agosto 14, 2015
2
||||| 0 |||||
1670

Gerenciamento de Resíduos Sólidos

O Portal Resíduos Sólidos é o maior especialista do setor em língua portuguesa

O Gerenciamento de Residuos Solidos se tornou algo extremamente importante no Brasil a partir da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A demanda por profissionais qualificados aumentou de forma exponencial.

O que são resíduos sólidos? O que é o gerenciamento de resíduos sólidos? O que é o manejo de resíduos sólidos? O que é o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos? Talvez o maior problema de todas as sociedades, modernas ou não, é a poluição ambiental. Toda atividade humana gera resíduos, assim, existe demanda em todo o planeta por soluções ambientais.

O grande desafio para o desenvolvimento deste setor é a viabilização econômica dos projetos, já que tecnologia temos de sobra. Onde existe mão de obra especializada, existe também um mercado desenvolvido. Isso é o que emprega muitas pessoas e garante lucro para seus investidores. Tudo isso, sem esquecer a proteção ambiental.

Não preciso dizer que é fácil trabalhar em um mercado com baixíssima concorrência quando se é qualificado, não é mesmo? Conheça a história de Cristiane Oliveira que transformou seu sonho em profissão trabalhando com PLANOS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS.

Como deve ser feito um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para uma empresa de materiais de construção? Cristiane Lopes de Oliveira responde!

caminhos para o sucesso profissional, como agir para alcançar uma carreira de sucesso, sucesso na carreira frases, como alcançar o sucesso na vida, sucesso profissional definição, sucesso na carreira profissional frases, sucesso profissional redação, sucesso profissional conceito

Segredo revelado! Agora você pode saber como planejar sua carreira profissional no setor de resíduos sólidos. Vamos lá?

O que são resíduos sólidos?

Resíduos Sólidos são em geral, materiais descartados que podem ser reintroduzidos no sistema produtivo. Em muitos casos, este conceito começa com a decisão do usuário. No momento que ele decide se vai descartar um produto, acontece ou não a criação do resíduo.

Os países e blocos econômicos costumam definir resíduos às suas maneiras. Vejamos os exemplos da Comunidade Européia e o Brasil. Na Comunidade Européia, o conceito é definido pela DIRECTIVA 2008/98/CE conforme citado abaixo:

“Resíduos são quaisquer substâncias ou objectos de que o detentor se desfaz ou tem intenção ou obrigação de se desfazer”.

No Brasil, a definição do termo Resíduos Sólidos é definido pela PNRS em seu artigo 3° da seguinte forma:

“Material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade […] nos estados sólido ou semissólido, bem como gases”.

O que é o gerenciamento de resíduos sólidos?

Resumidamente, gerenciamento de resíduos é o ato de dar soluções para todo e qualquer problema causado pelo resíduos. Essas soluções podem ser de ordem metodológica ou tecnológica e precisam atender as exigências legais de cada país. Vejamos as definições dadas na Comunidade Européia e no Brasil.

DIRECTIVA 2008/98/CE Art. 3° – Gestão de resíduos: a recolha, o transporte, a valorização e a eliminação de resíduos. Também inclui a supervisão destas operações, a manutenção dos locais de eliminação e as medidas tomadas na qualidade de comerciante;

O Brasil difere Gestão Integrada de Gerenciamento de Resíduos como mostrado abaixo:

Lei 12.305/2010 Art. 3° – gestão integrada de resíduos sólidos: conjunto de ações voltadas para a busca de soluções para os resíduos sólidos. Deve considerar as dimensões política, econômica, ambiental, cultural e social, com controle social e sob a premissa do desenvolvimento sustentável;

Lei 12.305/2010 Art. 3° – Gerenciamento de Resíduos Sólidos: ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação e disposição final ambientalmente adequada.

O que é o manejo de resíduos sólidos?

O manejo de resíduos sólidos pode ser entendido como um conjunto de atividades relativas aos resíduos. Se levarmos ao pé da letra, não encontramos a palavra manejo na legislação européia. No Brasil ela é sempre encontrada junto aos serviços de limpeza urbana, como no exemplo abaixo:

Lei 12.305/2010 Art. 18.  A elaboração de plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos, nos termos previstos por esta Lei. É condição para o Distrito Federal e os Municípios terem acesso a recursos da União. Estes recursos, são destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos.

O que é o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos?

O gerenciamento de resíduos sólidos perante os órgãos públicos precisa ser comprovado para ter força jurídica. Através de um Plano de Gestão (Europa) ou Gerenciamento (Brasil) de resíduos, demonstra-se como pretende destinar seus resíduos gerados.

A Directiva 2006/12/CE, estabelece o enquadramento legal para o tratamento dos resíduos na Comunidade. Define conceitos-chave, como os de resíduo, valorização e eliminação, e estabelece os requisitos essenciais para a gestão de resíduos. Também nomeia a obrigação de um estabelecimento ou uma empresa que efetue operações de gestão de resíduos, estar licenciado ou registrado. No Brasil o gerenciamento é da mesma forma, exigido das empresas e instituições geradoras conforme definição na PNRS.

Como trabalhar com Gerenciamento de Resíduos Sólidos?

O profissional que trabalha com Gerenciamento de Resíduos Sólidos precisa conhecer  legislação ambiental específica e as tecnologias aplicadas. Além disso, precisa ter um bom “faro” para negócios sustentáveis. Todo e qualquer esforço nessa área tem se mostrado altamente lucrativo. Depois de algum tempo de experiência, você consegue solucionar qualquer problema ambiental de seus clientes. Já imaginou quantas empresas precisarão do seu serviço? Lembre-se disso todas as vezes que você ver uma rua suja com lixo, rios poluídos ou empresas pagando multas por problemas ambientais. Você conhece alguém que trabalha nessa área? Entenda como Cristiane L. Oliveira montou uma empresa para PLANOS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS em Brasília-DF.

Como elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Profissional para um empresa de comércio de material de construção? Veja neste exemplo real com Cristiane Lopes Oliveira

Share this:
Tags:

About gleysson

gleysson

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

  • LinkedIn
  • Email

2 Comments

Comments are closed.