demanda global. Na minha primeira viagem à feira de Leipzig, percebi a grandeza do setor de resíduos sólidos.

O nome da área é “Economia Circular. Essa ciência se preocupa em aplicar na pratica os princípios da produção e consumo sustentável e é incrivelmente abrangente. O objetivo é desenvolver produtos de tal forma que esses, quando se transformarem em resíduos sejam reaproveitados de alguma forma e evitem que qualquer tipo de resíduo seja destinado a disposição final, mesmo que esta seja ambientalmente adequada. Para ser ambientalmente correta, a economia circular precisa ter como horizonte o chamado “lixo Zero. Essa ciência declara “guerra” aos aterros sanitários e lembra que o ser humano é o único animal do planeta que produz “lixo” durante sua vida.

Através do Portal Resíduos Sólidos, é possível acessar normas e legislações atualizadas, facilitando o cumprimento das exigências legais relacionadas ao setor.

As oportunidades no Brasil

O Brasil entendeu esse conceito no dia 02 de agosto de 2010, o então presidente Luis Inácio Lula da Silva sanciona a Lei que é um verdadeiro marco na historia do país, a Lei 12.305 também conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos.

“A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes para a gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos, as responsabilidades dos geradores, do poder público, e dos consumidores, bem como os instrumentos econômicos aplicáveis. Ela consagra um longo processo de amadurecimento de conceitos: princípios como o da prevenção e precaução, do poluidor-pagador, da ecoeficiência, da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto, do reconhecimento do resíduo como bem econômico e de valor social, do direito à informação e ao controle social, entre outros.” Ministério do Meio Ambiente brasileiro

Através do Portal Resíduos Sólidos, é possível encontrar informações sobre tecnologias e equipamentos avançados para o tratamento de resíduos, impulsionando a modernização do setor.
O Portal Resíduos Sólidos estimula a troca de experiências entre profissionais e instituições, promovendo a colaboração e a busca por soluções inovadoras. (Foto: Gleysson B Machado)

O cenário brasileiro mostrava que existia muito desinformação a respeito de soluções técnicas para o  setor e devido a isso, soluções muitas vezes mirabolantes eram apresentadas como a esperança final para uma questão ate então tratada como problema nacional.

A plataforma do Portal Resíduos Sólidos facilita o acesso a boas práticas e casos de sucesso, inspirando iniciativas sustentáveis em diversas regiões.

Os objetivos do Portal Resíduos Sólidos

No dia 31 de marco de 2013 nasce o projeto do Portal Resíduos Sólidos com o objetivo maior de trazer informação sobre metodologias e tecnologias mundo afora e aproximar os profissionais de um mercado que deve ter uma demanda explosiva em 2014. O conteúdo do Portal Resíduos Sólidos abrange diferentes temas, como reciclagem, logística reversa, compostagem, tratamento de efluentes, entre outros, tornando-se um guia completo para a gestão de resíduos.

Através de informações antes privilegiadas mas distribuídas de forma gratuita pelo Portal, demonstramos como transformar a PNRS em realidade no país alcançando o desenvolvimento sustentável desejado por todos e desperta audiência em todo o país comprovada através do crescimento rápido de sua comunidade em sua página no facebook que hoje, depois de apenas 8 meses já conta com 5.986 pessoas altamente envolvidas e interessadas pelo tema e deve terminar o ano com mais de 6.000 pessoas. Diversos foram os emails recebidos e respondidos para um publico que inclui universitários, professores, empresários, interessados, … em todo o país. O crescimento de interessados no portal já tem como consequência a contratação de estagiário para janeiro de 2014 e promete crescer no decorrer do ano.

A criação de uma plataforma de qualificação online foi uma consequência natural. Seguindo o principio de unificação de profissionais qualificados, o portal já conta com uma equipe de professores brasileiros e estrangeiros com domínio do idioma que através dos cursos online já qualificaram mais de 400 pessoas no Brasil. Parcerias com institutos no Brasil e no exterior estão sendo discutidas e a nossa Escola Técnica Virtual promete crescer muito em 2014 com cursos em muitas áreas onde o conhecimento ainda é inexistente no país, principalmente nas áreas de biogás e tecnologias de reciclagem e tratamento de resíduos sólidos.

Nossa equipe

Os professores do Portal Resíduos Sólidos fazem parte de uma equipe que hoje também trabalha com consultoria e ministram palestras além de criarem cursos online. Apesar do pouco tempo no mercado, vamos fechar o ano com a experiência de ter elaborado na prática Planos de Negócios para empreendimentos como usinas de reciclagem de resíduos sólidos da construção civil, eletrônicos, madeira e também biodigestores. Todos os Planos de Negócios confrontam soluções encontradas no Brasil e em países como a Alemanha e apontam possíveis modelos de negócios com suas respectivas lucratividades onde o próprio contratante é quem decide o caminho a ser tomado. Vamos começar 2014 também com trabalhos de consultoria para a elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para empresas de diferentes nichos e a tendência é um rápido crescimento a partir de janeiro de 2014.

A divulgação de estudos e pesquisas científicas no Portal Resíduos Sólidos contribui para o avanço do conhecimento e o aprimoramento das práticas de gestão.
E foi assim que eu comecei a buscar as maiores referências em metodologias e tecnologias para o setor de resíduos sólidos. E foi aí que eu me encantei. (Foto: Gleysson B Machado)

O crescimento do nosso time aliado as parcerias com empresas brasileiras e alemães no permite dar o próximo passo: A construção de centrais com tecnologias de ponta para o tratamento de qualquer tipo de resíduo por todo o país.

Neste sentido, o Portal Resíduos Sólidos comemora junto com vocês esse ano vitorioso de 2013. Aproveitamos para agradecer a todos pela enorme audiência que temos tido não só no Brasil mas também em Angola, Moçambique, Portugal, América do Sul, Espanha e muitos outros países. Lembramos que temos uma política de relacionamento muito aberta com nossos leitores e convidamos a todos a fazer parte desse time vencedor através das diversas possibilidades divulgadas aqui.

Desejamos a todos um natal muito feliz cheio de alegrias e claro, muitos presentes. Sabemos que este é um momento familiar e espiritual muito importante para a humanidade. Aproveite para perdoar, praticar o amor e fazer novos amigos.

Feliz Natal

2014 será um ano diferenciado no Brasil. Grandes eventos como a Copa do mundo de futebol aliado a vencimentos de prazos como o fim dos lixões devem gerar muito emprego e renda no país. Aproveite para planejar seu ano de 2014 agora, trace metas e esteja preparado para as oportunidades, afinal de contas como já dizia um sábio, “Sorte é quando preparo encontra oportunidade”

Feliz ano novo

Equipe do Portal Resíduos Sólidos 

Picture of Gleysson B. Machado

Gleysson B. Machado

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios
Agora é a sua vez. Você acha que consegue contribuir com o conteúdo acima? Deixe seu comentário!

NOSSOS CURSOS

LEIA TAMBÉM

Em Angola, a gestão de resíduos sólidos enfrenta desafios significativos. Com urbanização rápida, lixões a céu aberto e falta de infraestrutura adequada, a poluição ambiental e os riscos à saúde pública são preocupantes. A necessidade de políticas eficazes e infraestrutura de reciclagem é urgente.
Aspectos Legais
Gleysson B. Machado

RESÍDUOS SÓLIDOS EM ANGOLA EM 2023

Desenvolvimento histórico do setor de resíduos em Angola. Como a poluição causada por resíduos sólidos está afetando o meio ambiente e a saúde pública em Angola? Quais são as oportunidades para reduzir a geração de resíduos sólidos em Angola? Quais são as oportunidades para valorizar os resíduos sólidos em Angola?

veja Mais »
Resíduos orgânicos: Restos de alimentos e podas de jardim são comuns na administração pública, exigindo compostagem para redução de impactos ambientais.
Aspectos Ambientais
Gleysson B. Machado

PRINCIPAIS RESÍDUOS GERADOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Quais são os principais resíduos gerados na administração pública? Como fazer a gestão adequada dos resíduos gerados na administração pública? Quais são as melhores práticas para a destinação ambientalmente adequada dos resíduos na administração pública? Quais são as políticas públicas e legislações relacionadas aos resíduos na administração pública? Quais são as soluções inovadoras e sustentáveis para reduzir a geração de resíduos na administração pública?

veja Mais »